domingo, 18 de dezembro de 2011

A PROPAGANDA DE CERVEJA QUE A TV NÃO MOSTRA


                        (O consumo de mais uma droga lícita e socialmente aceita)
No auge das milionárias e envolventes propagandas das indústrias de cigarro no mundo, onde fumar além de ser na época, um tremendo barato e charmoso, pois era coisa de pessoas bonitas e bem sucedidas, normalmente atores famosos. Corajosamente uma determinada revista trouxe um artigo denominado “A Propaganda que o cigarro não mostra”. E este artigo procurou desmitificar e levar o leitor aos hospistais do mundo todo, entrevistando e apresentando milhares de vitimadas pelos efeitos danosos do cigarro, a maioria portadora de câncer, e outras mazelas e sequelas físicas e sociais.

Descobriu-se tardiamente que o incentivo, via marketing e propaganda, do desgraçado consumo do cigarro trouxe e ainda traz cem números de prejuízos que ultrapassam anos luz da simples vida do indivíduo portador do nefasto vício do fumo. Desde o fumante passivo, extensão do fumante ativo, perpassando pelos diversos problemas sociais e empresariais, desaguando com os absurdos gastos com a previdência social dos países como resultado desse infeliz e miserável hábito, o mundo enfim acordou para o quadro trágico desse diabólico prazer em escala mundial e vem reduzindo o dano provocado por esse diabólico vício.

À semelhança do cigarro atualmente vemos nas televisões, outdoors e outros meios do marketing e da propaganda, novamente, artistas e personalidades importantes e famosas, incentivando o consumo de cerveja em larga escala. Igualmente como o cigarro, o consumo da cerveja, segundo a propaganda também é um barato. Até mesmo a competente campanha da Lei Seca procura e prefere não DESPERTAR as pessoas para o perigo do uso da bebida alcoólica, mas simplesmente, SE TIVER DE ENCHER A CARA, ENCHA, MAS NÃO DIRIJA. Incrível! Existe até mesmo uma famigerada propaganda de um pai, que reconhece que o filho quando sai para beber, ele fica embriagado, mas a sua tranqüilidade encontra-se que o filho não mais sai com o carro. Portanto, pode ficar e voltar para casa embriagado que não tem problema, ou seja, a droga lícita chamada cerveja atualmente encontra-se no mesmo patamar de prestígio que a droga lícita no passado chamado cigarro. Pergunto: Até quando a sociedade e as autoridades públicas serão permissivas com esse patológico incentivo ao consumo de álcool, via cerveja.

Enquanto escrevia este artigo, minha televisão apresentava duas propagandas consecutivas e contraditórias. Uma da Lei Seca em que apresentava um rapaz em uma cadeira de roda se lamentando do porque ficou daquele jeito, e o motivo é claro, era a bebida alcoólica. Agora arrependido, este se disponibilizou a salvar vidas prestando informações nas estradas em cima de sua cadeira de roda. Logo em seguida aparece outra propaganda com uma atriz famosa convidando o povo a não pedir mais cervejinha, mas sim, cervejão, e no final, lavando as mãos como Poncio Pilatos, aparece hipocritamente àquela voz no fundo informando com aquela frase cretina: “se beber não dirija”. Alô senhor ministro da saúde, faça-nos um favor!

Será que a brutal queda, graças a Deus, das arrecadações dos impostos oriundos da fabricação e consumo do cigarro está sendo compensado com a arrecadação de impostos da fabricação e o consumo da cerveja? Mas, e o preço que o país irá também pagar por mais este insano e criminoso incentivo aos nossos jovens em consumir em larga escala essa droga lícita ou socialmente aceita? O que representa em termos de custos versus benefícios o alcoolismo para uma família e para um país como um todo? Até mesmo uma criança sabe que a cerveja representa a porta de entrada para o vício do álcool e outros vícios com suas mazelas e sequelas?

Excelentíssimo Senhor Temporão, ministro da Saúde, e demais autoridades públicas, visitem pelo amor de Deus todas as instituições de dependência química no país, bem como, os Alcoólicos Anônimos (AA), manicômios, hospitais, presídios, famílias e empresas vitimadas pelo vício do álcool e todos lhes dirão que a porta de entrada desse tsunami social começou com o inocente e despretensioso consumo da cervejinha. Depois, bem, depois foi aumentando o hábito e a cerveja não mais supria as necessidades do álcool na corrente sanguínea e da ansiedade, e em seu lugar foram colocadas e até mesmo misturadas outras opções mais fortes, porque o organismo demandava por mais álcool. Penso que esse conceituado ministério deveria impedir também, enquanto é tempo, as propagadas de cervejas no país, bem como difundir nacionalmente a seguinte mensagem:

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: A CERVEJA É A PORTA DE ENTRADA DO ALCOOLISMO, O PIOR DOS VÍCIOS. PORTANTO, NÃO BEBA.

A PROPÓSITO: 
A Polícia Federal informou que este carnaval foi mais violento nas estradas brasileiras que do ano passado, com um aumento de 16% em relação ao ano passado, e certamente o alcool contribuiu significativamente, de forma direta e indireta, para este dantesco quadro estatístico.
 
Prof. Jorge Barros
Educador e Administrador Socioambiental e
especialista em planejamento estratégico e políticas públicas de estado
CRA/RJ 2065344

Um comentário:

  1. Vocês são doentes vêem maldade em tudo que é famoso..vão arrumar o que fazer!!!!! Deixem a vida dos outros...cada um sabe da sua própria consciência.Parem de querer manipular as pessoas colocando medo de viver nesta terra que Deus nos deu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4