ACREDITE SE QUISER
Do blog ECOnsciênciaNum meio tão sujo e degenerado como é o ambiente dos bancos e instituições financeiras que levaram o mundo ao limite do caos econômico é possível que haja uma lufada, por menor que seja, de ética e honestidade que nos faça oxigenar a esperança no futuro?
Pode ser que sim. Nos seus folhetos publicitários, o Banco Triodos faz questão de informar aos seus potenciais clientes: “Não estamos cotados em bolsa. Não especulamos com o seu dinheiro e a prática de bônus milionários não faz parte da nossa filosofia.”
O principal setor de atividade deste banco é o crédito a projetos de inovação no domínio ambiental como a agricultura e comércio de produtos biológicos, as energias renováveis e — o mais incrível! — o apoio ao comércio justo.
Acha pouco? O Triodos também despeja dinheiro em iniciativas de arquitetura para regeneração urbana (ex: complexo Tour & Taxis, Bruxelas), na construção de edifícios energeticamente sustentáveis e no investimento em empresas inéditas, como a escola de condução econômica Key Driving.
Parece a instituição bancária dos sonhos.
Mas não fica por aí. Para além do domínio ambiental este banco aposta também em investimentos de matiz ético-social, como o microcrédito, fundações que combatem a exclusão social, um projeto de distribuição de instrumentos musicais em segunda mão na Palestina e documentários cinematográficos dedicados a causas ambientalistas e sociais.
Este banco holandês classificado como “banco ético” entrou em atividade em 1980, o que demonstra que a especulação e a ganância não são condições necessárias para se construir um negócio bancário rentável.
O Triodos ainda não está presente em todo o mundo. Possui agências apenas na Holanda, Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Espanha.
No entanto, se isto não significa sonhar alto demais, espera-se que o exemplo deste banco contagie outras instituições bancárias, sobretudo quando se constata que já atingiu os 355 mil clientes e que os seus lucros relativos a 2011 são cerca de 51% acima dos lucros de 2010.
Que o Triodos descubra logo a força do nosso mercado interno e abra uma primeira portinha que seja por aqui.
Leia mais em: http://www.materiaincognita.com.br/triodos-e-o-primeiro-banco-etico-e-ambientalista-do-mundo/#ixzz1ortc8JSg
Nenhum comentário:
Postar um comentário