sábado, 7 de janeiro de 2012

A GLOBO É GOSPEL?

 

A Globo é gospel!

O imenso e desavisado rebanho parou de frente pra tela naquele "dia histórico"; a emissora de TV que mais recebe críticas por parte dos crentes, por alguns momentos, é gospel, a Vênus platinada rendeu-se ao som das igrejas. Nós falamos mal da TV Globo desde que eu me entendo por crente, e olha que faz tempo pra dedéu.

A imensidão deste rebanho vem de cálculos equivocados do IBGE que ajuntou no mesmo balaio a velha e boa Igreja Evangélica, Histórica e filha da Reforma e os grupos pós-cristãos e a isso ainda se somou os pseudopentecostais, deu nisso, todo mundo agora é chamado de crente; desavisado, pois nós os crentes somos desse jeito, temos o péssimo hábito de abrir o coração, um largo sorriso e a porta da nossa casa diante do primeiro aleluia que ouvimos.

Não foi diferente quando os galácticos da música gospel aterrissaram no planeta global, aquilo é outro mundo chique, glamoroso, poderoso, elegante e emagrecedor; o mercado gospel com suas músicas e bugigangas ambas de plástico (já ouviu falar de exceções, né?) movimenta milhões e milhões de reais e estava na hora do clã dos "Marinho" reclamar seu quinhão.

Mas, preste atenção aqui, eu conheço de entretenimento e aquilo acontecendo ali era entretenimento de qualidade, a aparência era boa, até a desengonçada ficou atraente; espetáculo como a Globo faz, ninguém mais faz.

Entretanto, é só isso, o programa não decepciona naquilo a que se propõe: distrair os crentes e faturar; o produto vende por si, somos um mercado voraz, compramos qualquer coisa na qual escrevam as letras do nome de Jesus. Na ânsia de ser aceita na tribo, parte dos crentes encarou o papel de bufões da aldeia global.

Permita-me insistir numa coisa que insistimos em fazer de conta que não percebemos: aquilo ali acontecendo é diversão com padrão da maior fábrica de ilusões do planeta, a TV. Uma produção acima do nível habitual das coisas que os crentes levam pra casa diariamente tentando se livrar do tédio; mesmo com as músicas ruins uma atmosfera de aparente santidade invade a sala, paira sobre nós e nos faz sentir bem. Já tomei muito desse trem quando era mais novo.

Aquilo tudo acontecendo ali, porém, por mais inusitado, bonito e iluminado que seja, é inútil.

Quando o propósito do seu coração for o louvor ao nome de Jesus, aquele é o endereço errado, aquilo é pra divertir e não pra ser levado a sério; sua alma tem o anseio de adorar a Jesus, o Cristo de Deus? Então seja honesto com você e fiel à Bíblia e assuma que aquilo acontecendo ali não pode lhe ajudar no inigualável ato da adoração, aquilo é inútil. O gesto simples de louvor foi deixado de fora. Todo o espaço foi ocupado pelos egos excitados.

O restrito e quase blindado mundo gospel tem suas interessantes exceções e seria estupidez não ressaltar que gente comprometida com o Reino transita por entre as nuvens de "pop-star gospel"; há homens e mulheres que louvam, adoram e ministram sobre o rebanho, afinal, Deus tem o bom hábito de semear trigo nos canteiros de joio.

A inutilidade é visível nas letras, melodias e posturas, gente que até canta bonitinho, mas que não passa disso, não sobreviveria por uma noite se da voz dependesse o pão, mas se arvoram e tem aparência de músicos de verdade tendo como trampolim e estrado a Igreja, que é santa e amada do Senhor Jesus Cristo.

Há no meu coração uma esperança de ver algum valor nisso tudo, afinal, quando lemos a carta de Paulo aos Filipenses descobrimos que ele também ficava pasmo com certas situações que surgiam na Igreja à sua época, na carta ele tece algumas considerações a respeito da sua prisão e a oportunidade de avanço do anúncio do Evangelho, ele via oportunidade em qualquer situação, então vejamos:

Filipenses 1:12 diz: "Irmãos, quero que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para o avanço do Evangelho", até na sua prisão o apóstolo enxerga oportunidades de o Evangelho alcançar vidas e, se a cadeia e a guarda pretoriana incitavam a alma missionária de São Paulo, as aparições do dream team gospel na telinha da Globo podem resultar em algo que eles não planejaram, vidas sendo alcançadas.

São Paulo, que nada tinha de desavisado afirma que havia aqueles que anunciavam com intenções limpas, por amor às pessoas, talvez em proporção bem menor quando comparados àqueles que ministravam com espúrios intentos ocultos em seus corações, por inveja, discórdia, interesses vis e torpe ganância. Fp 1:14-18

Além disso, boa parte das pessoas que ali se apresentam, mesmo equivocadas e deslumbradas, não necessariamente nesta ordem, são crentes em Jesus, ou pelo menos conhecem a Palavra e sabem daquela conversa – João 4: 23,24 - entre o Senhor Jesus e a samaritana, sabem que Deus não se deixa enganar ou d’Ele zombar; a esperança é desses que hoje manejam o Evangelho por interesse próprio sejam tocados e tornem-se o tipo de adoradores que adoram em Espírito e em verdade; sem holofotes, cifrões nem autógrafos, e sem fãs-clubes gospel, pois fanatismo não combina com adoração a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4