domingo, 15 de abril de 2012

A VERDADEIRA IGREJA DO VÉU

Transcrevo a mais recente notícia da fotografia vencedora do Word Press Photo , noticiada no Jornal de Noticias no dia 11 do corrente mês.
Jodi Beiber vence World Press Photo 2010

O retrato de uma mulher afegã, mutilada no nariz, valeu ao repórter fotográfico sul-africano Jodi Beiber o grande prémio do concurso internacional World Press Photo 2010, foi hoje anunciado em Amesterdão.
A fotografia, que fez a capa da revista Time a 01 de agosto de 2010, revela uma jovem afegã de 18 anos, Bibi Aisha, a quem o marido cortou o nariz e as orelhas por ela ter voltado para a família acusando-o de maus tratos.
Embora este ato de violência cause choque, para o júri do World Press Photo o retrato demonstra a dignidade da jovem afegã perante um caso de violência contra as mulheres.
Diário Digital / Lusa

Os diferentes véus islâmicos


Os diferentes véus islâmicos são:
 
A "burca"
Muitas mulheres envergam a burca porque muitos muçulmanos acreditam que o Alcorão (livro sagrado islâmico) exige que homens e mulheres “se vistam e comportem modestamente em público” (wikipédia).
Todavia, estudiosos deparam-se com o facto de a burca não ser especificamente mencionada no Corão e nem no Hadith (é um corpo de leis, lendas e histórias sobre a vida de Maomé), que apenas fala em cobrir o corpo das mulheres, sendo permissivel deixar o rosto, mãos e ocasionalmente pés descobertos.
Deste modo surge a questão: Então porquê o uso da burca? O seu uso foi imposto pela comunidade religiosa Talibã, que comandou o Afeganistão nos anos 2000.
O "niqab"
O niqab é um véu que cobre o rosto, excepto os olhos e é utilizado por mulheres muçulmanas que habitam em países da Península Arábica, podendo também ser visto em outros países de tradição religiosa muçulmana. Allah diz no Alcorão (significado em português): “Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às esposas dos crentes que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas. Sabei que Allah é Perdoador, Misericordiador”. [Al-Ahzab 33: 59].
 
O “hijab”
O hijab deixa o rosto descoberto e é utilizado pela maioria das muçulmanas que vivem em países ocidentais. Este véu é obrigatório na Arábia Saudita e na República Islâmica do Irã, além de governos regionais noutros países, como na província Indonésia e Achém.
O “xador”
O xador é uma vestimenta tradicional das mulheres do Irã e cobre todo o corpo dos pés à cabeça, sendo usado sobretudo pelas seguidoras do islamismo. É preso com as mãos ou com os dentes, ou envolvendo suas extremidades em volta da cintura.
 
Entre os motivos que proíbem o uso destes véus está a sua ligação à criminalidade, uma vez que é dificil saber quem está escondido atrás de um véu integral, já sem aprofundar a dignidade das mulheres obrigadas a vestir estes adereços pela família.
O certo é que debaixo de burcas e niqabes facilmente se ocultam bomba ou armas, pelo que a sua proibição é mesmo uma questão de protecção da integridade e dos direitos de todos nós.
 
Hoje, após uma bela tarde passada numa das maravilhosas praias da minha cidade, com vista sobre o Rio Sado, no coração da Serra da Arrábida, surgiu a ideia de começar este blog, tendo como importância salientar a triste e, por muitos desprezada, realidade das mulheres que envergam a burca (véu que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos) ou o niqab (véu que deixa apenas os olhos de fora).
Enquanto junto à minha lista de biografias e auto-biografias lidas, considero importante destacar e dar a conhecer, a quem não tem tanto tempo disponível para se entregar à leitura, as condições, castigos, princípios, amarguras nas quais vivem muitas mulheres, vítimas da cultura e religião em que nasceram ou para a qual foram movidas.
 
 
"A cidadania deve ser vivida com a face descoberta", presidente Nicolas Sarkozy.
 
AS MULHERES DEVEM OU NÃO USAR VEU NA IGREJA
 

A palavra grega para véu é “peribaion” e significa “jogar em volta”. É Paulo quem fala sobre o véu, e apenas mencionou-o na problemática Igreja de Corinto, e mais em nenhuma outra epístola, e mesmo em todo o Novo Testamento, nada há a respeito, nem outros apóstolos ou o Senhor Jesus a ele se referiram.
Algumas religiões exigem que as mulheres só entrem na Igreja e orem cobrindo a cabeça com um véu. Alguém dirá: mas o apóstolo Paulo disse: “Não é decente a mulher orar descoberta”. Repito, isso não é doutrina, mas um conselho ou regulamentação temporal, porque a tendência dos costumes e hábitos é mudar. Ao dizer que era desonroso uma mulher orar sem véu, Paulo não se referia à desonra diante de Deus, mas diante dos homens, por causa da tradição familiar e social, e costumes daqueles dias. Naquela época, as mulheres não podiam sair às ruas sem o véu cobrindo o rosto. Elas seriam mal vistas e suspeitas. A tradição (Judaica e árabe) daquela época ensinava, que a beleza da mulher só podia ser vista pelo marido, e o véu era sinal de submissão da mulher ao mesmo.
As referências em 1 Coríntios 11:2-16 às “tradições” (verso2) e aos “costume[s]” (verso16) parecem comprovar a nação de que o uso litúrgico do véu era apenas uma norma cultural, em harmonia com o estilo do vestuário cristão oriental da época, e não um mandamento normativo para as demais culturas que não possuem tal costume. Exigir, ainda hoje, que as mulheres cubram a cabeça com um véu ao adentrarem um templo ocidental é uma imposição legalística e artificial.
Russel Norman Champlin escreveu entre outras coisas o seguinte sobre 1 Coríntios 11:2-16: “Paulo escreveu aqui do ponto de vista de um rabino, como representante da antiga cultura judaica”
- O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo,
vol. IV, pág. 171.
Nos dias de hoje, ainda é obrigatório às mulheres usarem véu na igreja? Claro que não. Veja:
“... pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu(1 Cor. 11:16).
A Bíblia diz mais: Naquele dia, tirará o Senhor... os véus esvoaçantes” (Isa. 3:18e19).
Assim diz o Senhor Deus: Ai dos que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulaões das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para caçarem alma!... (Ezeq.13:18).
Há referência ao véu no Antigo Testamento, das quais se deduz que naqueles tempos as mulheres de má fama o usavam. No caso de Tamar que adulterou com seu sogro cobrindo-se com um véu (Gên. 38:13-19, 24).

Um comentário:

  1. A respeito do véu eu prefiro imitar o apóstolo Paulo que respeitosamente foi um homem de Deus do que você com sabedoria humana e suas interpretações sem inspirações.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4