sábado, 4 de fevereiro de 2012

O LIVRO 1984

1984


Título Original:
"1984" (1984)

Realização:
Michael Redford

Argumento:
Baseado no romance "1984" de George Orwell

Actores:
John Hurt - Winston
Suzanna Hamilton - Julia
Richard Burton - O'Brien


Que 1984 é um dos mais populares e aclamados livros de sempre é um facto de conhecimento geral. George Orwell criou uma obra que apesar de ter sido escrita nos anos 40, solidifica-se cada vez mais como uma metáfora do mundo actual. A ficção ultrapassou os limites do livro, e invadiu a realidade ao ponto de hoje em dia parecermos todos as personagens principais e secundárias que o conhecido livro nos apresenta.
Porém, o que pouca gente sabe é que esta obra-prima da literatura, tem também adaptações cinematográficas: uma a preto-e-branco de 1955; e outra (a cores) do ano de 1984 precisamente. E é desta ultima que vou falar.

Para quem desconhece o mais famoso dos romances de George Orwell, resumo que a acção ocorre em 1984, que o mundo está dividido em três super-estados: Oceânia, Eurásia e Lestásia, e que a guerra entre ambos é permanente.
No super-estado da Oceânia vivem as personagens Winston, Júlia, O’Brien e todos os demais que o livro nos apresenta. Contudo, não é uma vida dita normal: existe apenas um idioma totalitário chamado Novilíngua; a História e os direitos são alterados conforme o interesse do Estado; e como se não bastasse existem telas a vigiar os cidadãos onde quer que eles estejam. A opressão está por todo o lado, a mentira é a verdade e qualquer opinião oposta à do Partido significa a morte certa.
E quem é que governa este Partido? Alguém bem conhecido de todos nós: O Grande Irmão, ou por outras palavras, o Big Brother (O popular reality-show com o mesmo nome foi baseado na obra-prima de George Orwell)!
E é neste contexto assustador que Winston, funcionário do Ministério da Verdade da Oceânia, apaixona-se pela irreverência silenciosa da erótica Júlia e fascina-se pelo companheirismo que o enigmático O’Brien lhe transmite. Com a companhia de ambos, Winston acaba por revoltar-se contra a sociedade em que vive, mas rapidamente apercebe-se de que não deveria ter feito isso …

Feito o resumo do livro, é obvio que o filme enquanto adaptação é a imagem visual da história. Porém, o que é surpreendente no filme 1984 é que se trata de uma das melhores adaptações para cinema jamais feitas. E digo isto com toda a sinceridade!
O medo, a censura e a inexistente liberdade que caracterizam a obra de George Orwell flúem perfeitamente em cada cena do filme, respeitando todos os pormenores decadentes e depressivos que tornam este livro ímpar.
1984 é um filme inteligente e assustador ao mesmo tempo. Perfeito na sua essência de adaptação exemplar (algo raro de se ver no grande ecrã), transmite visualmente todos os sentimentos que o leitor sente quando lê esta obra de Orwell.

No elenco, John Hurt dá um ar soft ao protagonista Winston, mas consegue transparecer de uma forma peculiar o desejo de mudança que esta personagem ambiciona. Assim como Winston, John Hurt não demonstra os seus desejos e vontades através de gestos e atitudes, mas sim pela sua presença. É deste modo que Winston trava amizade com Júlia e O’Brien, e por seu lado é também assim que John Hurt comunica com o espectador.
Quanto as outras interpretações, o falecido Richard Burton triunfa magistralmente no papel do misterioso O’Brien, e Suzanna Hamilton supreende pela modo como se entrega verdadeiramente à personagem Júlia, irradiando aquela raiva oprimida contra o Grande Irmão, e transmitindo um desejo imenso de lutar e destruir todo aquele totalitarismo do Partido.
Tudo isto em magníficas interpretações onde os actores a olho nu são o cidadão estúpido e domesticado que o Grande Irmão tem sobre controlo, mas que por debaixo da pele explodem com os gritos surdos e a raiva anestesiada que as suas personagens tanto querem soltar.

Se nunca leu o livro, leia-o e veja o filme a seguir! Mas se já o leu uma vez e gostou (como eu), leia-o de novo, e alugue de imediato esta que é sem sombra de dúvida uma das melhores adaptações jamais feitas para cinema. Garanto que não se vai desiludir, mas sim maravilhar ainda mais a sua opinião relativamente à história criada por George Orwell sobre aquele futuro aterrador, que está a cada dia mais próximo de nós.


1984 – George Orwell
Um dos mais famosos livros do autor, talvez o melhor, pois Flores da Inglaterra também é muito bom, conta a história de Wiston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania e de como ele parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O’Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder. E também de como, no Quarto 101, o chamado “pior lugar do mundo”, todo homem tem os seus limites.
Vale a pena ver o filme também.
Vale lembrar também que “1984″ foi um grande influenciador para o programa que a maioria assiste na tevê (Big Brother Brasil), pois no próprio livro já fala, “O Grande Irmão tudo vê”.
A foto é do poster do filme, pois é mais interessante que a capa do livro!
Só, martelagem na minha cabeça não me deixa pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4