quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SUGESTÕES PARA O CULTO DOMÉSTICO

Pondo em Prática o Culto Doméstico

Eis algumas sugestões para auxiliarem a se estabelecer nos lares um culto doméstico que honre a Deus. Cremos que isso evita dois extremos: a abordagem idealista que está muito além do alcance até mesmo do lar mais temente a Deus; e a abordagem minimalista, que abandona o culto doméstico diário porque o ideal parecer estar bem longe de ser alcançado.

Preparando-se para o Culto Doméstico

Mesmo antes de começar o culto doméstico, devemos orar em particular pela bênção de Deus sobre ele. Em seguida devemos planejar o "o que", "o onde" e "o quando" do culto doméstico.

1. O Quê. Isso inclui, de modo geral, a instrução na Palavra de Deus, orar diante do trono de Deus e cantar para a glória de Deus. Mas precisamos detalhar mais esses específicos do culto doméstico.

Primeiro, tenha Bíblias e exemplares do Saltério e folhas de cânticos para todas as crianças que sabem ler. Para as criancinhas que ainda não sabem ler, leia alguns versículos da Escritura e selecione um texto para ser decorado pela família. A família deve dizê-lo várias vezes em voz alta e então, para ilustrar o texto, reforce-o com uma breve história da Bíblia. Reserve tempo para ensinar a essas crianças uma ou duas estrofes de uma seleção do Saltério e encoraje-as a cantá-las com você.

Para as criancinhas, experimente utilizar "As Verdades da Palavra de Deus", com um guia para professores e pais que ilustra cada uma das doutrinas. Para as crianças maiores de nove anos experimente a série "Doutrina da Bíblia" de James Beeke, que vem com o livro do professor. Em qualquer caso, explique às crianças aquilo que lê, e faça-lhes uma ou duas perguntas. Depois cante um ou dois salmos e um hino edificante ou um bom cântico como "Ouse ser como Daniel". Conclua com uma oração.

Leia uma passagem da Escritura para as crianças mais velhas, memorize-a com elas e faça a aplicação de um Provérbio. Pergunte-lhes como é possível aplicar esses versículos à vida diária, ou talvez leia uma porção dos evangelhos e a sua seção correspondente nos "Pensamentos Expositivos sobre os Evangelhos" de J. C. Ryle, que é simples, mas profundo. Seus pontos são claros e ajudam a promover discussão. Talvez queira ler porções de uma biografia inspiradora. Não permita, contudo, que a leitura de literatura edificante substitua a leitura da Bíblia e a as suas aplicações.

"O Peregrino" e a "Guerra Santa" de John Bunyan, ou as meditações diárias de Charles Spurgeon são apropriadas a crianças espiritualmente mais conscientes. Crianças maiores se beneficiarão também do livro de William Jay, "Exercícios [Espirituais] Matinais e Vespertinos", do "Tesouro Espiritual" de William Mason, e do "Porções Matinais e Vespertinas". Depois dessas leituras cante alguns salmos conhecidos e talvez aprenda um novo antes de concluir com uma oração.

Devem-se usar também os credos e as confissões da igreja. Deve-se ensinar às crianças menores o Credo dos Apóstolos e a Oração do Senhor. Se você for aderente dos padrões de Westminster, leve seus filhos a memorizarem o Breve Catecismo pouco a pouco. Se na sua congregação prega-se o Catecismo de Heidelberg, nos sábados pela manhã leia o "Dia do Senhor" desse Catecismo que o ministro usará para pregar à igreja no domingo imediato. Se tiver o Saltério, pode-se usar ocasionalmente as formas de devoção que se encontram em "Orações Cristãs".[ O uso dessas formas em casa dará a você e a seus filhos a oportunidade de aprenderem a usá-las de modo edificante e proveitoso, habilidades que lhe serão totalmente proveitosas quando as formas litúrgicas forem usadas como parte do culto público

2. Onde. O culto doméstico pode ser realizado em torno da mesa de jantar; contudo, pode ser melhor fazê-lo na sala, onde há menos distrações. Seja qual for a dependência que escolher certifique-se de que tudo de que necessita esteja lá. Antes de começar retire o telefone do gancho, ou programe o aparelho de fax e a secretária-eletrônica para receberem as ligações. Seus filhos devem entender que o culto doméstico é a atividade mais importante de todo o dia e, que não deve ser interrompida por nada.

3. Quando. Idealmente, o culto doméstico deveria ocorrer duas vezes ao dia: pela manhã e ao entardecer. Isso se ajusta melhor às diretrizes bíblicas para o culto tanto na economia do Velho Testamento — quando o começo e o fim de cada dia eram santificados pela oferta de sacrifícios matinais e vesperais e também por orações pela manhã e ao entardecer — quanto na igreja do Novo Testamento, que parece ter seguido o padrão de orações matinais e vespertinas. O Diretório de Culto de Westminster declara: "O culto doméstico, que deve ser praticado por todas as famílias — normalmente pela manhã e ao anoitecer — consiste de oração, leitura da Escritura e o cântico de louvores".

Para algumas famílias o culto doméstico é quase impossível mais que uma vez ao dia, depois do jantar. De um modo ou de outro, os chefes de família devem estar atentos aos horários da casa de modo a garantir a participação de todos. Ao programar o horário da família aplique o princípio de Mateus 6:33 ("buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas").

Mantenha cuidadosamente o horário do culto doméstico. Se souber com antecipação que, num certo dia, não será possível realizá-lo no horário normal, redefina o horário do culto, mas não deixe de cumpri-lo, isso pode cair no costume. Quando conseguir cumprir os horários que determinou, planeje cuidadosamente e prepare tudo de antemão para fazer valer cada minuto. Lute contra todos os inimigos do culto doméstico.

Durante o Culto Doméstico

Durante o culto doméstico tenha os seguintes objetivos:

1. Brevidade. Como disse Richard Cecil; "que o culto doméstico seja curto, saboroso, terno, celestial". Cultos domésticos longos demais deixam as crianças inquietas e pode provocar-lhes a ira.

Se você realiza o culto doméstico duas vezes no dia, tente dez minutos pela manhã e um pouco mais à noite. Um período de vinte e cinco minutos de culto doméstico poderia ser distribuído assim: dez minutos para leitura e instrução bíblica; cinco minutos para ler uma porção diária ou um livro edificante ou discutir alguma questão à luz da Bíblia; cinco minutos para cantar; e cinco minutos para orar.

2. Coerência. É melhor ter vinte minutos de culto doméstico todo dia do que apelar para períodos mais extensos em menos dias — digamos, quarenta minutos na segunda-feira e saltando a terça-feira. O culto doméstico nos proporciona "o maná que cai todos os dias à porta da tenda, para que as nossas almas se mantenham vivas", assim escreveu James W. Alexander em seu excelente livro sobre o culto doméstico.

Não admita justificativas para não fazer o culto doméstico. Se perdeu a paciência com um dos filhos meia hora antes da hora do culto doméstico, não diga: "seria hipocrisia minha dirigir o culto doméstico, vou deixar de fazê-lo hoje". Não é preciso fugir de Deus em tais momentos. Antes, deve voltar-se para Deus como um publicano arrependido. Comece o momento de culto pedindo a todos aqueles que testemunharam a sua falta de controle que lhe perdoem, em seguida ore a Deus para que o perdoe. As crianças lhe respeitarão por isso. Elas tolerarão as fraquezas e até mesmo os pecados em seus pais, desde que eles confessem os seus erros e procurem seguir sinceramente o Senhor. Eles e vocês sabem que o sumo sacerdote do Velho Testamento não era desqualificado por ser pecador, por isso é que antes de poder oferecer sacrifícios pelos pecados do povo ele era obrigado a oferecer sacrifícios em favor de si mesmo. Tampouco você e eu somos desqualificados hoje por causa de pecados confessados, pois a nossa suficiência está em Cristo e não em nós mesmos. Como disse A. W. Pink: "Não são os pecados do crente, mas os seus pecados inconfessos, que obstruem o canal da bênção e faz com que tantos percam o melhor de Deus".

Dirija o culto doméstico com mão firme e paternal, e coração sereno e penitente. Mesmo quando estiver extremamente cansado depois de um dia de trabalho, ore por forças para levar adiante a sua responsabilidade de pai. Lembre-se de que Jesus Cristo foi à cruz por você cansado ao extremo e exaurido, mas nunca retrocedeu da Sua missão. Ao negar-se a si mesmo, verá como Ele lhe fortalece durante o culto doméstico de tal modo que na hora de o encerrar, a sua exaustão estará superada.

3. Solenidade esperançosa. "Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor" é o que nos diz o Salmo 2. No culto doméstico precisamos demonstrar esse equilíbrio entre esperança e espanto, temor e fé, arrependimento e confiança. Durante este momento fale naturalmente, mas com reverência, usando o tom que usaria ao falar com um amigo profundamente respeitável sobre assunto sério. Espere por grandes coisas de um grande Deus que é fiel à Aliança.

Sejamos mais específicos:

1. Na leitura da Escritura:

    Tenha um plano.Leia dez ou vinte versículos do Velho Testamento pela manhã e dez ou vinte do Novo Testamento à noite. Ou então leia séries de parábolas, milagres ou porções biográficas. Leia, por exemplo, de I Reis 17 a II Reis 2 para estudar o profeta Elias. Ou siga um tema ao longo da Escritura. Não seria interessante, por exemplo, ler as assim chamadas "cenas noturnas" — todas as histórias da Escritura que ocorreram à noite? Ou ler as partes da Escritura que acompanham os sofrimentos de Cristo da Sua circuncisão ao Seu sepultamento. Ou ler uma série de seleções que salientam os diversos atributos de Deus? Mas tenha a certeza de ler toda a Bíblia ao longo de um tempo. Como disse J. C. Ryle: "preencha as suas mentes com a Escritura. Deixe a Palavra habitar neles ricamente. Dê-lhes a Bíblia, toda a Bíblia, mesmo sendo jovens".
    Leve em conta as ocasiões especiais. Aos domingos pela manhã pode-se querer ler o Salmo 48, 63, 84, 92 ou 118 ou João 20. No Dia do Senhor em que for administrada a Ceia do Senhor leia o Salmo 22, Isaías 53, Mateus 26 ou parte de João 6. Antes de partir de férias com a família reúna-a na sala e leia o Salmo 91 ou o Salmo 121. Quando houve alguém doente na família leia João 11. Quando alguém estiver passando por grande sofrimento por causa de provação prolongada, leia Isaías 40 a 66. Quando um crente em Cristo estiver à morte, leia Apocalipse 7.21 e 22
    Envolva a família. Cada um dos membros da família que sabe ler deve ter uma Bíblia para acompanhar a leitura. Leia a Bíblia com expressividade e entonação, como o livro vivo e cheio de fôlego que é. Designe algumas porções para serem lidas por sua esposa e seus filhos — inclusive para as crianças em idade pré-escolar que ainda não sabem ler. Pegue a criança de quatro anos em seu colo e sussurre algumas palavras ao seu ouvido e peça para que as repita em voz alta. Um ou dois versos "lidos" dessa maneira são o suficiente para que ela se sinta incluída na leitura da Bíblia em família. Crianças mais velhas poderão ler quatro ou cinco versículos cada uma, ou pode-se determinar a leitura completa para cada um dos filhos a cada dia. Ensine os seus filhos como ler articuladamente e com expressão. Não os deixe mastigar as palavras nem as metralhar de uma vez. Ensine-as a ler com reverência. Ofereça uma breve palavra de esclarecimento ao longo da leitura, conforme as necessidades das crianças menores.
    Estimule a leitura e o estudo da Bíblia em particular. Assegure-se de que você e seus filhos encerrem o dia com a Palavra de Deus. Você poderia seguir um Calendário para a leitura da Bíblia de modo que os seus filhos lessem toda a Bíblia por eles mesmo uma vez por ano. Ajude a cada criança a montar a sua própria biblioteca de livros baseados na Bíblia.

2. Na instrução bíblica:

    Seja claro. Pergunte se os seus filhos compreendem aquilo que você está lendo. Seja claro na aplicação dos textos da Escritura. O Diretório de Culto da Igreja da Escócia (1647) dá aqui o seguinte conselho:

        A leitura da Escritura em família deve ser algo comum e recomenda-se que conversem sobre ela e que essa discussão leve-os ao bom uso daquilo que foi lido e ouvido. Por exemplo, se a palavra lida condenou algum pecado deve-se cuidar para que toda a família esteja prudentemente atenta e vigilante contra ele; se o texto menciona uma ameaça ou a aplicação dela, toda a família deve temer que o mesmo juízo, ou pior, caia sobre ela caso não se resguarde do pecado que a motivou; e, finalmente, se exigiu o cumprimento de uma obrigação ou discorreu sobre uma promessa, os familiares devem ser estimulados a buscarem de Cristo o fortalecimento e a capacitação para cumprirem o dever que lhes foi ordenado e para receberem o consolo oferecido. Em tudo isso o chefe da casa deve ter a liderança, mas qualquer um dos membros da família pode suscitar questões ou dúvidas a serem resolvidas.

    Encoraje o diálogo da família em torno da Palavra de Deus conforme o conhecido procedimento hebraico de perguntas e respostas (cf. Êxodo 12; Deuteronômio 6; Salmo 78). Estimule especialmente os adolescentes a que façam perguntas; ajude-os a se soltar. Se não souber as respostas, diga-lhes e os encoraje a procurá-las. Tenha um ou mais comentários à mão, como os de João Calvino, Matthew Poole e Mathew Henry. Lembre-se: se você não conseguir dar respostas aos seus filhos eles as conseguirão num outro lugar qualquer — e quase sempre as respostas erradas.

    Seja puro na doutrina. Tito 2:7 nos diz: "Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível". Não abra mão da precisão doutrinária quando ensinar os seus filhos pequenos; procure ser simples e conveniente.
    Seja relevante na aplicação. Quando for conveniente, não tenha medo de partilhar das suas experiências, mas faça isso de modo simples. Utilize ilustrações concretas. O ideal seria amarrar as instruções bíblicas com aquilo que vocês ouviram recentemente nos sermões.
    Seja carinhoso. O livro de Provérbios usa continuamente a expressão "filho meu", mostrando o calor, o amor e a importância no ensinamento de um pai temente a Deus. Quando tiver que infligir as feridas de um pai-amigo aos seus filhos, faça-o com amor sincero. Diga-lhes que você tem que comunicar todo o conselho de Deus porque não pode suportar o pensamento de passar a Eternidade apartado deles. Meu pai sempre nos dizia, entre lágrimas: "Filhinhos, não posso deixar de ter nenhuma de vocês no céu".

    Diga aos seus filhos: "nós lhes daremos todos os privilégios que uma Bíblia aberta nos permitir dar, mas se lhes dissermos não, vocês precisarão entender que isso vem do nosso amor". Como disse Ryle: "o amor é o grandioso segredo do treinamento bem-sucedido. O amor da alma é a alma de todo amor".

    Exija atenção. Provérbios 4:1 diz: "Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento". Pais e mães têm verdades importantes para comunicar. Você deve exigir que se dê atenção às verdades de Deus em sua casa. No começo isso pode envolver ordens repetidas como: "Sente-se filho e olhe para mim quando eu falar. Estamos falando sobre a Palavra de Deus, e Deus merece ser ouvido". Não deixe que as crianças saíam de seus lugares durante o culto doméstico.

3. Na oração:

    Seja breve. Com poucas exceções, não ore por mais que cinco minutos. Orações tediosas fazem mais mal do que bem. Não ensine durante a sua oração, Deus não precisa de instrução. Ensine com os olhos abertos; ore com os olhos fechados.
    Seja simples sem ser superficial. Ore por coisas das quais os seus filhos já tenham algum conhecimento, mas não permita que as suas orações se tornem fúteis; não as reduza a pedidos frívolos e centrados em você mesmo. · Seja direto. Exponha as suas necessidades diante de Deus, rogue pelo seu caso e peça misericórdia. Diariamente cite nominalmente os seus adolescentes e as suas criancinhas e ore pelas suas necessidades. Isso é muito importante para eles.
    Seja natural, mas solene. Fale com clareza e reverência. Não fale com voz artificial, aguda ou monótona. Não ore nem alto nem baixo demais, nem ligeiro nem devagar demais.
    Diversifique. Não ore a mesma coisa todo dia, isso fica monótono. Desenvolva uma oração mais variada trazendo à memória e reforçando os diferentes ingredientes da oração verdadeira, que são:

    1. Invocação, adoração e dependência. Comece mencionando um ou dois títulos ou atributos de Deus, assim como: "Gracioso e Santo Deus...". A isso acrescente a declaração do seu desejo de adorar a Deus e a sua dependência da assistência dEle à sua oração. Diga, por exemplo: "Curvamo-nos humildemente diante de Ti, que és digno de ser adorado; oramos para que as nossas almas sejam elevadas à Tua presença. Assiste-nos com o Teu Espírito. Auxilia-nos a clamar pelo nome de Jesus Cristo, somente por quem podemos nos achegar a Ti".

    2. A confissão dos pecados da família. Confesse a corrupção da nossa natureza e em seguida confesse pecados cometidos de fato — especialmente os pecados diários e os pecados da família. Reconheça o castigo que merecemos das mãos de um Deus santo, e peça-Lhe para que perdoe todos os seus pecados por causa de Cristo.

    3. Petição por misericórdia pela família. Peça a Deus para que os livre do pecado e do mal. Você poderia dizer: "Ó Senhor, perdoa os nossos pecados pelo Teu Filho. Submete as nossas iniqüidades pelo Teu Espírito. Livra-nos da escuridão natural das nossas mentes e da corrupção dos nossos corações. Livra-nos das tentações a que fomos expostos hoje".

    Peça a Deus para lhe conceder bens espirituais e temporais. Ore para que Ele supra cada uma das necessidades cotidianas. Ore para que as suas almas estejam prontas para a eternidade.

    Lembre-se das necessidades familiares e interceda pelos amigos da família. Lembre-se de orar, em todas essas petições, para que seja feita a vontade de Deus; contudo não deixe que a sua submissão à vontade de Deus lhe impeça de argumentar com Deus. Rogue para que Ele ouça as suas petições. Suplique por cada um dos seus familiares, no caminho deles para a Eternidade. Intercede em favor deles apelando à Sua misericórdia, ao Seu relacionamento pactual com você e ao sacrifício de Jesus Cristo.

    4. As ações de graças como família. Agradeça a Deus pela comida e pela bebida, pelas misericórdias providenciais, pelas oportunidades espirituais, pela recuperação de saúde, pelo livramento do mal. Confesse: "As Tuas misericórdias são a causa de não sermos consumidos como família".

    Lembre-se da resposta à Pergunta 116 do Catecismo de Heidelberg, que diz: "Deus só concederá a Sua graça e o Espírito Santo àqueles que constante e sinceramente Lhe pedem esses dons e que Lhe são gratos por eles".

    5. Conclusão. Bendiga a Deus por Ele ser quem Ele é e pelo que tem feito. Rogue para que o Seu reino, poder e glória sejam sempre manifestos. Depois conclua com um "amém", que significa: "com certeza será assim".

    Matthew Henry disse que o culto doméstico matinal é um momento especial de louvor e para suplicar por forças para o dia e pela bênção divina sobre as suas atividades. O culto doméstico à noite deveria enfocar a gratidão, a reflexão penitente e as súplicas humildes pela noite.

4. No cantar:

    Cante cânticos doutrinariamente puros. Não há justificativa para cantar erros doutrinais por mais atraente que seja a melodia.
    Cante os salmos primeiro e antes de qualquer outra coisa, cante hinos edificantes. Lembre-se que os salmos — chamados por Calvino de "a anatomia de todas as partes da alma" — são a mina do ouro mais rico e da piedade bíblica profunda, viva e experimental à nossa disposição ainda hoje.
    Cante salmos simples, se tiver filhos pequenos. Quando selecionar um salmo para cantar procure por aqueles que as crianças podem lidar com facilidade, e por cânticos de particular importância para o conhecimento delas. Escolha cânticos que expressem a necessidade delas se arrependerem, de terem fé e de renovarem o coração e a vida. Escolha aqueles que revelam o amor de Deus por Seu povo e o amor de Cristo pelos cordeiros do Seu rebanho; ou ainda que os faça lembrar dos seus privilégios e deveres pactuais. As letras devem ser simples e claras e a melodia fácil de cantar.

    Por exemplo, veja no Saltério o número 53: "O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará". O texto é simples o suficiente para qualquer criança que já aprendeu a falar; só existem três palavras de mais de duas sílabas (justiça, transborda, eternamente). Palavras como "justiça", "bondade" e "misericórdia" devem ser apontadas e explicadas antes. Não se esqueça de começar dizendo às crianças que um pastor é alguém que toma conta das ovelhas que ele tem e que ama! Não é sábio assumir que essas coisas são suficientemente claras e auto-evidentes

    Cante de todo coração e com sentimento. Segundo diz Colossenses 3.23: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens". Medite nas palavras que está cantando. Discuta ocasionalmente alguma frase cantada.

Depois do Culto Doméstico

Quando se recolher à noite ore para que Deus abençoe o culto doméstico: "Senhor, usa a instrução para salvar a nossos filhos e para fazê-los crescer em graça e colocarem a sua esperança em Ti. Usa o nosso louvor ao Teu nome para que o Teu nome, o Teu Filho e o Teu Espírito sejam amados por suas almas imortais. Usa as nossas orações vacilantes para trazer os nossos filhos ao arrependimento. Senhor Jesus Cristo, sopra sobre a nossa família nesse momento de adoração o Teu Espírito e a Tua Palavra. Que estes sejam momentos de concessão de vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4