Como ser puros em dias nos quais a sexualidade é tão explorada? Não é muito fácil! Hora após horas nos deparamos com o diabo oferecendo um cardápio “convidativo”, mexendo com nossos sentidos. Ao ligarmos a TV, lá está o maligno usando o erotismo com toda as suas forças; sãos as novelas e os filmes pornográficos (inclusive, o servo de Deus não deve assistir novelas ou filmes pornô); os programas humorísticos, são verdadeiros exploradores da sexualidade; nas revistas mulheres seminuas sã [..
O cristão e as novelas
Já se foi o tempo em que os crentes não assistiam novelas e, muitos crentes, além de não assistirem, as demonizavam. Cheguei a pegar o tempo em que algumas denominações mais, digamos, “fervorosas” em suas doutrinas, proibiam de púlpito que crentes tivessem aparelhos de TV em suas residências. “Caixinha do diabo”, assim chamavam a televisão. Crentes que tinham TV em suas casas eram acusados de carnais, mundanos e pecadores. Além do mais, todos os problemas que esses crentes tivessem, a culpa era unilateralmente atribuída a ela: a “maldita” televisão, através de onde, afirmavam enfaticamente, satanás entrava nas casas para promover a destruição das famílias. Era comum a cena de recém convertidos sendo "convencidos" a destruirem (quebrando ou queimando) os seus aparelhos de TV, adquiridos em muitos casos com um tremendo esforço, mas era tudo "para a glória de DEUS".
Hoje os tempos são outros e é possível encontrar nas casas da maioria dos crentes atuais (inclusive de muitos daqueles que antes a execravam), aparelhos de TV Full HD, com telas lsds, leds, 3Ds proporcionais às das salas de exibições e cinemas. Os crentes de hoje, se contabilizarem, concluirão que passam mais tempo à frente de TV, do que diante de um exemplar da Bíblia (e olha que estou me referindo especificamente à TV, sem fazer menção do computador). Esses crentes contemporâneos são noveleiros assumidos. Ainda que tal postura soe um pouco controversa com o que pregam e com o que dizem crer. Por exemplo, os crentes são contra a homossexualidade, o adultério, a injustiça e a maldade. No entanto, estes são temas freqüentes nos enredos das novelas. Assim, muitos crentes se pegam torcendo para que a mocinha se dê bem com o mocinho e os dois vivam felizes para sempre, ainda que a mocinha tenha “roubado” o mocinho que era o marido da vilã. E aquele simpático e carismático casal de gays? Quanta expectativa (ainda que implícita) para o tão alardeado “primeiro beijo gay de uma novela”! E quanto àquele simpático e engraçado personagem que se da bem passando a perna em todo mundo na novela? Ah, mas tudo bem, né? Afinal é só ficção.
Mas, enfim, você é a favor ou contra o consumo de novelas pelos crentes? Você acredita que as novelas podem interferir negativamente na vida espiritual de alguém? Confesse, irmão(ã): você é um(a) crente noveleiro(a)? Novelas vê-las ou não vê-las?
Hoje os tempos são outros e é possível encontrar nas casas da maioria dos crentes atuais (inclusive de muitos daqueles que antes a execravam), aparelhos de TV Full HD, com telas lsds, leds, 3Ds proporcionais às das salas de exibições e cinemas. Os crentes de hoje, se contabilizarem, concluirão que passam mais tempo à frente de TV, do que diante de um exemplar da Bíblia (e olha que estou me referindo especificamente à TV, sem fazer menção do computador). Esses crentes contemporâneos são noveleiros assumidos. Ainda que tal postura soe um pouco controversa com o que pregam e com o que dizem crer. Por exemplo, os crentes são contra a homossexualidade, o adultério, a injustiça e a maldade. No entanto, estes são temas freqüentes nos enredos das novelas. Assim, muitos crentes se pegam torcendo para que a mocinha se dê bem com o mocinho e os dois vivam felizes para sempre, ainda que a mocinha tenha “roubado” o mocinho que era o marido da vilã. E aquele simpático e carismático casal de gays? Quanta expectativa (ainda que implícita) para o tão alardeado “primeiro beijo gay de uma novela”! E quanto àquele simpático e engraçado personagem que se da bem passando a perna em todo mundo na novela? Ah, mas tudo bem, né? Afinal é só ficção.
Mas, enfim, você é a favor ou contra o consumo de novelas pelos crentes? Você acredita que as novelas podem interferir negativamente na vida espiritual de alguém? Confesse, irmão(ã): você é um(a) crente noveleiro(a)? Novelas vê-las ou não vê-las?
Gostaria de compartilhar algo que tem me chamado a atenção no que diz respeito à influência da mídia. Trabalho no departamento de marketing de uma indústria têxtil, que é top of mind no mercado brasileiro, e por isso sempre recebe material de diversas empresas, para fins de publicidade, etc. Recebi um tempo atrás e resolvi compartilhar agora um catálogo publicitário enviado pelo departamento comercial da Rede Globo, tendo na capa a palavra “Passione”. A propaganda é muito bem elaborada, sobre a novela III (assim a área comercial da Globo chama a novela das 9h), “Passione”, relatando uma oportunidade para merchandising nessa novela.Merchandising é uma técnica publicitária utilizada para veicular serviços e produtos de maneira indireta, através de inserções (geralmente despercebidas) em programas, novelas e filmes. As agências de publicidade têm o conhecimento desse tipo de manipulação em massa, das novelas ditarem modas, costumes e comportamentos, e assim utilizam omerchandising como ótima ferramenta para os telespectadores assimilarem a propaganda, chegando ao cúmulo de situações e personagens de novelas que têm sido criados tão-somente para inserção da propaganda.
Uma das grandes características das novelas frente ao público que as assiste é a rápida identificação deste com um personagem da novela, e quando algum produto que esse mesmo personagem consome integra seu perfil, de modo despercebido manipula o espectador, que passa a gostar da marca ou produto.
Para comprovar como é forte essa ferramenta de propaganda que manipula os “noveleiros-objeto”, me senti compelido a compartilhar algumas páginas do catálogo de propaganda para merchandising da novela “Passione”, da Rede Globo. Para ela, esse é um grande negócio.
Como se pode ver na imagem acima, foi descrito todo um contexto de personagens e situações a serem vivenciadas por eles, sendo propícias inserções de propaganda de acordo com o perfil de marcas/produtos. O Departamento Comercial da Rede Globo dá essas dicas comerciais.
Nesta página do catálogo, são postas as informações sobre a audiência da Novela III da Globo, que tem participação de 63% dos lares com TVs ligadas nesse horário. Note que no rodapé a fonte é o IBOPE (certamente, uma pesquisa encomendada), para ver a seriedade com que tal negócio é tratado.
Por fim, compartilho esta outra página do catálogo de propaganda paramerchandising da novela “Passione”, todo um perfil dos telespectadores da novela III da Globo, por idade, por classe social, por sexo, informação bem interessante para fins de propaganda, sobre o público-alvo a ser atingido.
Meu intuito de mostrar esse material e escrever este artigo é o de chamar a atenção para o fato de que novela não é meramente um “entretenimento”. Muitos dão certa desculpa para assistir esses programas afirmando que eles “retratam a realidade”, quando, na verdade, as novelas influenciam paulatinamente novas realidades, modismos, consumos e comportamentos. Elas formam, sim, uma nova realidade, nem sempre positiva.
Se o merchandising das novelas é levado tão a sério como negócio pela emissora, para vender espaços nos quais marcas e produtos ferem sua liberdade de escolha, o que se dirá então dos comportamentos ali ditados, que transformam e manipulam toda uma sociedade e seus hábitos.
Não se engane, nada é por acaso – cada cena, tomada de câmera, frase, personagem, tudo tem um porquê e o telespectador, o “noveleiro”, é o alvo a ser atingido, manipulado.
Por fim, existe um check list com o qual cada um de nós pode fazer um teste de verificação dos programas assistidos. Marque cada item com um “x”, se o programa que você assiste preenche todos os requisitos, que um “certo” Paulo, da cidade de Tarso, escreveu há dois milênios. Segundo ele, a relação abaixo deveria ocupar sempre nossos pensamentos:
□ É verdadeiro?
□ É nobre?
□ É justo?
□ É puro?
□ É amável?
□ É de boa fama?
□ É virtuoso e louvável?
(fonte: Filipenses 4:8)
(Cristiano James Kleinert é designer formado pela UFSM e trabalha numa empresa têxtil em Santa Catarina)
Uma das grandes características das novelas frente ao público que as assiste é a rápida identificação deste com um personagem da novela, e quando algum produto que esse mesmo personagem consome integra seu perfil, de modo despercebido manipula o espectador, que passa a gostar da marca ou produto.
Para comprovar como é forte essa ferramenta de propaganda que manipula os “noveleiros-objeto”, me senti compelido a compartilhar algumas páginas do catálogo de propaganda para merchandising da novela “Passione”, da Rede Globo. Para ela, esse é um grande negócio.
Como se pode ver na imagem acima, foi descrito todo um contexto de personagens e situações a serem vivenciadas por eles, sendo propícias inserções de propaganda de acordo com o perfil de marcas/produtos. O Departamento Comercial da Rede Globo dá essas dicas comerciais.
Nesta página do catálogo, são postas as informações sobre a audiência da Novela III da Globo, que tem participação de 63% dos lares com TVs ligadas nesse horário. Note que no rodapé a fonte é o IBOPE (certamente, uma pesquisa encomendada), para ver a seriedade com que tal negócio é tratado.
Por fim, compartilho esta outra página do catálogo de propaganda paramerchandising da novela “Passione”, todo um perfil dos telespectadores da novela III da Globo, por idade, por classe social, por sexo, informação bem interessante para fins de propaganda, sobre o público-alvo a ser atingido.
Meu intuito de mostrar esse material e escrever este artigo é o de chamar a atenção para o fato de que novela não é meramente um “entretenimento”. Muitos dão certa desculpa para assistir esses programas afirmando que eles “retratam a realidade”, quando, na verdade, as novelas influenciam paulatinamente novas realidades, modismos, consumos e comportamentos. Elas formam, sim, uma nova realidade, nem sempre positiva.
Se o merchandising das novelas é levado tão a sério como negócio pela emissora, para vender espaços nos quais marcas e produtos ferem sua liberdade de escolha, o que se dirá então dos comportamentos ali ditados, que transformam e manipulam toda uma sociedade e seus hábitos.
Não se engane, nada é por acaso – cada cena, tomada de câmera, frase, personagem, tudo tem um porquê e o telespectador, o “noveleiro”, é o alvo a ser atingido, manipulado.
Por fim, existe um check list com o qual cada um de nós pode fazer um teste de verificação dos programas assistidos. Marque cada item com um “x”, se o programa que você assiste preenche todos os requisitos, que um “certo” Paulo, da cidade de Tarso, escreveu há dois milênios. Segundo ele, a relação abaixo deveria ocupar sempre nossos pensamentos:
□ É verdadeiro?
□ É nobre?
□ É justo?
□ É puro?
□ É amável?
□ É de boa fama?
□ É virtuoso e louvável?
(fonte: Filipenses 4:8)
(Cristiano James Kleinert é designer formado pela UFSM e trabalha numa empresa têxtil em Santa Catarina)
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