Passagem de Ônibus BIOMÉTRICA Começa a Valer a Partir de Novembro em São Paulo
Apocalipse 13.16 Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa,
17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome.
18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.
Uma das principais promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), o bilhete único mensal vai começar a ser usado em toda a capital a partir de novembro. Antes disso, em uma fase piloto, o serviço já estará disponível para portadores de deficiência, idosos e estudantes. O valor do bilhete ainda não foi definido pela Prefeitura.
1. passo O usuário se cadastra na internet para receber o bilhete único mensal
2. passo Cadastrado, ele vai pagar um valor fixo por mês - R$ 140. Em troca, pode usar o bilhete para viagens ilimitadas durante 30 dias.
3. passo O bilhete único mensal funcionará como o actual cartão, mas para impedir fraudes a Prefeitura quer que as catracas dos ônibus tenham leitores biométricos (de impressão digital)
2. passo Cadastrado, ele vai pagar um valor fixo por mês - R$ 140. Em troca, pode usar o bilhete para viagens ilimitadas durante 30 dias.
3. passo O bilhete único mensal funcionará como o actual cartão, mas para impedir fraudes a Prefeitura quer que as catracas dos ônibus tenham leitores biométricos (de impressão digital)
Conforme explicou com exclusividade para o jornal O Estado de S. Paulo, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, antes do cadastro físico será preciso preencher uma ficha pela internet, onde o passageiro terá também de informar o número do CPF. Depois, de forma escalonada, os passageiros serão chamados para o cadastro físico, onde será colhida uma impressão digital - que será usada em um sistema de identificação biométrica para usar os cartões. "É um cadastramento complicado", disse o secretário, que analisa a contratação de estagiários para fazer esse processo.
A implementação do bilhete único mensal depende também da conclusão do processo de renovação da concessão do serviço de ônibus da cidade. Dos actuais oito consórcios que operam o transporte público municipal - divididos por regiões -, os novos contratos prevêem apenas três empresas operando na capital. Os contratos actuais vencem em julho.
A Prefeitura publicou na quinta-feira (21), no Diário Oficial da Cidade, o edital para certificar empresas a fornecer os validadores do bilhete único mensal com leitura biométrica. O processo se encerra no fim do mês que vem. Cada um dos cerca de 15 mil ônibus e lotações da capital tem um.
"Os validadores terão de ter também GPS. Hoje, o ônibus não sai com validador desligado, mas pode sair sem GPS. Temos de mudar a tecnologia em função também de novas tecnologias que queremos instalar, como recarga na catraca, compra pela internet e pagamento com cartão do banco ou celular", afirmou o secretário. O acompanhamento eletrônico servirá para evitar fraudes.
No ano passado, a campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) estimou em R$ 140 o valor do bilhete único mensal - o que daria para fazer, actualmente, 46 viagens de ônibus (com direito a transferência gratuita para até três ônibus em três horas).
Sem falar no valor do novo bilhete - que também estará disponível na modalidade "bilhete semanal" -, Tatto reafirmou que a passagem de ônibus vai subir em junho, como já havia prometido o prefeito Fernando Haddad, e garantiu que o valor ficará dentro da inflação medida desde o último reajuste, em janeiro de 2011. Mas não revelou quanto custará a passagem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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