A
invasão alienígena é um tema comum em histórias e filmes de
ficção científica, nos quais uma sociedade
extraterrestre tecnologicamente superior invade a
Terra com o intuito de tomar o lugar da espécie humana ou de
escravizá-la sob um sistema
colonial, ou, em alguns casos, para usar os humanos como comida.
O cenário da
invasão tem sido usado como uma
alegoria para protestos contra a
hegemonia militar e os males sociais de uma época.
The War of the Worlds de
H.G. Wells é visto geralmente como uma acusação ao
colonialismo europeu e sua "
diplomacia das canhoneiras" — estabelecendo um tema comum para futuras histórias de invasão alienígena, o que força as audiências nas sociedades do
mundo ocidental a simpatizar com os conquistados e não com os conquistadores.
Perspectivas de invasão tendem a variar de acordo com o estado corrente do mundo e a percepção que se tem da ameaça. A invasão alienígena foi uma
metáfora comum na ficção científica
estadunidense durante a
Guerra Fria, ilustrando os medos quanto à ocupação estrangeira (isto é,
comunista) e a
devastação nuclear do povo norte-americano. Exemplos destas histórias incluem "The Liberation of Earth" de
William Tenn e
The Body Snatchers.
Deve ser notado que os alinígenas tendem a observar (valendo-se de experimentos, em alguns casos) ou invadir (como em
Plan 9 from Outer Space e com os
daleks da
série de televisão "
Dr. Who" e outros) em vez de ajudar a população da Terra a adquirir a capacidade para participar em assuntos interplanetários, com poucas exceções, como no encontro original envolvendo os
vulcanos de
Star Trek: First Contact.
Os cenários mais comuns de invasão alienígena envolvem os extraterrestres pousando na Terra, destruindo ou abduzindo pessoas, combatendo e derrotando as forças militares terrestres e em seguida, destruindo as principais cidades do planeta. Geralmente, o grosso das histórias segue as batalhas entre os invasores e os exércitos da Terra, como em The War of the Worlds. Todavia, nem todas as histórias de invasão alienígena seguem este enredo. Em alguns relatos, os invasores alienígenas irão disfarçadamente subverter a sociedade humana usando disfarces, mudança de aparência ou aliados humanos. Em outras histórias, os alienígenas obtém uma vitória esmagadora sobre a humanidade e a trama ocorre após a tomada do poder pelos invasores. Em alguns casos, os alienígenas não vem do espaço exterior, mas das profundezas da Terra ou de outra dimensão. E, em algumas obras de ficção, os invasores podem não ser realmente alienígenas, mas criaturas demoníacas.
Infiltração alienígena
É uma variação familiar do tema da invasão alienígena. Neste cenário, os invasores tipicamente assumem forma humana e podem se mover livremente através da sociedade humana, inclusive ao ponto de assumir posições de comando. Este tipo de invasão geralmente enfatiza medos
paranóicos e foi muito comum nos
Estados Unidos durante a
Guerra Fria, com a suspeita de agentes comunistas infiltrados em toda parte, mas tem sido comum no decorrer de qualquer época de mudança e agitação social. Os exemplos clássicos desta variação incluem
Invasion of the Body Snatchers, a gradual transformação de humanos em alienígenas "híbridos" nas séries de TV
Invasion,
Threshold,
Invader Zim, em
The Puppet Masters de
Robert A. Heinlein e no conto
Who Goes There? de
John W. Campbell, Jr., a qual foi filmada em
1951 por
Howard Hawks como
The Thing from Another World, e que teve uma adaptação mais fiel realizada por
John Carpenter em
1982 como
The Thing.
Ocupação alienígena
Cenário que pode ocorrer em muitas histórias de invasão. Em resumo, os alienígenas vencem, ocupam a Terra e dominam a civilização humana, ao menos até que a resistência humana derrube os alienígenas e/ou seus
governos fantoches. Muitas histórias de ocupação são influenciadas por invasões humanas reais conduzidas por governos
totalitários, tais como a
Alemanha Nazi, na qual os invasores extraterrestres apóiam as infraestruturas de governo humano existentes que bem recebam os novos senhores alienígenas ou que excluam governos opositores e os reconstruam a sua própria imagem e reforcem sua soberania através do uso de colaboradores e da polícia secreta. Exemplos da vida sob ocupação alienígena podem ser vistos na série de TV
V, na série de livros
The Tripods de
John Christopher e a série de
jogos de computador Half-Life.
Incursões alienígenas
São invasões extraterrestres de curta duração. Os alienígenas são incapazes de suportar uma invasão em larga escala devido ao seu número reduzido e em vez disso, usam o choque de sua chegada para espalhar o terror. Outras histórias seguindo esta linha de raciocínio mostram os alienígenas conduzindo incursões de reconhecimento e sondagem da população da Terra e, especialmente, de suas forças militares. Também, os invasores tentam escolher pontos isolados, tais como desertos, fazendas em áreas rurais nos
Estados Unidos, como área de observação ou zona de pouso. Este tipo de trama provê uma possibilidade melhor de que pequenos grupos, como policiais e militares locais, ou mesmo cidadãos comuns, tenham a capacidade de repelir os invasores e voltar à vida normal após o evento. Por causa de restrições orçamentárias, esta variação era bastante comum em
filmes B de
ficção científica da
década de 1950, tais como
It Came from Outer Space,
Teenagers From Outer Space e
Plan 9 From Outer Space. Também aparece no filme
Signs, visto que os invasores não desejam que as potências mundiais retaliem usando armas nucleares.
Invasão alienígena benevolente
Esse tema raramente tem sido explorado na ficção. Com este tipo de história, os invasores, num tipo de "
fardo do homenzinho cinza/verde", colonizam o planeta num esforço para
disseminar sua cultura e "civilizar" os nativos "bárbaros" ou observar secretamente e ajudar os terrestres a salvarem-se de si mesmos. O primeiro tema compartilha muitas características com a ficção de ocupação hostil, mas os invasores tendem a encarar os povos dominados como educandos ou iguais, em vez de cobaias e escravos. O segundo tema, do observador oculto, é um tema paternalista/maternal. Nesta ficção, os alienígenas intervém nos assuntos humanos para evitar que estes se destruam a si mesmos, tais como Klaatu e Gort em
The Day The Earth Stood Still, alertando os líderes da Terra para abandonar seus métodos belicistas e exortando-os a se juntar a outras civilizações de viajantes espaciais antes que se auto-destruam ou sejam destruídas por uma união interestelar. Outros exemplos de uma invasão alienígena benéfica é o filme para TV
The Questor Tapes, de
Gene Roddenberry e o episódio "Assignment: Earth" da série "
Star Trek" clássica, bem como
Childhood's End de
Arthur C. Clarke, o
anime e a série de romances
Crest of the Stars e a série de livros
Uplift de
David Brin.
Invasão de demônios
Outra concepção de invasão alienígena é a
invasão alienígena de demônios, na qual os invasores são
demônios inspirados na
Bíblia ou outra religião, que se infiltram na Terra, atacam a humanidade, assumem o controle da sociedade humana (disfarçados de humanos) e fazem guerra contra os santos, cumprindo os eventos descritos no
Livro da Revelação ou outra profecia religiosa inventada para a história. Tanto a série de
jogos de computador Doom e as séries
hentai Legend of the Overfiend seguem esta concepção. O romance
Childhood's End pode ser visto como uma forma de invasão alienígena demoníaca, por conta da aparência diabólica dos Mestres Supremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário