domingo, 22 de janeiro de 2012

RAIO LASER E SUA UTILIZACAO

Ampliar Imagem Anterior Próxima

O Raio Laser

 
Raio Laser
O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. Laser é uma palavra que é formada a partir das palavras light amplification by stimulated emission of radiation, que juntas significam “amplificação da luz por emissão estimulada por radiação”. O laser possui características especiais como, por exemplo, ela ser monocromática, coerente e colimada, além de ter larga aplicação tecnológica e científica que vem se expandindo cada dia mais.

A luz do laser além de ser monocromática, ou seja, constituída por radiações de uma única freqüência, é muito potente em razão da grande concentração de energia em pequenas áreas (pequenos feixes). O feixe de laser é muito potente, podendo ter brilho superior ao da luz emitida por uma lâmpada.

O físico Albert Einstein, no ano de 1916, lançou as bases para a criação do laser a partir das teorias de Max Plank. No entanto essas bases ficaram esquecidas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi em 1953, trinta e sete anos depois, que cientistas conseguiram produzir o primeiro laser, ou melhor dizendo, um dispositivo bastante similar a um laser, pois ele não tinha a capacidade de omitir ondas de forma contínua. Apesar de não ter sido o criador do laser, A. Einstein leva o crédito por ter sido o cientista que descobriu o efeito físico existente por detrás do funcionamento do laser, a emissão estimulada, essa que é a condição necessária para se ter o equilíbrio térmico da radiação com a matéria.

Em razão de suas características, o laser hoje é muito aplicado como, por exemplo, nas cirurgias médicas, em pesquisas científicas, na holografia, nos leitores de CD e DVD como também no laser pointer utilizado para apresentação de slides. Na indústria o laser de dióxido de carbono tem sido muito utilizado, pois possibilita um processo rápido de corte e solda de materiais. As aplicações do raio lazer são inúmeras e tem se tornado cada vez mais diversificado, de forma que relacionar todas elas fica impossível.
Por Marco Aurélio da Silva Santos
50 anos de laser
O laser já fez 50 anos desde que foi inventado e utilizado pela primeira vez e revolucionou a ciência e a tecnologia, abrindo muitas portas. Confira na galeria as várias aplicações para o laser.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

O primeiro laser

Será que Theodore Maiman imaginava há 50 anos atrás que o laser teria tantas aplicações úteis quando o inventou?Ampliar Imagem Laser díodo
É o tipo de laser mais utilizado hoje. Consiste na transmissão de dados, leitura de discos, apontadores, scanners e impressoras.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Leitores de discos

O laser também está presente na leitura de discos, como CDs e DVDs.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Leitor de código de barras

Os leitores de códigos de barras usam um fotodiodo para medir a luz que é refletida de volta do código de barras.
Anterior Próxima

Impressoras a laser

As impressoras matriciais e a jato de tinta não eram tão eficientes e rápidas como a laser.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Funcionamento das impressoras a laser

Primeiramente o laser é encarregado de descarregar partes do cilindro para que o conteúdo a ser impresso fique desenhado. A impressora então puxa o papel carregado negativamente para baixo do cilindro que aplica a tinta para o papel.
Ampliar Imagem 

Corte industrial

O laser é usado muito em cortes industriais de alta precisão.
Ampliar Imagem 

Gravação

A gravação de formas e escritos a laser é muito utilizada em peças sensíveis (como placas de computador) e que requerem alta precisão.
Ampliar Imagem 

Scanner 3D

O escaneamento de objetos em três dimensões é possível com o laser por uma técnica chamada de triangulação.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Fibra ótica

A transmissão de dados por fibra ótica utiliza diodos laser.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Investigações criminais

Investigações da cena do crime podem ser feitas com o escaneamento a laser.
Ampliar Imagem

Pinças de alta precisão

Já parou para pensar como são estudados sistemas biológicos microscópicos? Com uma espécie de pinça a laser, é possível movimentar e rotacionar células microscópicas.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Cirurgias plásticas

Técnicas com laser são altamente utilizadas para cirurgias plásticas, geralmente para cicatrização rápida e eficaz.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Correção da visão

Uma das várias aplicações medicinais do laser é a correção da visão. A cirurgia também é chamada de LASIK e ameniza significativamente a miopia, hipermetropia e o astigmatismo.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Depilação a laser

A depilação a laser é amplamente utilizada hoje, pois é de longa duração e, em alguns casos, permanente.Ampliar Imagem Anterior Próxima

Branqueamento dental

Há técnicas de branqueamento altamente eficazes e velozes com o uso de lasers específicos.Ampliar Imagem Anterior Próxima

Remoção de marcas

Com equipamentos de alta tecnologia, é possível remover marcas e cicatrizes da pele, fazendo uma reconstrução.
Ampliar Imagem Anterior Próxima

Remoção de tatuagem

Apesar de muitos pensarem que tatuagem é uma marca permanente, um procedimento com laser é capaz de remover. Os resultados costumam ser ótimos.Ampliar Imagem

Festas e concertos

O laser dá o clima e cria uma decoração fantástica em festas, shows e até concertos de música clássica.
Ampliar Imagem

Caneta laser

A caneta laser acabou por ser muito útil em apresentações, funcionando como uma forma de indicar algo que está sendo projetado, por exemplo. Entretanto, também se tornou um "brinquedo" perigoso e foi proibido em muitos lugares.

Caneta laser

Algumas canetas laser com mais potência conseguem maior alcance e trazem cores variadas. 

Rastreamento

O laser também é capaz de mostrar a distância e a posição de elementos para os mais diversos equipamentos. Os militares, por exemplo, utilizam para um tiro perfeito.Ampliar Imagem

Segurança reforçada

Um dos métodos de segurança mais eficazes é o uso de sensores a partir de lasers.
Ampliar Imagem

Laser TV

Qualidade de imagem e o dobro de cores são apenas algumas das várias vantagens da nova geração de TVs a laser. A Mitsubishi é uma das primeiras a dar as caras.Ampliar Imagem

Futuros projetos O laser é uma das maiores descobertas do século XX e continua sendo amplamente estudado. Será que em breve veremos armas a laser e cirurgias complexas com cicatrização imediata?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4