quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MOTIVOS PARA FAZER CULTO DOMÉSTICO

Motivações para o Culto Doméstico

Todo pai e mãe tementes a Deus deveriam implantar e manter o culto doméstico em seus lares pelas seguintes razões:

    O bem-estar eterno dos nossos queridos. Deus faz uso de meios para salvar as almas. O que Ele utiliza mais normalmente é a pregação da Sua Palavra, mas pode usar também o culto doméstico. Assim como existe uma relação entre a pregação e a salvação de almas no meio da congregação, há também uma relação entre o culto doméstico e a salvação de almas.

    Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Essa regra tem se confirmado ao longo dos séculos. De modo semelhante o Salmo 78.5-7 também diz: "Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem [i.e. os louvores do Senhor e as Sua maravilhosas obras] a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes". Nós não conhecemos a vontade secreta de Deus, mas sabemos que o próprio Deus prende-se a esses meios. Somos convocados a laborar na esperança de que os nossos filhos não se esqueçam das obras de Deus. Contrariamente, se deixarmos os nossos filhos entregues a si mesmos, a Escritura diz que eles trarão vergonha sobre nós. Pensar que os filhos passarão a Eternidade no inferno deve ser terrivelmente avassalador para todo e qualquer pai temente a Deus.

    Imagine também enfrentarmos a Eternidade tendo que confessar que não lutamos com seriedade pelas almas dos nossos filhos. Seria uma terrível confissão admitir: "Li a Bíblia para os nossos filhos, mas jamais lhes falei sobre ela; orei, mas nunca orei fervorosamente pelas suas almas!". Spurgeon lembrava-se claramente da sua mãe que em lágrimas orava por ele, mais ou menos assim: "Senhor, Tu sabes que se essas orações não forem respondidas com a conversão de Charles, elas mesmas testemunharão contra ele no dia do juízo". Spurgeon escreveu: "o pensamento de que as orações da minha mãe serviriam de testemunho contra mim no dia do juízo aterrorizava meu coração". Senhores pais, usem de todos os meios para arrebatarem a seus filhos — como a tições — do fogo. Orem com eles, ensinem-lhes, cantem com eles, chorem por eles, admoestem-nos, roguem em favor deles com base no batismo. Lembrem-se que a cada culto doméstico vocês os trazem à presença do Altíssimo. Busque pela graça de trazer à sua família as bênçãos do Deus Onipotente.

    A satisfação de uma boa consciência. Disse Ryle: "Conjuro-vos, ó pais, a que se esforcem até ao fim para ensinarem a vossos filhos no caminho em que devem andar. Conjuro-vos não apenas por causa das almas deles; eu vos conjuro por causa da vossa própria consolação e paz futuras. A vossa própria felicidade depende verdadeira e grandemente disso. Os filhos são a causa das lágrimas mais tristes que um homem jamais derramou".Tais tristezas já são pesadas demais quando os pais cumprem o seu dever de maneira fiel mas que ainda têm um filho ou filha pródigos, mas quem pode suportar a reprovação de uma consciência atormentada a nos condenar porque jamais os criamos no temor do Senhor? Quão vergonhoso é o fracasso de não ter levado a sério os votos de criá-los nas nossas doutrinas confessionais, quando apresentamos nossos filhos para o batismo. Muito melhor seria podermos dizer: "Filho, nos lhes ensinamos a Palavra de Deus; nós pelejamos pela sua alma; nós vivemos diante de você como exemplo de temor a Deus. Você não viu em nós piedade sem pecado, mas, fé não fingida. Você sabe que buscamos em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça. A sua consciência lhe servirá de testemunho de que Cristo é o centro desse lar. Nós cantávamos juntos, orávamos juntos e conversávamos juntos. Se você se desviar dessa luz e desses privilégios e insistir em seguir o seu próprio caminho, nós só poderemos orar para que todo o seu estudo da Bíblia, oração e cântico não se levante contra você no dia do juízo e, para que você retorne à consciência antes que seja tarde".

    É como disse Ryle: "Feliz é o homem que, à semelhança de Robert Bolton, pode dizer a seus filhos no leito da sua morte: ‘eu creio que nenhum de vocês ousará reunir-se comigo no tribunal de Cristo no estado não-regenerado’". Temos que viver e conduzir o culto doméstico de tal modo que os nossos filhos não tenham condição de dizer: "fui amarrado pelas mãos e pelos pés e lançado fora na escuridão eterna por causa do cuidado desleixado de vocês como pais, por causa da hipocrisia de vocês, do descaso de vocês pelas coisas de Deus. Pai, mãe, porque é que vocês não foram fiéis a mim?".

    Auxilia a criação dos filhos. O culto doméstico ajuda a promover a harmonia em tempos de aflição, doença e morte. Proporciona um maior conhecimento das Escrituras e crescimento na piedade individual, tanto a vocês quanto a seus filhos. Ele fomenta a sabedoria de como enfrentar a vida, a abertura para falar de questões relevantes e o relacionamento mais estreito entre pais e filhos. Os fortes laços estabelecidos no culto doméstico em seus anos iniciais podem ser de grande ajuda para os adolescentes nos anos por vir. Esses adolescentes podem ser poupados de muitos pecados ao se recordarem das orações em família. Em momentos de tentação é possível que digam: "como poderia ofender a um pai que luta diariamente com Deus em meu favor?". J. W. Alexander advertiu: "Basta que seu filho entre na adolescência para que descubra que todos os seus cordões são como a teia da aranha, a não ser que tenha conservado a sua influência sobre eles pelo vínculo crescente e diário da religião familiar. Olhe ao seu redor entre as famílias que professam a fé em Cristo e veja a diferença entre os que adoram e os que não adoram a Deus. Por isso, como você ama a sua descendência e tem o dever de livrá-los da rebelião de Hofni e Finéias, estabeleça o culto a Deus em sua casa".
    A brevidade do tempo."Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa" (Tiago 4:14). A instrução diária se estende apenas por uns meros vinte anos ou menos, e mesmo esses anos não são garantidos. Devemos conduzir o culto doméstico conscientes do quão breve é a vida, em termos de uma Eternidade que não tem fim. Os filhos perceberão esta realidade se o culto doméstico for realizado com profunda sinceridade, amor, calor e coerência.
    Amor a Deus e à Sua igreja. Pais piedosos desejam glorificar a Deus e servir à Sua igreja. Eles querem dar à igreja filhos e filhas vigorosos e corajosos. Orem para que os seus filhos sejam colunas na igreja. Bemaventurados são os pais que podem ver um dia, entre a multidão de adoradores, os seus próprios filhos e filhas. O culto doméstico é a fundação de um futuro assim.

Como chefes de família somos responsáveis pelo crescimento espiritual das nossas famílias. Temos que fazer tudo o que pudermos para estabelecer e manter o culto doméstico em nossos lares.

Recebemos exemplos bíblicos do culto doméstico e não haveríamos de os seguir? Deus colocou em nossos lares as almas de criaturas feitas à Sua imagem, e nós não haveremos de fazer tudo de que somos capazes para ver os nossos filhos se curvarem em adoração diante de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo? Não haveríamos de lutar para promover a piedade centrada em Cristo em nossa casa, coisa que o culto doméstico é tão bem apropriado para promover? Haveríamos de brincar com a nutrição espiritual, sim, com a vida eterna dos membros da nossa própria família?

O culto doméstico regular fará das nossas casas um lugar mais abençoado para viver. Ele as tornará mais harmoniosas, mais santas. Ele as auxiliará a honrarem a Deus. Conforme diz I Samuel 2:30: "aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos". O culto doméstico nos dará paz. Ele construirá a igreja. Assim, devemos dizer como Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR". Usaremos a Palavra para ensinar a nossos filhos; clamaremos diariamente pelo Seu nome; cantaremos em Seu louvor com humildade e alegria.

Se os seus filhos já forem crescidos e não estiverem mais em casa, ainda assim não é tarde demais para se fazer o seguinte:

    Ore por eles. Ore para que Deus desentorte o torcido e que do mal proceda o bem;
    Confesse o seu pecado a Deus e a seus filhos. Dê-lhes literatura edificante no culto doméstico;
    Converse e ore com os seus netos. Faça por eles o que não fez pelos seus filhos;
    Comece o culto doméstico com a sua esposa. Siga o conselho de James W. Alexander: "Fuja imediatamente, com a sua casa, para o trono da graça".
    Não se deixe desencorajar e desistir do culto doméstico, não importa o que acontecer. Comece tudo de novo. Siga adiante. Seja realista. Não espere perfeição de seus esforços nem das respostas de seus filhos. Toda a sua perfeição está no seu grandioso Sumo Sacerdote, que intercede por vocês e que prometeu ser gracioso para com os crentes e a descendência deles.
    Suplique ao Senhor para que abençoe os seus débeis esforços e que salve os seus filhos e os seus netos. Suplique-Lhe para que os tenha em Seus braços por toda a eternidade. Que Deus possa lhe conceder a assistência do Seu Espírito, para o bem das almas e por causa do Seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4