Bispo Macedo diz que bebe cerveja e a culpa é do Zé Pilintra!
Circula na internet um vídeo que, se for verdadeiro, confirmaria a hipotese propalada no twitter e outras redes sociais, de que Edir Macedo, líder absoluto da grande multinacional religiosa chamada Igreja (sic) Universal do Reino de Deus, teria confessado durante uma de suas recentes pregações, que bebe cerveja e vinho sempre que tem vontade. Não vou entrar no mérito do consumo moderado de bebidas alcoólicas por cristãos, para não correr o risco de desencadear uma guerra de opiniões na blogosfera cristã. A piada pronta aqui é que a “Seita Universal” alega com muito orgulho ter “libertado” milhares de pessoas do terrível vício do álcool, vicio este que seria trazido por uma entidade invocada na Umbanda e no Candomblé chamada de “Zé Pilintra”. Veja o que diz o seu best-seller “Orixás, Caboclos e Guias: Santos ou Demônios”:
“Já oramos muitas vezes por pessoas viciadas em tóxicos, bebidas alcoólicas, cigarro ou jogo, e na maioria dos casos, o responsável por tudo é o exu chamado “zé pelintra” ou “malandrinho” ou outro dessa casta” (MACEDO, Edir. Op.Cit.)Tenho que confessar que depois das teologias de prosperidade, essa demonologia maluca é o que mais me causa pavor na doutrina neopentecostal. Sempre tive bronca disso: “O cara enche os cornos de cachaça, e a culpa é do Zé Pilintra!”. Não duvido da influencia do maligno neste mundo, mas esta doutrina, tal como ensinada pela IURD, acaba por responsabilizar os demônios pelas açoes humanas. “A culpa é do encoxto”, dizem por lá.
Mas vamos deixar de lado o “Zé Pilintra” e falar um pouco do outro malandro, este sim, uma “entidade” poderosa do mundo das trevas! Se a gravação que circula na internet for verdadeira e o bispo estiver, de fato, entornando os canecos, de quem é a culpa dessa vez? Dele ou do Zé Pilintra? E se o tal “Zé” tiver mesmo “encoxtado” nele, será que tem macho suficiente na IURD para exorcisar o patrão?
Que dizem as Escrituras sobre o álcool, vinho e licor? A Bíblia diz em Provérbios 20:1 “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.”
Por que que as bebidas álcoolicas são perigrosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”
Por que que reis e governantes não deveriam beber bebidas álcoolicas? A Bíblia diz em Provérbios 31:4-5 “Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.”
Com que outros pecados está a embriaguez classificada? A Bíblia diz em Gálatas 5:19-21 “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, … a idolatria, a feitiçaria, … as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”
Quais são os resultados dos que se entregam a excessos de comida e bebida? A Bíblia diz em Provérbios 23:20-21 “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.”
Como afetam as bebidas álcoolicas áqueles que as tomam? A Bíblia diz em Provérbios 23:29-35 “Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E diràs: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.”
O suco de uva puro é uma benção para o homem. A Bíblia diz em Isaías 65:8 “Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção nele; …”
Nenhum comentário:
Postar um comentário