sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O BISPO E O DIÁCONO

Um bispo (do grego antigo επίσκοπος, "inspetor", "supervisor") é um título religioso presente em diversas confissões cristãs, tendo cada uma o seu conceito e suas tradições específicas. Antes do Cristianismo, o termo era utilizado para designar todo tipo de administrador (melhor tradução) nos domínios civil, financeiro, militar e judiciário. Uma mulher é uma episcopisa

 O BISPO E O DIÁCONO O QUE DIZ A BÍBLIA

Segundo o que ensina a Escritura quem deseja assumir na Igreja o ofício de bispo deseja uma boa obra porque quer fazer uma coisa justa aos olhos de Deus; mas tanto quem deseja este ofício, como também a igreja devem saber quais os requesitos que deve ter quem aspira ao ofício de bispo para ser assumido como tal. Eis de facto aquilo que diz o apóstolo Paulo a Timóteo: "Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?) Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo" (1 Tim. 3:1-7). 
Mas em que consiste o ofício de bispo? Ele consiste em vigiar o rebanho do Senhor e em alimentá-lo. Isto se aprende pelas palavras que o apóstolo Paulo dirigiu aos anciãos da Igreja de Éfeso quando regressava a Jerusalém da viagem que o tinha levado à Asia, Macedónia e Grécia. Está escrito de facto que Paulo "de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja" (Actos 20:17) e quando estes foram e chegaram junto dele, ele dirigiu-lhes muitas palavras entre as quais também estas: "Olhai pois por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus..." (Actos 20:28). Por esta exortação de Paulo entende-se claramente que o bispo deve cuidar do rebanho do Senhor, vigiando-o (isto é, protegendo-o dos lobos devoradores que se introduzem no meio dele, vestidos de ovelhas), e dando-lhe o necessário alimento espiritual para que se fortifique, e que para fazer isto ele é constituído pelo Espírito Santo. A propósito destas palavras de Paulo notai que ele chamou bispos aos anciãos da igreja que ele tinha mandado chamar e reunido junto dele em Mileto, o que faz perceber que o Novo Testamento quando fala dos anciãos da igreja fala implicitamente dos bispos da igreja. O termo ancião indica a idade madura do crente que ocupa o ofício de bispo, enquanto o termo bispo indica a função do ancião que é a de vigiar o rebanho do Senhor e na realidade o termo grego traduzido com bispo é episkopos que significa ‘vigilante’. Mas vamos agora examinar uma por uma as características que deve ter aquele que aspira ao ofício de bispo na Igreja do Deus vivo.
O bispo deve ser;irrepreensível’, ou seja, sem culpa, que não é repreensível em nada; ‘marido de uma só mulher’, isto significa que é necessário que seja casado (a tal propósito vos recordo que Simão Pedro que disse na sua primeira epístola ser ancião, era casado), mas também que não pode ser assumido como bispo quem foi chamado por Deus quando já era divorciado e já casado novamente com outra mulher e a mulher anterior ainda está viva, e nem ainda um árabe, que tem mais de uma mulher; ‘sóbrio’, ou seja, temperado também no que diz respeito ao comer e beber, portanto não deve ser nem um guloso e nem um comilão (e nem também um dorminhoco); ‘vigilante’, ou seja, que se conduz com sensatez para com os de dentro e para com os de fora; ‘honesto’, ou seja, deve ter bons costumes e não maus costumes como o de entreter as ovelhas do Senhor com parvoíces e gracejos indecentes; ‘hospitaleiro’, ou seja, pronto a hospedar os forasteiros e os irmãos da igreja; ‘não espancador’, ou seja, não deve ser um homem agressivo que usa as suas mãos para ferir o seu próximo; ‘moderado’, ou seja, humilde e tardio em irar-se; ‘apto para ensinar’, ou seja, deve ser capaz de ensinar as coisas que convêm à sã doutrina e também capaz de exortar na sã doutrina e de convencer os contradizentes; ‘não dado ao vinho’, ou seja, não deve ser um beberrão escravo do vinho; ‘não contencioso’, ou seja, não deve ser alguém a quem agrada litigar e contender; ‘não avarento’, ou seja, não deve ser amante do dinheiro ou alguém que ensina por dinheiro e que por amor ao dinheiro vende-se a si mesmo e a verdade aos mercenários da piedade que vivem extorquindo dinheiro aos santos, mas deve ser alguém que está contente com as coisas que tem; ‘que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia’, ou seja, deve ter filhos fiéis que não sejam acusados de ser rebeldes aos pais, bêbados ou fornicadores, porque se alguém não sabe governar a sua própria família, não conseguirá também tomar conta da igreja de Deus como convém; ‘não neófito’, ou seja, não deve ser alguém que se tenha convertido à pouco tempo porque inchando-se de orgulho cairia debaixo do mesmo juizo debaixo do qual caiu o diabo por causa da sua soberba; ‘Convém também que tenha bom testemunho dos que estão fora’, em outras palavras, deve ter uma boa reputação entre os que não são membros da família de Deus e isto para evitar que caia em vitupério (mas num vitupério merecido por causa da sua conduta desordenada) e no laço do diabo. Quero recordar-vos que está escrito: "Quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?" (1 Cor. 9:7); isso significa que o ancião que apascenta a igreja de Deus tem o direito de não trabalhar para se dedicar completamente à pregação e ao ensinamento da Palavra e por isso ele tem o direito de colher os bens materiais daqueles que instrui, conforme está escrito: "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui" (Gal. 6:6) e ainda: "Os anciãos que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário" (1 Tim. 5:17,18; Deut. 25:4; Lucas 10:7).
Pelo que diz respeito aos diáconos, eles são encarregados na igreja para desenvolver uma obra assistêncial para com as viúvas, os orfãos, os pobres, os forasteiros, mas também com os ministros do Evangelho e com todos aqueles que no seio da igreja tenham necessidade de ser assistidos. Também os que aspiram a este ofício devem ter características bem precisas que agora examinaremos.
Paulo diz: "Da mesma sorte os diáconos sejam honestos" (1 Tim. 3:8), ou seja, devem ter uma conduta decorosa e séria; "não de língua dobre" (1 Tim. 3:8), ou seja, não pessoas que te digam primeiro uma coisa e depois te digam uma outra contrária à anterior; "não dados a muito vinho" (1 Tim. 3:8), ou seja, não devem ser pessoas inclinadas a beber vinho além da justa quantidade permitida e suportável; "não cobiçosos de torpe ganância" (1 Tim. 3:8), ou seja, não amantes do dinheiro e de ganhos ilícitos; "guardando o mistério da fé em uma pura consciência" (1 Tim. 3:9), ou seja, homens que conservam a fé exercitando-se a ter uma boa consciência diante de Deus e diante dos homens. "Os diáconos sejam maridos de uma mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas" (1 Tim. 3:12); aqui vale o mesmo discurso feito para o bispo. "E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis" (1 Tim. 3:10); isso significa que os que se candidatam ao ofício de bispo e os que se candidatam ao ofício de diácono devem ser primeiro postos à prova e depois sirvam se achados irrepreensíveis. As mulheres dos anciãos e as mulheres dos diáconos devem ser honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Está escrito: "Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus" (1 Tim. 3:13); isso significa que aqueles que tiverem servido bem no seio da casa de Deus, na aparição do Senhor da glória que é o Dono da casa, serão louvados e recompensados por Ele mesmo pela sua obra fiel em prol dos santos. Segundo o que ensina a Escritura pode assumir o ofício de diácono, também a mulher, se também ela, depois de ter sido posta à prova, for achada irrepreensível. Paulo, na sua epístola aos santos de Roma, recomendou-lhes uma certa Febe, que era diaconisa da igreja de Cencréia. Considero importante recordar-vos que para serem assumidas como diáconos não é necessário estarem aptas para ensinar, porque os diáconos não são encarregues de ensinar a Palavra do Senhor, mas de assistir os santos. À mulher é permitido assistir os santos, mas não lhe é permitido instruir os santos; por esta razão pode ser eleita diaconisa.
Além disso, considero dever dizer-vos que é justo que os anciãos e os diáconos sejam eleitos pela assembleia dos irmãos, porque isso é confirmado pela Palavra de Deus. Dos apóstolos Paulo e Barnabé está dito que "havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" (Actos 14:23); como podeis bem ver também antigamente eram eleitos os anciãos, mas a eleição acontecia depois de ter orado e jejuado porque ela era considerada uma coisa muito importante a não ser tomada com ligeireza.Também quanto ao que respeita à eleição do diácono há um exemplo na Palavra de Deus que mostra igualmente que eles eram eleitos pela igreja, mas também que características deviam ter para serem eleitos. Eis o que diz a Sagrada Escritura a propósito da eleição dos diáconos que aconteceu em Jerusalém: "Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na assistência diária. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia, e os apresentaram perante os apóstolos; e estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos" (Actos 6:1-6).
Devem ser constituidos anciãos, homens justos, santos e irrepreensíveis e não homens que não têm os requesitos necessários para assumirem o ofício de bispo. Hoje, quase todos procuram eleger anciãos, os que têm um diploma, um doutoramento, muitos bens materiais, uma posição socialprestigiosa’, um bom guarda-roupa, em suma alguém que saiba falar e tenha uma aparência tal para poder ser definido ‘apresentável à sociedade moderna’. As características que deve ter um homem para ser eleito bispo, não são de modo nenhum tidas em consideração por muitos; eis porque hoje a posição de ancião, em muitas igrejas, é ocupada por homens agressivos, violentos, arrogantes, amantes do dinheiro, que não são aptos para ensinar e que têm filhos que ultrapassam todos os limites do mal. O Senhor quando repreendeu Israel, disse através de Oséias: "Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube.." (Os. 8:4); hoje, muitas igrejas elegem como príncipes aqueles que estão prontos e dispostos a satisfazer todas as suas cobiças, portanto não é de admirar grandemente se em muitas igrejas estão no comando pregadores impiedosos que não procuram mais que o seu interesse e aquilo que se torna na sua vergonha. Muitos dizem com a boca que querem um avivamento, mas ao mesmo tempo não querem submeter-se aos mandamentos que deram os apóstolos; o ancião que querem eleger deve ser como querem eles e não como quer Deus; dizem a Deus:Seja feita a tua vontade’, mas lhe mentem porque nos seus corações a decisão já a tomaram e a decisão é esta,  que o ancião deve ser corrupto como eles, e não santo e justo porque isso para eles seria uma desonra e uma vergonha diante dos de fora. Irmãos, ninguém vos engane; firmai-vos nas sãs palavras do apóstolo Paulo e delas tereis o bem.
Bispo católico
Batismo de Agostinho de Hipona por Ambrósio, bispo de Milão. (pintura de Gozzoli, século XV)
São Pedro, segundo a história da Igreja, foi o primeiro bispo do Cristianismo católico em Roma. No conceito católico os bispos são os sucessores dos apóstolos, recebendo com a ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar, a eles confiada no âmbito de uma circunscrição definida (diocese, arquidiocese ou prelazia).
O episcopado é o último e supremo grau do sacramento da Ordem. O bispo é também a autoridade máxima da Igreja particular local em jurisdição e magistério.
Aos bispos compete ministrar o sacramento da ordem de modo exclusivo e também, na Igreja Latina, o sacramento da crisma. Ordenar presbíteros e diáconos, bem como conferir ministérios são funções exclusivas do bispo.
Conforme o Código de Direito Canônico, "os Bispos que, por divina instituição, sucedem aos Apóstolos, são constituídos, pelo Espírito que lhes foi conferido, pastores na Igreja, a fim de serem também eles mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo." (Cân. 375 §1)

Igrejas orientais

As igrejas orientais, quer as católicas quer as ortodoxas, possuem exatamente o mesmo conceito de episcopado que a Igreja Católica. O bispo que governa uma diocese é chamado de eparca.

Igreja Anglicana

A Igreja Anglicana conservou as ordens históricas da Igreja Cristã: diáconos, presbíteros e bispos. Um novo bispo é sagrado por imposição de mãos de outros três bispos, cuja sucessão apostólica pode ser traçada de forma similar aos das igrejas Católica e Ortodoxas, embora a primeira não reconheça as ordens anglicanas, por entender que o Ordinal Eduardiano não conservou a forma devida e a sucessão se quebrou a partir do Revmo. Matthew Parker. Os anglicanos alegam que, mais importante que a rubrica, é o ato da imposição de mãos por outros bispos com sucessão apostólica, e que as palavras ditas na cerimônia de sagração mudaram tanto ao longo dos tempos que a alegação dos católicos não procede. No entanto, os Ortodoxos concordam com os católicos quanto à invalidade das ordenações anglicanas, por corrupção do ritual.
A maioria dos anglicanos vêem a sucessão apostólica como uma sucessão de pastores principais num padrão de liderança que remota ao tempo dos apóstolos e que evoluiu através dos séculos até atingir a sua forma atual.
O episcopado, adaptado à sua realidade histórica, com parte integrante da Tradição apostólica, faz parte da essência da Igreja, sendo um dos seus fundamentos juntamente com as Escrituras, o Credo e os Sacramentos.
Para os anglicanos o bispo é o pastor principal da Igreja, exercendo sua atividade na jurisdição de uma diocese (menor expressão da Igreja), tendo como seu papel apostólico a proclamação e o ensino, o provimento dos Sacramentos e a supervisão e liderança administrativa da Igreja.
O bispo é também símbolo de unidade, entre as comunidades de uma diocese e entre a diocese e toda a Igreja.
Na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil os bispos são eleitos pelo clero e povo. Nas dioceses autônomas a eleição acontece na assembléia máxima diocesana - o Concílio, nas dioceses missionárias, a eleição ocorre na reunião da Igreja a nível nacional que acontece de três em três anos, chamada de Sínodo. Com o propósito de manter a unidade, os bispos eleitos em concílios necessitam da aprovação da maioria dos bispos e dioceses.

Igreja Luterana

Na Igreja Luterana da Alemanha, Suécia, Dinamarca, Noruega, Polônia, Finlândia o regime episcopal foi mantido. Homens e mulheres são eleitos pelos sínodos e aprovados pelo parlamento (no caso da Dinamarca, Noruega, Finlândia e até recentemente Suécia) e são sagrados bispos. Uma lista de bispos luteranos pode ser encontrada aqui [1]. As denominações luteranas do Brasil não possuem bispos.

Igreja Batista

Embora quase toda a maioria das igrejas batistas sigam um regime congregacional, existe a Igreja Batista Episcopal na África, concentrada na República Democrática do Congo, Angola e Zâmbia.

Igreja Metodista

A Igreja Metodista, assim como as Igrejas Anglicanas, também é Episcopal em sua forma de governo. No entanto os bispos não são uma ordem especial ou diferente da ordem presbiteral. O bispo é apenas "primus inter pares". No metodismo, o episcopado surgiu na Conferência de Natal de 1784, que fundou a Igreja Episcopal Metodista, em Baltimore, nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro bispo só foi eleito em 1930, ano da autonomia da Igreja Metodista do Brasil e em 1934 foi eleito o primeiro bispo metodista brasileiro, Revmo. César Dacorso Filho. Atualmente, os bispos compõem o chamado Colégio Episcopal. O episcopado na Igreja Metodista brasileira não é vitalício.

Igrejas Neopentecostais

Algumas igrejas neopentecostais no Brasil também possuem em sua hierarquia a posição episcopal. Em algumas igrejas, o bispo é o representante máximo. Podemos citar o Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus; o Bispo Robson Rodovalho, líder da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. Há também outras que possuem a posição bispo como um representante, da própria igreja, que administra alguma região, podemos citar a Igreja Apostólica Renascer em Cristo que possui vários bispos que administram as chamadas "regionais", mas não são independentes, estão subordinados ao líder, no caso o Apóstolo,no entanto os bispos não são uma ordem especial ou diferente da ordem presbiteral. O bispo é apenas "primus inter pares".

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cada unidade eclesiástica (denominada ala) é presidida por um bispo (pequenas unidades, denominadas ramos, não possuem um bispo, sendo presididas por presidentes de ramo). Os bispos são iguais entre sí, não havendo nenhuma prelazia em sua ordem, sendo "primus inter pares". Cada bispo mórmon tem funções muito semelhantes às de um padre católico, ou seja, administrar espiritualmente e temporalmente sua unidade eclesiástica. As alas de uma mesma região são unidas em estacas, lideradas por um presidente de estaca (este tem aproximadamente as mesmas funções que um bispo católico). Os bispos das alas dentro de uma estaca formam um "conselho de bispos" que ajuda o presidente da estaca em seus afazeres e definem políticas temporais comuns em todas as alas da estaca, observadas as normas da Igreja. Um bispo não tem poder para oficiar fora de sua ala, mas é a autoridade presidente em sua unidade. Além de bispo, o líder de uma ala é presidente do Quórum de Sacerdótes da ala.
O chamado de bispo na Igreja de Jesus Cristo ocorre por indicação da presidência da estaca (composta pelo presidente da estaca e por seus dois conselheiros). Estes indicam o novo oficial à presidência de área sem que o indicado saiba. A seguir, a presidência de área envia os papéis à Primeira Presidência da Igreja (formada pelo profeta e seus dois conselheiros) que, por inspiração do Senhor, aprovarão ou não a indicação daquele membro para o cargo de bispo. Uma vez aprovado, o bispo é entrevistado pelo presidente da estaca alguns dias antes do chamado oficial ser efetuado numa conferência da ala (uma reunião especial anual da unidade).
Quando um membro da Igreja torna-se bispo, ele é ordenado ao ofício de Bispo no Sacerdócio Aarônico (o Sacerdócio Aarônico é formado pelos ofícios de Diácono, Mestre, Sacerdóte e Bispo). Ele também é ordenado Sumo Sacerdóte no Sacerdócio de Melquisedeque (o Sacerdócio de Melquisedeque é formado pelos ofícios de Élder, Setenta, Sumo Sacerdote, Patriarca e Apóstolo). Suas principais designações são cuidar das viúvas e pobres da ala, dos jovens e das crianças. Ele é também a autoridade administrativa superiora da ala e a ele compete, ouvidas as normas da Igreja, optar por decisões administrativas e financeiras, inclusive de ajuda aos necessitados.
Um bispo SUD serve, normalmente, por um período de cinco a sete anos. Ao ser desobrigado, ele perde seu chamado de bispo, mas mantém os ofícios de Bispo no Sacerdócio Aarônico e Sumo Sacerdote no Sacerdócio de Melquisedeque.
Outras igrejas dissidentes do mormonismo também possuem o cargo episcopal mais ou menos de forma inalterada.


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