Mais de mil lojas e restaurantes de Xangai, o principal reduto financeiro e comercial da China, começaram a utilizar um novo sistema de pagamento que substitui o cartão de crédito pelas impressões digitais dos clientes. A informação foi divulgada na edição desta segunda (15) do jornal "Shanghai Daily".
O sistema de biometria foi lançado apenas para os clientes do Banco Agrícola da China, do distrito de Changning.
Para pagar as suas compras, o cliente coloca o dedo sobre um terminal de pagamento táctil, o sistema identifica-o através da sua impressão digital, e o dinheiro é retirado directamente da conta bancária para pagar a conta correspondente. No entanto, a leitura das impressõe digitais não funciona quando os dedos estão molhados.
Esse sistema de pagamento foi implantado principalmente em lojas de produtos alimentares e produtos de uso diário que ficam abertas 24 horas, frequentes nas grandes cidades do país. Não foram divulgados planos sobre sua possível expansão, nem se a ideia teve boa aceitação.
A empresa responsável pelo sistema, a Live By Touch Holdings, assegura que o pagamento através das impressões digitais é “mais seguro" que o dos cartões bancários, já que é praticamente impossível imitar as impressões digitais, o que evita possíveis fraudes.
Países emergentes vão impulsionar consumo ‘high tech’
O crescimento será puxado, em parte, pela retomada nos gastos dos consumidores nos países desenvolvidos, mas o maior impulso virá das compras nos países emergentes.
O volume de produtos que serão vendidos na China, Ásia e América do Sul em 2011 ficará muito próximo do vendido nos Estados Unidos e na Europa Ocidental: US$ 357 bilhões contra US$ 372 bilhões, respectivamente.
Assim como em 2010, a categoria de produtos que terá maior contribuição no faturamento da indústria é a dos smartphones, com US$ 59 bilhões no total, de acordo com as projeções da CEA
Uma rede de supermercados alemã abriu uma loja para testar novas tecnologias no setor, entre elas um robô assistente e o pagamento feito apenas com a impressão digital. 

Os produtos expostos na loja têm etiquetas que trazem informações automáticas sobre quando o produto foi retirado do congelador e a data de validade.
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