sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

É PECADO COMER SANGUE? CHOURIÇO?


sangue, comer sangue, Bíblia, lei, comer sangue é pecado?#VocêPergunta: A Bíblia diz que é proibido comer sangue.

Pergunto: Hoje, comer sangue de animais é pecado? Sendo que a carne é entremeada de sangue? Adianto que como, mas gostaria de uma explicação bíblica para ter argumentos.

Caro leitor, a lei sobre não comer sangue de animais puros foi dada por Deus aos israelitas.
O principal objetivo dessa lei era a de o povo respeitar o sangue dos animais, pois eles eram dados como expiação dos pecados do ser humano (Lv 17. 10-16). Além disso, as leis sobre as restrições alimentares também visavam diferenciar o povo de Deus (os israelitas), dos gentios (os outros povos). Nesse sentido, o povo devia ser santo (separado, consagrado ao Senhor), obedecendo todas as Suas leis.

Em nosso tempo comer sangue não é pecado. A restrição de comer sangue cai por terra quando Jesus suspende as restrições alimentares a partir da nova aliança de Seu sangue, a aliança da graça que agora incluí os gentios. Por isso, agora não há mais necessidade dessa diferenciação, pois os gentios são incluídos na aliança. Outro fato importante é que, após o sacrifico pleno e perfeito de Cristo, não existe mais o sistema sacrificial usando animais.

Temos três textos importantes que nos ajudam a compreender melhor a questão:

“…porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele [Jesus] puros todos os alimentos (Mc 7. 19).
 Como vemos, as restrições alimentares já não fazem sentido e foram abolidas por Cristo.

Romanos 14. 1-6 – Nesse texto Paulo fala um pouco sobre a questão das restrições alimentares e compara as pessoas presas a elas como ainda “fracos” ou com uma fé ainda frágil.
“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir…” (Cl 2. 16-17).
Vemos aqui que a questão da “comida” (como vista na lei) é colocada como sombra de algo maior que viria: Jesus Cristo e a plenitude da graça. A questão sobre comer sangue está incluída aqui.

Alguns usam o texto de “Atos 15. 28-29 Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.” para embasar que devemos nos abster de comer sangue, porém, nesse texto vemos apenas uma medida de bom senso visando uma conciliação entre gentios e judeus. Os judeus convertidos deveriam respeitar os gentios convertidos, pois eles, em Cristo, não tinham a obrigação de obedecer aos aspectos cerimoniais da lei. Por sua vez, os gentios não deveriam desrespeitar os judeus que ainda viviam alguns aspectos cerimoniais da lei. Assim, foi feito um acordo para que alguns itens fossem respeitados por todos. Foi algo pontual, focando as principais divergências que eles tinham à época.

Hoje, portanto, superada essa fase, não é proibido ao cristão comer sangue… (a quem gosta, pois eu não sou muito fã de chouriço e outras comidas feitas com sangue. Prefiro a carne de porco rsrs)

6 comentários:

  1. OLA PAZ.... EU LI A CIMA O COMENTARIO DE QUE NÃO É PECADO COMER SANGUE, REFERINDO-SE A LEI, MAS NO CONCILIO DE JERUSALEM AONDE ELES DISCUTIAM JUSTAMENTE CARGOS PESADOS IMPOSTO PELA LEI, NA CONCLUSÃO TIAGO DIZ QUE : que não comam a carne de animais que foram oferecidos em sacrifício aos ídolos, que não pratiquem imoralidade sexual, que não comam a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado e que não comam sangue.E ISSO É PARA A ERA DA IGREJA, ISTO É PRA NÓS. FOI DITO ISSO COM A APROVAÇÃO DO ESPIRITO SANTO.EMILIO

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo esse blog....total falta de conhecimento

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo esse blog....total falta de conhecimento

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Talves os amados não entenderam mesmo o artigo bem esclarecedor, e ainda mais para se fazer doutrina sobre não comer sangue a uma regra de hermeneutica que precise tres passagens apoiando a mesma doutrina.

    Sem falar que o próprio Paulo falou que o Reino de DEUS não é comida nem bebida.

    As passagens que falam de comer sangue são relacionadas a sacrifícios a ídolos agora me pergunto churiço é sacrificaado ao deus do churiço.kkkkk

    Absurdo é não estudar as Escrituras e ficar preso a ditames de igrejas que não sabem interpretar a bíblia.o

    O irmãos passou as referencias,corretas não como churiço mais não julgo.

    Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. tito 1:15

    ResponderExcluir
  6. Por essa lógica estaria o Espirito Santo de Deus, para unir gentios e judeus, a "legitimar" também (a par de comer sangue) a fornicação e os alimentos sacrificados aos idolos (idolatria)?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4