sábado, 28 de janeiro de 2012

A ORIGEM DO SIMBOLO DO OLODUM

João Silva, Olodum e a história por trás da marca que é símbolo da cultura brasileira

O Publicitário João Silva, da Maria Comunicação fala sobre a marca que conquistou os brasileiros, e é um dos maiores simbolos da cultura brasileira no planeta.

João Silva: Quando João Jorge falou comigo sobre a marca do Olodum, eu pedi a ele um tempo, pois eu estava pré-produzindo dois filmes. Estava gravando com Silvia Pfeiffer em São Paulo e no dia seguinte iria gravar com Cláudia Raia, no Rio. Fui para o hotel em São Paulo pra dormir um pouco, com a marca do Olodum na cabeça, só lembrando da batida do Olodum. Liguei a televisão e havia cenas de violência, se não me engano em Paris, onde estudantes estavam sendo espancados por policiais. Isso me marcou. 
No dia seguinte, quando acabei de gravar com Cláudia, voltei para o hotel e vi outro caso de violência, desta vez na Alemanha, também envolvendo estudantes. Essas duas cenas em países distintos e aquela batida do Olodum me marcando....

Depois ainda fui a Manaus, gravar o lançamento do Amazonas Shopping Center. Quando cheguei a Salvador, recebi a notícia que um membro do Olodum havia sido baleado por um policial no Pelourinho. O Olodum foi em peso pra frente da Secretaria de Segurança Pública, em Salvador, espalhou todos os tambores e os músicos ficaram agachados, com a cabeça baixa, em dia de tráfego normal... aquele mar de tambores.

Quando vi a foto e o protesto silencioso eu tive a certeza de que o Olodum precisava de um símbolo de paz. Na hora me veio na cabeça o símbolo de paz e amor do festival de Woodstock, nos anos 60. Pensei: Já que o Olodum tá indo pra uma excursão na Europa, e já era conhecido pela batida do tambor, nada melhor que levar um discurso de paz, porque é isso que o mundo precisa no momento.

Eu só fiz pegar o símbolo de paz e amor e redesenhá-lo, colocando as cores do movimento pan-africano, que são o amarelo, o verde, o vermelho e o preto.
Depois João Jorge me ligou pra dizer que onde o Olodum passava era a primeira página nos principais jornais, por conta da assimilação imediata de que as cores do movimento pan-africano estava sendo visto, na Europa, como uma proposta de paz. Quando o Olodum retornou ao Brasil, a marca estava consolidada.

 MICHAEL JACKSON

Quando Michael Jackson esteve aqui com Spike Lee para gravar o videoclipe com o Olodum, alguém, não sei se foi da Folha ou do Estadão, me perguntou se eu achava que Michael Jackson usara a camisa por conta da marca ou por conta do Olodum.

Confesso que até hoje eu fico sem saber, mas prefiro acreditar que foi pelas duas coisas. A batida do Olodum é uma coisa que contagia todo mundo, claro, mas é bom lembrar que MJ naquela época já atuava fortemente com o discurso de paz no planeta. Então eu acredito que a marca do Olodum também contribuiu para isto, para esse encontro de som, de batida, de coreografia com o discurso de paz para o mundo. Foram as duas coisas, mas acho que foi um pouco de sorte também, concorda?


NOVA IORQUE


João Silva da Maria foi convidado para em 27 de dezembro de 2010 palestrar
 em Nova Iorque, Estados Unidos, sobre as suas 1000 marcas criadas, entre elas a do Olodum, Collor entre outras que foram premiadas internacionalmente. Falará também da campanha "Pensar o Novo", que colocou em outdoors de Salvador a imagem do Barack Obama, mesmo antes dele ter vencido as prévias contra Hillary Clinton, e também do comercial de televisão criado junto com Zé Armando Big Apple, que foi ar logo após o atentado do11 de setembro.
 

A Cruz de Nero é uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Simboliza a "paz" sem Cristo. É uma cruz com os braços quebrados e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies e também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa "uma árvore de cabeça para baixo".
Representa a vitória [que não existiu] de Satanás sobre a cruz de Cristo (Satanás é O Enganador). Utilizado nos rituais de magia negra.
Este símbolo é utilizado também pela Maçonaria.
Nota: Este símbolo aparece em um episódio do desenho Johnny Quest, em que uma personagem o tem tatuado na parte de cima/fora da mão. Na história ela fora roubada e cresceu numa família que a queria para dar continuidade à uma guerra que tinha com outra família; mas no desenho eles encararam o símbolo como sendo "o símbolo da paz" (talvez uma forma discreta e sutil de introduzí-lo no subconsciente do telespectador). Esse episódio é o pior que eu já vi, pois além desse símbolo aparece nada mais nada menos que um demônio (sim, este é um desenho infantil!!!), da forma mais explícita possível (aquela coisa monstruosa com cara de bode e grandes asas como de morcego - algo como um gárgula, só que grande e mais feio/assustador). Antes eu tinha esse desenho como um exemplo de que eles (os desenhos) podem ser legais e ao mesmo tempo não passarem nenhuma mensagem subliminar satânica ou ocultismo, mas ao assistir a este episódio pude ver como hoje em dia é assustadoramente comum ver coisas como um demônio em um desenho-animado infantil...Este símbolo mostra uma cruz invertida com sua haste horizontal quebrada para baixo e significa a derrota do Cristianismo. Usada na Idade Média com um símbolo ligado a Satanás, durante séculos foi uma representação mística. Mas atualmente é um dos símbolos da Paz. Em parte, isso de deve a Bertrand Russell, um ateu britânico, que em 1958 usou este símbolo contra a corrida armamentista e vinculou-o a uma paz mundial. Posteriormente, foi usada pelo movimento hippie. Atualmente este símbolo é bastante usados em concertos de grupos de rock and roll.

5 comentários:

  1. So um simbolo ... mais importante nossas palabras e comportamento

    ResponderExcluir
  2. So um simbolo ... mais importante nossas palabras e comportamento

    ResponderExcluir
  3. Simbolo que muita gente menospreza o significado e que tras consequencias sim, a humanidade. Entao é de extrema importância o significado.
    Deus Viveeeeeeeee !!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4