quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MOTIVOS PARA NÃO FAZER CULTO DOMÉSTICO

Algumas pessoas citam as seguintes razões contra o culto doméstico em momentos regulares:

    Não existe na Bíblia nenhum mandamento explícito para se fazer o culto doméstico.
    Embora não haja uma ordenança explícita, os textos citados anteriormente deixam claro que as famílias adorariam a Deus diariamente.
    A nossa família não tem tempo para isso.
    Se vocês têm tempo para recreações e diversões, mas não têm tempo para o culto doméstico, pensem em II Timóteo 3:4-5, que adverte contra as pessoas que amam mais os prazeres do que a Deus; elas têm forma de piedade, mas negam o seu poder. O tempo tirado das atividades e negócios familiares para se buscar a bênção de Deus jamais é um desperdício. Se levarmos a sério a Palavra de Deus, haveremos de dizer: "Não posso, em minha família, deixar de dar prioridade a Deus e à Sua Palavra". Uma vez Samuel Davis disse o seguinte: "Se vocês fossem criados apenas para esse mundo essa objeção teria alguma força, mas como uma objeção assim soa tão estranhamente vinda de um herdeiro da eternidade! Digam-me por favor, para que é que lhes foi dado tempo? Não foi, principalmente, para que se preparassem para a eternidade? E vocês não têm tempo para aquilo que é a maior ocupação de todas as suas vidas?".
    Nem sempre é possível estarmos todos juntos.
    Se vocês têm horários conflitantes — particularmente quando os filhos mais velhos estão na faculdade — devem fazer o melhor que puderem. Não cancelem o culto doméstico se algum dos filhos não estiver em casa. Faça o culto doméstico quando a maior parte da família estiver presente. Se houver choque de horário transfira ou cancele a atividade que ameaça o culto, se possível. O culto doméstico deveria ser um evento não-negociável. Negócios, passa-tempos, esportes e atividades escolares são secundários ao culto doméstico.
    A nossa família é pequena demais.
    Richard Baxter disse que para formar uma família basta apenas um que governe e um que seja governado. Vocês só precisam de dois para fazer o culto doméstico. Como disse Jesus: "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18.20).
    A nossa família é muito diversificada para que todos se beneficiem.
    Faça um plano que cubra todas as idades. Leia um livro de histórias da Bíblia para as crianças pequenas, faça a aplicação de um provérbio para os mais velhos, e leia uma ou duas páginas de um livro para adolescentes. Um plano sábio pode superar as diversidades etárias. Além disso a variação nas crianças só afeta diretamente cerca de um terço do culto doméstico, não interfere em orar e louvar. Todas as faixas etárias podem cantar e orar juntas. Mas, lembre-se também que a instrução bíblica não tem obrigatoriamente de ser aplicável diretamente a todos os presentes. Quando você estiver ensinando aos adolescentes mais velhos, as crianças menores estarão aprendendo a ficar quietas.

    Contudo, não estenda demais a discussão, senão não conseguirá manter o interesse de todos. Se os adolescentes quiserem continuar a conversa, recomece-a depois de ter encerrado com uma oração e de ter dispensado os pequenos. Semelhantemente, enquanto você ensina aos pequenos, os mais velhos estão ouvindo. Eles também estão aprendendo pelo exemplo como ensinar às crianças menores. Quando casarem e tiverem filhos vão se lembrar de como você conduzia o culto doméstico.

    Não sou bom em liderar a nossa família no culto.
      peça orientação a pastores e pais que temam a Deus. Pergunte-lhes se podem lhe visitar e se também podem lhe mostrar como conduzir o culto doméstico, ou se podem lhe observar e dar sugestões. Terceiro, comece com o básico. Creio que vocês já estejam lendo as Escrituras e orando juntos. Senão, comece a fazer isso. Se já estão lendo e orando juntos acrescente uma ou duas perguntas à porção lida e cante alguns salmos e hinos. Vá aumentando um ou dois minutos a cada semana até que cheguem aos vinte minutos. A sua habilidade crescerá com a prática. É como disse George Whitefield: "o coração corretamente motivado não requer habilidades incomuns para realizar o culto doméstico de maneira decente e edificante"

    E o mais importante, peça ao Espírito Santo para Lhe mostrar como fazê-lo, e assim a boca fala daquilo que está cheio o coração. Como afirma Provérbios 16:23: "o coração do sábio é mestre de sua boca e aumenta a persuasão nos seus lábios". Será que o nosso verdadeiro problema com o culto doméstico não seria menos a nossa incapacidade de orar, ler e instruir e mais o deixarmos de nos apegar com entendimento às extraordinárias promessas e poder que Deus nos concedeu para moldarmos os Seus filhos da Aliança para a Sua glória?

    Alguns dos nossos familiares não irão participar.
    É possível haver famílias em que seja difícil fazer o culto doméstico; esses casos, no entanto, são raros. Se você tiver filhos difíceis, siga uma regra simples: sem Escritura, sem louvor e sem oração, quer dizer sem comida. Diga: "Nesta casa, serviremos ao Senhor. Todos nós respiramos, por isso todos em nossa casa têm que louvar ao Senhor". O Salmo 150:6 não faz exceção, nem mesmo para os filhos não convertidos. Ele diz: "Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!".
    Não queremos tornar os nossos filhos não convertidos em hipócritas.
    Um pecado não justifica o outro. O padrão mental que apresenta essa objeção é perigoso. Quem não é convertido jamais poderá recorrer à condição de inconverso para negligenciar um dever. Não encoraje os seus filhos a usarem essa desculpa para fugirem do culto doméstico. Enfatize a necessidade que têm de utilizarem todos os meios de graça.
    Eu sou desafinado.
    Estimule os seus filhos a aprenderem a tocar piano ou órgão. Ou grave alguns salmos e hinos numa fita, digite as letras e acompanhe a gravação em conjunto com a sua família. O uso da música foi um dos pontos fortes dos reformadores. Lutero disse: "Aquele que não percebe o dom e a perfeita sabedoria de Deus nas Sua maravilhosas obras musicais, é mesmo um tolo, e não é digno ser considerado homem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4