Na maioria dos casos, quando os pais descobrem que o filho está usando drogas, o fato já vem ocorrendo há muito tempo. Visto que ninguém está preparado para ter um filho usuário de drogas, eles entram em desespero. Muitos pais, sem saber como lidar com a situação acabam usando a força para tentar livrar o filho das drogas.
Ao descobrir que um filho usa drogas, a primeira reação dos pais provavelmente é de ira, frustração e um sentimento de fracasso. No entanto, um boletim do Departamento de Educação, dos EUA, aconselha: “Não entre em pânico! E não se culpe. O importante agora é manter a calma [e] descobrir o que está acontecendo. . . . O uso de drogas é um comportamento evitável. O vício de drogas é uma doença tratável.”
Sim, seja bondoso e firme, para que a situação não piore. Ficar excessivamente irritado ou frustrado pode dificultar a recuperação do filho. Também, você deseja ajudar o filho a tornar-se um adulto responsável que toma suas próprias decisões. Assim, reserve tempo para raciocinar francamente com o jovem a fim de ajudá-lo a ver os benefícios de não usar drogas. Tente extrair o que existe no coração do filho problemático, e esteja disposto a escutar.
Veja agora uma providência bem-sucedida que um pai tomou quando descobriu que seu filho usava drogas.
Providência bem-sucedida
“Foi a pior coisa que já nos aconteceu”, explica um pai. “Eu e minha esposa não notamos nada de estranho no comportamento de nossos dois filhos jovens. Muitas vezes eles comiam em restaurantes com um grupo de jovens que nós achávamos que conhecíamos bem. Foi devastador quando um amigo nos informou que nossos dois filhos fumavam maconha. Ao serem indagados a respeito, porém, eles logo admitiram que fumavam.”
Como ele lidou com as ações de seus filhos? “Eu e minha esposa não conseguimos esconder o nosso pesar”, admite. “Mas, ao passo que condenamos seu uso de drogas, não questionamos o valor deles como indivíduos. Decidimos que nosso alvo dali em diante seria ajudar nossos filhos a abandonar o uso de drogas. Falamos francamente a respeito de nossas intenções, e ambos os filhos aceitaram nossos termos. Eles continuariam seus estudos e continuariam a trabalhar. Não mais sairiam de casa sozinhos. Demonstramos amor por eles diariamente, não apenas em ocasiões especiais. Visto que trabalho como construtor, eu os levava comigo sempre que podia. Passamos a nos dedicar um pouco mais ao lazer, passando mais tempo falando a respeito do futuro e da necessidade de ter alvos meritórios na vida.” Foi assim que eles ajudaram seus filhos a se livrarem do abuso de drogas.
Como receber ajuda
Alguns pais decidem que seria melhor que seus filhos se recuperassem das drogas sob supervisão médica. O tipo de tratamento que os pais vão escolher é assunto pessoal. Mas, visto que a qualidade do serviço nas clínicas de reabilitação varia muito, é bom que os pais investiguem bem o assunto antes de iniciar um tratamento. Portanto, é preciso que os pais se interessem ativamente na recuperação dos filhos, mesmo se contarem com a ajuda de profissionais.
Não desista!
A pressão de criar filhos nas condições atuais pode, às vezes, ser esmagadora. Mas é preciso encarar a realidade. Muitos pais perderam muitas lágrimas e passaram noites sem dormir, mas não desistiram e conseguiram livrar seu filho desse grande mau chamado drogas. Independente da situação, não desista. Lidar calmamente com os assuntos pode evitar piorar uma situação que já é ruim.
A primeira coisa a ser feita é se colocar a disposição para ajudar um usuário de drogas. É preciso convencê-lo de que ele é um dependente e que precisa de ajuda.
Veja algumas opções de tratamento:
- Comunidades Terapêuticas - É uma forma de tratamento não medicamentosa. Geralmente localizam-se na área rural dos Municípios e além do contato com a natureza, o usuário participa de laborterapias e terapia ocupacional. O tempo de tratamento varia de seis a nove meses e geralmente são acompanhados por psicólogos e assistentes sociais.
- CAPS – Este atendimento é vinculado à secretaria Municipal da saúde e o usuário passa por acompanhamento médico, psiquiátrico e faz uso de medicamentos.
- Clinicas Psiquiátrica – este tipo de tratamento é medicamentoso e acompanhado por médicos e psicólogos. Em alguns casos é feito a internação por um período.
- A.A (Alcoólicos Anônimos) é definido como uma comunidade, com caráter voluntário, de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.
N.A (Narcóticos anônimos) Narcóticos Anônimos é uma associação internacional ligada às bases da comunidade, formada por drogadictos em recuperação, que fornece apoio a outros adictos que querem se tornar livres das drogas.
Prevenção:
Tire tempo para alertar seus filhos sobre os perigos físicos e espirituais do uso de drogas. Diálogo e recreação com os filhos também são importantes. Mas acima de tudo procure saber com quem seus filhos andam e não se esqueça de estabelecer limites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário