Teoria da conspiração
Uma teoria da conspiração é qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores maquiavélicos e poderosos,tais como uma "sociedade secreta" ou "governo sombra".As teorias da conspiração são muitas vezes vistas com ceticismo exagerado e por vezes ridicularizadas, uma vez que raramente são apoiadas por alguma evidência conclusiva, contrastando com a análise institucional, cujo foco é o comportamento coletivo das pessoas em instituições conhecidas do público, tal como é descrito em materiais acadêmicos e relatos dos média mainstream, de modo a explicar eventos históricos ou actuais, ao invés de associações secretas de indivíduos.Por este motivo, o termo é muitas vezes usado de forma depreciativa, na tentativa de caracterizar uma dada crença como bizarra e falsa, cujo apoiante é considerado um excêntrico, ou um grupo de lunáticos. Tal caracterização é muitas vezes objeto de disputa, por serem possivelmente injustas e inexatas .
No final do século XX e inícios do XXI, as teorias da conspiração tornaram-se um lugar comum nos meios de comunicação, o que contribuiu para o conspiracionismo emergente enquanto fenómeno cultural. Acreditar em teorias da conspiração tornou-se, assim, num tema de interesse para sociólogos, psicólogos e especialistas em folclore.
Se procura pelo filme do mesmo nome, veja Teoria da Conspiração (filme).
Sinopse do filme Teoria da Conspiração - suspense
o motorista de táxi jerry fletcher (mel gibson) acredita que o mundo em que vivemos está repleto de perigosas e assustadoras conspirações. sua vida é uma loucura completa, sempre está em estado de alerta...sempre pronto para o pior. o emprego como motorista é apenas uma fachada para seu verdadeiro trabalho: reunir informações sobre novas ameaças ao redor do mundo e reuni-las em um informativo chamado teoria da conspiração. ningúem nunca se importou com as idéias absurdas de jerry - até hoje. perseguido por inimigos desconhecidos, jerry sabe que finalmente desmascarou uma conspiração de verdade. só não sabe qual delas ! agora sua única chance de sobreviver é contar com a ajuda da advogada alice sutton (julia roberts), para descobrir qual a verdade que deve ser revelada ao mundo... antes que seja tarde demais!Sensacionalismo: informação que vende
Desde que a informação, a matéria-prima do jornalismo, passou a ser concebida como um produto e como tal priorizada para venda, o ato de informar seguiu um caminho perigoso e conflitante. A fidelidade aos fatos e à ética foi distorcida em nome de uma matéria espetacular para a apreciação e o consumo do maior número de receptores possível. Inseridas no contexto capitalista, as empresas de comunicação têm uma visão mercantilista da informação, que deve agregar a maior parte do público a que se destina para obter os melhores preços na vendagem do produto em si ou de sua publicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário