O Espírito da Copa do Mundo
Em cerimônia festiva, no Sandton Convention Center, em Joahnesburgo, África do Sul, o Comitê Organizador do Mundial de 2014 lançou a logomarca oficial da Copa de 2014, que será realizada no Brasil.
A marca é a mesma que "vazou" à imprensa no início de junho passado: uma composição de mãos, que lembra o formato da Taça Fifa. A proposta do logo foi apresentada a um júri de notáveis composto por Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, o designer Hans Donner e a modelo Gisele Bündchen. Todos apareceram no vídeo institucional que foi apresentado na cerimônia oficial.
No vídeo, o presidente do COL/2014, Ricardo Teixeira, sintetiza a opinião dos "notáveis", ao declarar: "O logo te prepara para o Mundial. Ao olhar para ele, ninguém vai imaginar outra coisa que não seja a Copa do Mundo no Brasil".
Sem surpresas
Há um mês, quando o Portal 2014 publicou a matéria sobre o logo, vários leitores manifestaram sua decepção com a marca escolhida pela Fifa para a Copa do Brasil. Além de críticas sobre o logotipo, surgiram dúvidas sobre o processo de escolha, envolto em grande "mistério": Mesmo agora, não se sabe quem são seus autores, ou mesmo se são brasileiros ou estrangeiros. Sobram ressalvas também quanto ao critério da entidade para escolha dos "notáveis" que julgaram os trabalhos.Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira. Em junho, os profissionais prometeram definir uma posição conjunta sobre a decisão, mas até o fechamento desta matéria nenhuma nota havia sido divulgada. Apenas duas notícias internas foram publicadas no site da ADG, com comentários sobre o processo de negociação entre a ADG e a Fifa.
"Vergonha"
No dia 2 de junho, logo após o vazamento do logo, o renomado designer Alexandre Wollner, um dos precursores do design moderno brasileiro, criador de logotipos que se tornaram ícones da cultura visual do país, como os das empresas Itaú, Philco e Hering (leia entrevista), resumiu em uma palavra seu espanto com o logo: "É lamentável".
Wollner fez a seguinte análise do logo: "Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo "a vergonha do brasil" (de ter perdido o campeonato)! Os 'notáveis' devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível". E finaliza, surpreso: "Mas afinal, quem participou do concurso?! Teve concurso?". Wollner ainda manda um recado aos 'notáveis", para que imitem o ato de vergonha por terem escolhido este desenho.
A marca é a mesma que "vazou" à imprensa no início de junho passado: uma composição de mãos, que lembra o formato da Taça Fifa. A proposta do logo foi apresentada a um júri de notáveis composto por Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, o designer Hans Donner e a modelo Gisele Bündchen. Todos apareceram no vídeo institucional que foi apresentado na cerimônia oficial.
No vídeo, o presidente do COL/2014, Ricardo Teixeira, sintetiza a opinião dos "notáveis", ao declarar: "O logo te prepara para o Mundial. Ao olhar para ele, ninguém vai imaginar outra coisa que não seja a Copa do Mundo no Brasil".
Sem surpresas
Há um mês, quando o Portal 2014 publicou a matéria sobre o logo, vários leitores manifestaram sua decepção com a marca escolhida pela Fifa para a Copa do Brasil. Além de críticas sobre o logotipo, surgiram dúvidas sobre o processo de escolha, envolto em grande "mistério": Mesmo agora, não se sabe quem são seus autores, ou mesmo se são brasileiros ou estrangeiros. Sobram ressalvas também quanto ao critério da entidade para escolha dos "notáveis" que julgaram os trabalhos.
Tudo Começou assim:
PRIMEIRO LOGO DA COPA 2014
O Processo de escolha do logo da Copa de 2014 no Brasil que contou com a participação de Paulo Coelho, Niemeyer, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Hans Donner e outros, gerou polêmica e desconfiança entre as agencias participantes, além de seu processo criativo e sua concepção ser uma incógnita até pouco tempo. Isso forçou a mudança do logo para esta insossa ararinha ai embaixo:
Porém, alguns Twiteiros de plantão levantaram a hipótese de que a logo teria sido psicografada....
O que você acha?
Sem indicação de autoria infelizmente
E ela retornou assim:
É isso ai Brasil!!! Em busca da Taça Chico Xavier!!!
por Merlânio Maia
Este ano no Brasil
Comemora o centenário
Do nascimento de Chico
Xavier missionário
E a próxima Copa do Mundo
Num sentido mais profundo
Também vai comemorando
Na Taça dá seu recado
Traz no design estampado
Chico psicografando!
Dizem que tal empreitada
Não foi intencional
Outros que foram os artistas
Do mundo espiritual
Que a escultura inspiraram
E os artistas formataram
Ao mundo presenteando
Taça da Copa do Mundo
Do Brasil mostra o fecundo
Chico psicografando!
Se é verdade eu não sei
Não vi quem foi o autor
Eu apenas registrei
No curioso labor
A polêmica foi criada
Se é conversa fiada
Eu não vou ficar brigando
Noves fora o que acontece
Mas que parece, PARECE,
Chico psicografando!
por MERLÂNIO MAIA
Afinal, ficou por isso mesmo (estou por fora)???
Desenho foi escolhido por grupo de notáveis com Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Ricardo Teixeira, Gisele Bündchen e Oscar Niemeyer
A logomarca da Copa do Mundo de 2014 foi escolhida entre sete opções oferecidas (Foto: Divulgação)
A imagem em preto e branco foi divulgada pelo portal iG na segunda-feira. O GLOBOESPORTE.COM conseguiu, nesta terça, a versão colorida que foi registrada pela Fifa no OHMI (Office of Harmonization for the Internal Market - Escritório de Marcas e Registro de Design da União Europeia) no dia 29 de março.Várias agências ofereceram propostas e um grupo de notáveis foi reunido para escolher a vencedora entre as sete opções. Participaram da eleição o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.
No dia 8 de julho, num teatro na Mandela Square, em Joanesburgo, a Fifa fará o anúncio oficial da logomarca de 2014. O desenho estará nas camisas de todas as seleções que participarão das eliminatórias e da Copa realizada no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário