sábado, 20 de outubro de 2012

O PECADO QUE COMEÇOU NO CÉU FOI:REBELDIA E DESOBEDIENCIA



05 QUALIDADES DOS REBELDES

Salmos 52.1-5 -
1 Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? pois a bondade de Deus subsiste em todo o tempo.
2 A tua língua maquina planos de destruição, como uma navalha afiada, ó tu que usas de dolo.
3 Tu amas antes o mal do que o bem, e o mentir do que o falar a verdade.
4 Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta.
5 Também Deus te esmagará para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes.
Introdução:

Algumas diferenças entre Rebeldia e Desobediência

1. A desobediência, às vezes, pode ser praticada na “melhor das intenções”, ou até mesmo acreditando não ter problema; A rebeldia é praticada com uma intenção ruim, que geralmente é provocar seu superior;
2. O desobediente geralmente é influenciado; O rebelde influencia;

3. O desobediente pode não saber as consequências do que ele está fazendo; O rebelde sabe as consequências, mas faz assim mesmo;

4. O desobediente geralmente peca escondido, para não ser repreendido; O rebelde peca em público, porque quer provocar seu superior;

5. Nem todo desobediente é um rebelde ainda, mas pode se tornar um se não mudar; Todo rebelde é um desobediente piorado, pois tem consciência dos seus atos e não quer mudança.

1. O rebelde maquina planos de destruição (v. 2)


O rebelde é uma ameaça para uma equipe. Nada de bom sai do seu coração e de sua mente. Jesus disse que o bom homem tira do seu bom tesouro coisas boas, mas o mau tira do seu mau tesouro coisas más (Mateus 12.35, Lucas 6.45). Logo, do seu mau coração virá planos maus.

Planos maus do rebelde:
• Criticar o líder para os outros da equipe que não são tão próximos ao líder;
• Influenciar estes a acreditar que ele seria melhor líder;
• Influenciar estes a pensar, falar e agir como ele;
• Sabotar todos os planos do líder e desonrá-lo publicamente;
• Dividir a equipe, jogando os seus influenciados contra o líder e os leais ao líder.

Exemplos:
• Corá, Datã e Abirão x Moisés (Números 16)
• Absalão x Davi (2 Samuel 15-18)
• Lúcifer x Deus (Isaías 14.12-21; Ezequiel 28.1-19)
• 120 sápatras x Daniel (Daniel 6)
• Diótrefes x João (3 João 9-10)

2. O rebelde se gloria do que faz (v. 1)

(Veja 2 Samuel 15 – Absalão x Davi)

O rebelde se gloria do que faz. Ele não faz nada disso escondido, pois quer que todos vejam as suas obras e o aprovem (2 Samuel 15.2)

O rebelde acha que tomar o lugar do líder é um favor para a equipe, porque sempre acha que faria melhor do que o seu líder (2 Samuel 15.3-6)

Ele ama ser aprovado no que faz, pois assim se fortalecerá em influência (2 Samuel 15.6)

Ele ama influenciar os outros, pois quanto mais seguidores para sua causa, melhor (2 Samuel 15.11)

Ele ama ter seguidores, pois estará mais forte e em maior número contra seu líder (2 Samuel 15.12)

Textos do ponto 2 -
2 E levantando-se Absalão cedo, parava ao lado do caminho da porta; e quando algum homem tinha uma demanda para, vir ao rei a juízo, Absalão o chamava a si e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De tal tribo de Israel é teu servo;
3 Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e reta, porém não há da parte do rei quem te ouça.
4 Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser constituído juiz na terra! para que viesse ter comigo todo homem que tivesse demanda ou questão, e eu lhe faria justiça.
5 Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para lhe fazer reverência, ele estendia a mão e, pegando nele o beijava.
6 Assim fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; desse modo Absalão furtava o coração dos homens de Israel.
11 E de Jerusalém foram com Absalão duzentos homens que tinham sido convidados; mas iam na sua simplicidade, pois nada sabiam daquele desígnio.
12 Também Absalão, enquanto oferecia os seus sacrifícios, mandou vir da cidade de Siló, Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi. E a conspiração tornava-se poderosa, crescendo cada vez mais o número do povo que estava com Absalão.
(2 Samuel 15.2-6, 11-12)

3. O rebelde ama o mal, e não quer mudar (v. 3)


O rebelde faz isso porque quer liderar sem ser liderado; quer mandar, sem ser mandado; quer mudar tudo em sua equipe, mas não quer mudar seu modo de agir.

Não existe ninguém que tenha mérito para ser líder sem ser liderado antes. Até Jesus foi submisso em tudo para ser exemplo nosso.

Ele pensa em si mesmo, em mais ninguém. O líder que não satisfaz seus desejos é alvo de rebelião (Salmos 78.17-18). Ele é ingrato, querendo sempre mais, não se lembra do que já foi feito por ele (Salmos 78.40-42). Tem o espírito da sanguessuga, sempre pedindo mais para si, e nunca fazendo nada pelos outros (Provérbios 30.15).

O rebelde é aquele que cobra mudança do seu líder, sem aceitar mudar. Ele quer que a equipe e o líder se adaptem aos desejos dele, ao invés dele se adaptar à visão da equipe. Quando o seu desejo não ocorre, começa a rebelião. Se os seus planos malignos se frustram, ele migra de equipe, mas não muda de atitude, nunca.

Textos do ponto 3 -
"Todavia ainda prosseguiram em pecar contra ele, rebelando-se contra o Altíssimo no deserto. E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo comida segundo o seu apetite." (Salmos 78.17-18)

"Quantas vezes se rebelaram contra ele no deserto, e o ofenderam no ermo! Voltaram atrás, e tentaram a Deus; e provocaram o Santo de Israel. Não se lembraram do seu poder, nem do dia em que os remiu do adversário"
(Salmos 78.40-42)

"A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá." (Provérbios 30.15a)

4. O rebelde ama todas as palavras devoradoras (v. 4)


Palavras não são vegetarianas, são carnívoras. Elas, quando ditas por uma boca maligna, devoram o coração do alvo. O rebelde ama todos os tipos de palavras devoradoras, as quais ele direciona ao seu líder e aos que são leais ao líder, aos quais ele jamais conseguirá influenciar. Todo aquele que não se deixa ser influenciado pelo rebelde será alvo de palavras devoradoras. O líder que não tiver equipado com a couraça da justiça terá seu coração devorado pelas palavras do rebelde.

E quais são os tipos de palavras devoradoras?

• Escarnecimento
Escarnecimento é zombaria. Nenhum líder suporta um escarnecedor, e, aliás, só eles mesmos se suportam.
"Se fores sábio, para ti mesmo o serás; e, se fores escarnecedor, tu só o suportarás." (Provérbios 9.12)

• Injúria
Injúria são ofensas, insultos. Todo rebelde insulta a pessoa do líder, suas ações, seus projetos, sua visão e/ou suas metas (Salmos 78.40).
"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa." (Mateus 5.11)

• Murmuração
A murmuração é uma reclamação que põe em xeque a capacidade do líder em fazer algo. Geralmente a murmuração é uma pergunta, com o objetivo de pôr dúvida no coração de quem ouve. Toda murmuração é uma provocação, e geralmente o murmurador faz a sua reclamação diretamente no líder (Êxodo 16.2).
"E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?" (Êxodo 15.24)

• Crítica
Toda crítica geralmente vem acompanhada de um tom de desprezo. A crítica nada mais é do que uma reclamação acompanhada de desprezo e inveja. O rebelde sempre encontrará algo no líder ou nos leais algo que ele despreze, pois nem faz e nem consegue fazer, e com certeza ele conversará sobre isso com outros.
"E vendo-lhes a fé, disse ele: Homem, são-te perdoados os teus pecados. Então os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que profere blasfêmias? Quem é este que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?" (Lucas 5.20-21)

• Falso Testemunho
O rebelde, quando vê que não tem nada do que acusar o líder, forja mentiras contra ele. As mais comuns são aumentar ou alterar coisas que porventura ele tenha dito; conversar sobre coisas que o ele possa ter feito ou falado, mas sempre usando frases de dupla interpretação; ou mentir escancaradamente, criando coisas que realmente nunca ocorreram e passar a afirmar isso para todos.
"A testemunha verdadeira livra as almas; mas o que fala mentiras é traidor." (Provérbios 14.25)

"Ora, os principais sacerdotes e todo o sinédrio buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem entregá-lo à morte" (Mateus 26.59)

5. O julgamento do rebelde é habitar no deserto (v. 5)

"Deus faz que o solitário viva em família; liberta os presos e os faz prosperar; mas os rebeldes habitam em terra árida." (Salmos 68.6)

A rebeldia é um grande problema com o qual o líder deve lidar. O rebelde geralmente não quer mudança. Um solitário pode mudar seu modo de se relacionar e viver em família, um preso pode ser liberto e deixar de viver fraudulentamente, prosperando com justiça. E o rebelde, só ele mesmo pode decidir se quer mudar ou viver no deserto.

Em Salmos 52.5 Deus diz que arrancará pessoas assim de suas habitações. Todo rebelde na Bíblia teve a morte como destino. Os que se levantaram contra Moisés, morreram no deserto. Absalão perdeu a guerra contra Davi. Lúcifer foi expulso do Céu e condenado à morte eterna. Judas Iscariotes se matou.

Como lidar com um rebelde na equipe?


A Bíblia diz que a melhor saída para lidar com pessoas assim é expulsão:
"Lança fora ao escarnecedor, e a contenda se irá; cessarão a rixa e a injúria." (Provérbios 22.10)

"Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado." (Tito 3.10-11)

Isso porque um rebelde contamina outros. Se um rebelde não for removido da equipe, o líder o será. O rebelde odeia o líder, odeia a repreensão, não aceita ser subordinado, ama desonrar o líder (Provérbios 9.7, 8; 15.12).
"O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha. Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á." (Provérbios 9.7-8)

"O escarnecedor não gosta daquele que o repreende; não irá ter com os sábios." (Provérbios 15.12)

Longe de pessoas assim, o líder se vê longe de problemas de contenda, rixa e injúria. Perto de pessoas assim, o líder se vê com um grande problema. Paulo adverte a repreender apenas duas vezes. Se não houve mudança, deixa-o no deserto. Está pecando conscientemente, e quer viver assim.

Não adianta levar pra Canaã quem quer ficar no Egito. Só aumenta seu deserto. Canaã é lugar de gente que quer sair do Egito e que quer que o Egito saia dele. Moisés tirou o povo do Egito, mas o povo não deixou Moisés tirar o Egito deles, apenas Josué e Calebe deixaram, e foram exatamente os que não se rebelaram nenhuma vez.

Ninguém entra em Canaã sem o líder. Rebelde que tenta entrar em Canaã sem o líder é prostrado no deserto. Só entra em Canaã acompanhado de um líder.

Rebelde deve ser deixado no deserto. Não podemos ter dó de rebelde. No lugar de todo Saul Deus coloca um Davi íntegro, e no lugar de todo Judas Iscariotes Deus coloca um Matias fiel (1 Samuel 16.1; Atos 1.21-26). Creia nisto e viva em paz, sem escarnecimento, contenda, rixa e injúria sobre você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4