quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

BEBER AGUA E SUCOS EVITA PEDRA NOS RINS

Verão requer hidratação para se evitar pedras nos rins

Sucos de limão e laranja contêm citrato, substância que inibe a formação de cálculos; além disso, água em abundância é importante para evitá-los
Sucos de limão e laranja contêm citrato, substância que inibe a formação de cálculos; além disso, água em abundância é importante para evitá-los
Adriel Arvolea

Marcos Cardoso Júnior sofre com pedras nos rins desde os 20 anos de idade. Com histórico de crises e dores, criou o hábito de ingerir líquido, principalmente água, em abundância, sendo esta uma poderosa arma contra a formação de cálculos renais.

Segundo conta, ingere de três a quatros litros de água por dia. “À noite, quando assisto à televisão, levo comigo uma jarra de água e vou tomando seguidamente. É uma maneira de minimizar o problema que enfrento há anos”, explica Cardoso.

É e durante os meses do verão, período de temperaturas mais elevadas, que o número de pacientes com quadros de pedras nos rins aumenta, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, o que requer hidratação adequada, com ingestão frequente de líquidos.

O urologista Alcides Mosconi explica que 12% da população apresenta cálculo renal. “Em 80% dos casos, as pedras são expelidas naturalmente. Os demais pacientes apresentam dores fortes e outros problemas, como infecções, que precisam ser tratadas com medicamentos e procedimentos cirúrgicos”, orienta o profissional.

A seguir, confira algumas dicas para ajudá-lo a evitar o problema durante o ano todo, e ficar livre das cólicas que acompanham o quadro:

Beba água

O ideal é consumir, no mínimo, dois litros ao longo do dia. A indicação é tomar cerca de 600 ml de água a cada 40 minutos de exercícios.

Aposte nas frutas cítricas

Sucos de abacaxi, limão e laranja contêm citrato, substância que inibe a formação de cálculos e contribui para a sua saúde.

Fuja das bebidas alcoólicas

Mesmo nos dias mais quentes é importante não abusar na ingestão de álcool. Esse tipo de bebida desidrata as células e pode desencadear outros problemas de saúde, agravando os já existentes.

Evite ingerir receitas caseiras

Para a medicina, o conhecido chá de quebra-pedra não passa de mito. A mistura pode ser tóxica, caso haja exagero na quantidade de ervas. Além disso, não são as folhas que desfazem os cálculos renais, mas sim a água do próprio chá.

Cultive bons hábitos

Pacientes obesos estão mais propensos a desenvolver o problema, que é mais comum em homens. O tabagismo, também, aumenta a chance de aparecimento dos cálculos. Praticar atividade física pelo menos três vezes por semana é importante para a saúde de todos os indivíduos.

Fique atento ao que você leva à mesa

A ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados pode acelerar ou provocar desequilíbrios no corpo e propiciar a formação dos cálculos. Não exagere no consumo de proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) e frutos do mar, que são ricos em cálcio e ácido úrico.

Entenda como se formam os cálculos

Todas as pessoas expelem grandes quantidades de sais de cálcio, ácido úrico e outras substâncias pela urina. Em algumas delas, esses cristais ficam saturados na urina, se acumulam e acabam depositados nos rins, formando, em longo prazo, as pedras. Nas cólicas, a dor é forte e intensa nas costas ou abdome, ou embaixo das costelas com irradiação para o testículo do mesmo lado, ou para o grande lábio vaginal nas mulheres.

Além das dicas, recomenda-se procurar um nefrologista para que seja avaliado o quadro clínico do paciente, uma vez que determinadas substâncias contidas em alimentos agravam o problema renal. Marcos Cardoso, por exemplo, não pode comer chocolate nem beber café e refrigerante à base de cola. “Meu médico proibiu o consumo desses alimentos para a manutenção da minha saúde”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4