domingo, 21 de outubro de 2012

O QUE JESUS QUIS DIZER BEBER MEU SANGUE E COMER MINHA CARNE?

Isto é o meu corpo... Isto é a minha carne... isto é páscoa!


Sabe, eu tenho pensado nas palavras de Jesus quanto a famosa Santa Ceia. Hoje quando participamos desse ritual religioso (pois foi isso o que se tornou essa maravilhosa ordenança do Mestre), tendemos a ignorar o seu significado real e 'espiritual'.
Mas o que de fato significa “comer de Minha carne” e “ beber de Meu sangue”?
De forma ainda bem rasa e superficial, penso que comer de minha carne é uma decisão de se apropriar do Jesus que se despedaçou por nós. Um Jesus que foi ao extremo de sofrer antes mesmo da cruz, através de chicotes, de agressões, de humilhações em seu corpo e principalmente da compaixão pelos desamparados dessa era.
Quando uma pessoa participa da santa ceia, quando esta se achega a mesa do Senhor Jesus para participar do pão, ela precisa pensar e valorizar este sacrifício da nova aliança o novo testamento, nessa entrega, e louvar a Deus por que foi por nós que O Mestre sofreu se deu, chorou, morreu.
Comer da carne significa receber e aceitar que tudo o que Jesus sofreu por mim foi suficiente para me unir a ele. Quando como da carne (corpo) do mestre, estou declarando que sou parte disso, que recebo tal oferta, que me conformo com Cristo em suas dores, e agonias ainda nessa vida.
Por isso acho complicado que incentivemos ou proibamos pessoas de tomar decisões com repeito a Ceia ritualística em nossos encontros. O máximo que podemos dizer é o que disse o apóstolo Paulo, cada um se examine a si mesmo e coma deste pão.
Assim serve para o “beber de meu sangue”. Quando tomamos do cálice do Mestre, estamos fazendo um pacto, uma aliança com esta morte. Estamos declarando que não apenas aceitamos a sua morte por nós, e sim que essa morte é nossa também. Por isso está escrito: “aquele que morreu com Cristo, ressuscita com Ele”. Aceitamos Sua cruz, Seu opróbrio, Sua entrega total a Deus em prol da humanidade.
Comer, mastigar engolir, isso tudo é uma decisão consciente e revela ações interligadas. Ao colocar algo na boca podemos cuspir de imediato se não gostamos do sabor. E tenho certeza que você já fez isso com uma fruta estragada, ou com algo amargo ou apimentado. E quando tratamos da carne do mestre, talvez não tenhamos dificuldades em comer aquele mísero pedaço de pão oferecido em nossos encontros.
Mas quando provamos das dores de pessoas e logo ignoramos isso, ou evitamos o nosso próximo, dentre outras coisas, estamos evitando e negando todo o compromisso que fizemos com o mestre naquele ritualzinho mixuruca que superestimamos e santificamos ao invés de valorizar a vida, o amor ao próximo, o se entregar de corpo e alma pela causa.
Será que você acredita mesmo que basta comer aquele pedacinho de pão seja suficiente para se tornar um com o Mestre? Meu caro, você precisa entender que comer da carne, beber de seu sangue vai muito além disso, pois ter os seu corpo em pedaços não é tão confortável assim.
Comer da carne de Jesus tem haver com se identificar com a carne sofrida das crianças de rua violentadas. Comer da carne de Jesus tem haver com oferecer o seu rosto para que a mulher violentada seja preservada. Comer da carne de Jesus é se colocar entre as chibatadas da ganância dos políticos corruptos e as pessoas desamparadas que sofrem. Quem come da carne do Mestre não se desvia das cusparadas dadas pela mídia que despeja seu lixo violento, pornográfico e imoral em cima de crianças desamparadas por pais ocupados demais em sobreviver. Comer da carne e sofrer por causa da injustiça, da indiferença, do ódio.
Será que você acreditava que comer de sua Carne era apenas saborear aquele pãozinho servido na igreja? A carne não é tão saborosa assim. Lembre-se que os pães asmos eram amargos.
Este fim de semana, comemoramos a páscoa do nosso Salvador, e creio que a melhor maneira de celebrar isso, é se identificando com o Mestre em sua dor e angústia, é se levantar e agir, e comer com quem não tem comida, é vestir quem não tem roupa, é sofrer com os que sofrem, é sentir-se preso com os encarcerados, quer seja nos presídios e casas e custódias, ou os aprisionados pelos vícios, pelos engodos dessa vida, é chorar com os que choram. É deixar o corpo de Jesus ser revelado ah quem esta em pedaços pelo motivo que seja.
Beba do cálice do mestre sofredor com as lágrimas da mãe que perdeu seu ente querido, com a menina que chora a violência sofrida, com o sangue derramado inocentemente daquele menino que infelizmente estava no lugar errado na hora errada.
Chocolates, bombons, são bons, mas não suficiente, e nem real, existe uma páscoa que Jesus nos convoca a celebrar, e a comê-La ou bebê-la em memória dEle.
Coma de sua carne e deixe ser comido, absorvido pelas pessoas em suas necessidades e angústias. Manifeste o sangue de Jesus e não apenas clame contra a proteção do seu pecado ou dos demônios, mas vá a casa de alguém, ou ao seu encontro e pinte os umbrais dessa casa ou do coração desta pessoa com a sua entrega  e culto a Deus.
A Páscoa que o cristão celebra, a ceia que comemos, deveria ser mais parecida com o Mestre vivo e não com um ritual morto, destituído de vida e poder, sem sentido e egoísta.
voltemos ao primeiro amor.

Tiago 1:26
 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.

Tiago 1:27
 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
 

 

Um comentário:

  1. A Torá condena sacrifícios humanos e também beber ou comer sangue.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4