sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

NOVELA A DEUSA "DIANA" DAS MULHERES PAGÃS DESOCUPADAS



Estátua da deusa Diana dos Efésios cultuada nos tempos de Paulo. (Atos 19:23-40)

Informações Sobre a Deusa Diana dos Efésios
A Diana dos Efésios era uma divindade pagã adorada em toda Ásia Menor nos tempos apostólicos. A deusa “que caiu do céu” como era conhecida, era chamada Diana pelos romanos e Ártemis pelos gregos. O centro do culto a essa divindade estava na cidade de Éfeso onde ficava o imponente templo, um dos maiores edifícios da antiguidade, considerado uma das sete maravilhas do mundo. As características desse templo eram impressionantes: levou quase dois séculos para ser construído; era sustentado por 127 colunas com vinte metros de altura cada uma. Mármores raríssimos adornavam o piso e as paredes, dando ao edifício muito requinte. O culto a Diana dos Efésios se propagou por todo território da Ásia Menor, de onde viam peregrinos de todas as partes participar das famosas orgias da festa da “deusa da volúpia”. Ao chegar no templo em Éfeso encontravam as sacerdotisas prostitutas que serviam nos cultos a essa deusa da imoralidade. Isso dá-nos uma idéia do teor dessa “adoração”. A imagem dessa deusa era um tanto grotesca; uma vez que era representada por uma mulher com vários seios no seu dorso; uma referência à fertilidade. O culto a Diana movimentava um grande comércio. Éfeso havia se tornado o local de peregrinação para os adoradores, desejosos de voltar levando talismãs e lembranças. Gerenciando esse comércio havia o famoso sindicato dos ourives que levantou grande perseguição a Paulo (At. 19:23-40). A população de Éfeso se orgulhava de ser a guardiã do templo a Diana, que, acreditava ter caído do céu - possivelmente um meteorito (At. 19:35). Não se sabe ao certo quando começou o culto a essa deusa. Pode haver alguma ligação com a deusa Astarote (Jz. 2:13) que era adorada pelos cananeu 1000 anos a.C. O fato é que o culto a Diana se perdeu com o tempo.Mas hoje em tempos modernos a DEUSA DIANA  foi subistituida pelas novelas. No famoso templo situado em Éfeso, restam apenas ruínas. É preciso observar que não há nenhuma correlação entre a deusa Diana e o uso do véu pelas mulheres.

Novela é Cultura?

Entra ano… passa ano… e lá estão elas firmes e fortes! Quer dizer, nem sempre são as mesmas e nem sempre estão tão firmes ou tão fortes, mas lá estão elas em exibição por no mínimo 5 horários diferentes na programação da tv aberta. Umas com enredos não tão atrativos, outras repletas de adrenalina e questões que levantam polêmica no que tange aquilo que é considerado como moral e ético pela sociedade brasileira.
Os cenários geralmente são os mesmos, alternando-se em sua grande maioria no eixo Rio-São Paulo. Quando não são os bairros cariocas das classes média e alta, são os bairros paulistanos das mesmas classes. Raramente fogem desse eixo, e quando acontece, acabam entrando pelo sertão nordestino, como foi TietaA IndomadaPorto dos Milagres. Das cidades ao sul do país, Curitiba até onde me recordo, foi a única que serviu como cenário na novela Sonho Meu, exibida em meados de 1993.
Os enredos basicamente abordam sempre o mesmo formato, alterando apenas os temas em si. As que tratam de comportamento ético e envolvem ações policiais geram grande polêmica junto à sociedade, não só pela adrenalina da ação e suspense, como também o impacto mental causado pelos temas. A ação e o suspense geram desconforto no telespectador para descobrir quem são os culpados pelos crimes. Já as questões éticas e morais, vem à tona em uma discussão infindável do que é certo e errado para a sociedade.
Muitos criticam as novelas por N motivos, que vão desde a música tema de abertura, passando pela arte usada na abertura da novela, figurinos, sotaque dos personagens, cenários, interpretações, trilhas sonoras, até chegar aos diretores e principalmente ao autor. E o brasileiro sabe fazer isso como ninguém, assim como os norte-americanos o fazem com Hollywood.
Mas a pior crítica de todas dentre as inúmeras que ouvi até hoje, merece destaque como uma “pérola da boçalidade humana”. Uma senhora (digo assim por ser casada), com um bom grau de conhecimento de mundo e aparentemente dotada de senso crítico, me surpreendeu com uma afirmação da qual eu jamais esperaria de sua pessoa, principalmente por ser ela uma professora de nível universitário. Nunca imaginei que ouviria algo tão sem sentido de uma pessoa daquela estirpe. Durante um papo informal, ela “fabulosamente” disse: “Não deixo mais meus filhos verem novela porque ela não educa mais. E nem meus netos irão ver se continuar assim, porque criança aprende só o que não presta”.
E desde quando a novela é um instrumento educacional?
Quem disse que criança deve ou precisa assistir novela?
Então, sejamos precisos e claros na definição do que é uma novela, ok? Ela não passa de um mero programa de entretenimento ao público televisivo, no qual seus autores, co-autores, diretores e elenco baseiam-se no comportamento da sociedade brasileira de um modo geral. Tudo aquilo que vemos na novela é o reflexo do que existe em nosso cotidiano, principalmente em nossa sociedade. Não há nada lá que esteja fora da nossa realidade. Dizer que os autores e que as emissoras fazem apologia às drogas, violência, traição, corrupção, homossexualidade, que banalizam o sexo e tantas outras acusações fáceis de se fazer, é pensar com o senso comum e ser hipócrita, ignorando completamente tudo o que está ao nosso redor e que fazemos questão de fechar os olhos para nos imaginar num mundo colorido e sem problemas. Somos adultos! Quem vê o mundo dessa forma são as crianças!!!
Quem está insatisfeito com as novelas, faça como uma grande amiga minha e eu fazemos há algum tempo, simplesmente não assistam. E mais: esperar que a novela “ensine” algo de concreto aos seus filhos, é uma ilusão com a qual você irá morrer. Novela é entretenimento e escola é uma instituição de conhecimento científico. Aquela educação maravilhosa de Lord e Lady ingleses que você tanto sonha que seus filhos tenham, dependem totalmente e exclusivamente de você que é pai/mãe. Depende dos exemplos que você lhes dá e continuará lhes dando.
A novela está enraizada no cotidiano da sociedade brasileira, que acompanha as obras diariamente. Uns por questão de costume, outros por falta de opção, outros porque gostam. Cada novela aborda temas sociais específicos, dentro daquilo que a mídia e as emissoras rotulam como prestação de serviço. O fato é que esses temas, seja pouco ou muito, acabam por contribuir com pequenas mudanças de comportamento na sociedade. Um exemplo disso é a questão dos casais homossexuais, que hoje, graças às novelas, já são vistos com um pouco mais de naturalidade.
Em síntese… até posso dizer que a novela é cultura, embora eu não a priorize como forma de entretenimento diário.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Você estå certo. Temos que ter consciência que isto não nos acrescenta nada e desligar a televisão! Aqui em casa decidimos, não assistimos mais. No começo não foi fácil, não sabíamos o que fazer. Mas... Já nos acostumamos

    ResponderExcluir
  3. Amado, no texto você diz que não tem relação a "deusa Diana", com o cabelo das mulheres. Pois vi justamente o contrário. As sacerdotisas da Diana, tinha o cabelo raspado. Por isso, Paulo falo que as mulheres tinham que ter o cabelo comprido. E também não podiam falar nas igrejas. Justamente para distinguir. Já que a cidade era totalmente envolvida por essas práticas sexuais de adoração. Assim, os homens não as procurariam para o sexo, achando que ela eram sacerdotisas do templo da Diana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caríssima senhora aconselho você procurar fontes mais confiáveis para estudo suas informações são verdadeiras até a parte da deusa. pois sacerdotisas da deusa Vênus eram prostitutas sagradas que praticavam o sexo sacro como forma de culto a deusa do amor, Artemis era deusa protetora da cidade por isso usava uma coroa em formato de torre muitos peregrinos buscavam a deusa em busca de cura

      Excluir
  4. Me interessei pelo assunto do blogue no entanto algumas informações são falsas e mentirosas no parágrafo onde você chama Artemis de volúpia , e mente sobre as sacerdotisas serem prostitutas, primeiro Volúpia era uma deusa fada que adquiria calda de peixe ao entrar na água e as sacerdotisas que praticavam sexo eram prostitutas sagradas do templo de Vênus(Afrodite ) divindades diferentes que não tem nenhuma associação com a deusa , No entanto Artemis era uma deusa mãe que antes de adquirir o estatus de mãe de todos os deuses era representada como a virgem por isso sua associação com a virgem maria mãe do doce cristo jesus , tal divindade por mim muito respeitado, no entanto você goza do meu desprezo por chamar a grande deusa Artemis de deusa da imortalidade eu te aconselho a estudar mais um pouco antes de escrever tanto absurdo mentiroso sobre uma deusa tão amada até hoje cultuada.
    rebatendo a sua crítica totalmente hipócrita sobre o comércio que se desenvolveu em volta do templo da amada deusa, até um fanático idiota cego por sua crendice pode ver o milionário comércio gerado pela religião cristã, igrejas que se tornaram verdadeiras empresas multinacionais que arrecadam muito dinheiro livre de impostos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4