quarta-feira, 11 de setembro de 2013

IBGE O OLHO BIG BROTHER DA ONU NO BRASIL

A ONU e a população mundial

Em 1950, cinco anos após a criação das Nações Unidas, a população mundial era estimada em cerca de 2,6 bilhões de pessoas. De acordo com estimativas da ONU, a população mundial chegou a 5 bilhões em 11 de julho de 1987, e atingiu a marca de 6 bilhões de pessoas em 12 de outubro de 1999. Agora, 10 anos depois, ela é estimada em aproximadamente 7 bilhões.
Esta expansão rápida e contínua da impressão humana num planeta que parece cada vez menor tem sérias implicações em quase todos os aspectos da vida. Questões estas que dizem respeito à saúde e ao envelhecimento, à migração em massa e à urbanização, à demanda por habitação, ao abastecimento inadequado de alimentos, ao acesso à água potável, entre outras.
O rápido aumento da população expõe problemas como o crime transnacional, a interdependência econômica,mudanças climáticas, a disseminação de doenças como HIV/AIDS e outras pandemias, e assuntos sociais como igualdade de gêneros, saúde reprodutiva, maternidade segura, direitos humanos, situações de emergência, e outras.
O Sistema das Nações Unidas tem estado envolvido na resolução destas questões complexas e interrelacionadas, especialmente através do trabalho do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Divisão da População da ONU. Também a Divisão de Estatísticas da ONU produz uma vasta quantidade de informações confiáveis e relevantes para este trabalho.
A Divisão da População reúne informações sobre assuntos como migração internacional e desenvolvimento, urbanização, perspectivas e políticas da população mundial, bem como estatísticas sobre casamentos e fertilidade. Ela presta serviços a órgãos da ONU como a Comissão sobre População e Desenvolvimento, e apoia implementações do Programa de Ação adotado pela da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), em 1994. No contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ela produz trêsindicadores sob a meta do acesso universal à saúde reprodutiva, respectivamente a taxa de prevalência contraceptiva, a taxa de natalidade entre adolescentes e a necessidade de planejamento familiar (esta última produzida junto com o UNFPA).
Além disso, a Divisão da População prepara as estimativas e projeções demográficas oficiais das Nações Unidas para todos os países e regiões do mundo, ajuda o Estado a construir e formular políticas populacionais e melhorar a coordenação com as atividades relacionadas do Sistema da ONU através da participação noComitê para a Coordenação das Atividades de Estatística.
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) foi estabelecido em 1973 para assumir o papel de liderança dentro do Sistema da ONU na promoção de programas de população. Na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento em Cairo (Egito), em 1994, seu mandato foi detalhado para dar mais ênfase na abordagem de gênero e dos direitos humanos nas questões sobre população, e foi dado ao UNFPA o papel central na ajuda aos países para darem continuidade ao Programa de Ação.
Acordos internacionais posteriores – incluindo a revisão de cinco anos da Assembleia Geral da ONU de implementação do Programa de Ação (CIPD+5), a Cúpula do Milênio (2000) e a Cúpula Mundial (2005) – relacionaram o mandato do UNFPA com objetivos específicos e de tempo determinado, e deram destaque ao papel do Fundo na prevenção ao HIV e na redução da pobreza. As três áreas-chave do mandato do UNFPA são: saúde reprodutivaigualdade de gênero; e população e desenvolvimento.

Dia Mundial da População é celebrado anualmente em 11 de julho. Ele marca a data quando, em 1987, a população mundial chegou a 5 bilhões de pessoas.
O Dia Mundial da População foi criado em 1989 por um conselho das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de chamar atenção para a urgência e a importância de assuntos relacionados ao tema. Segundo a ONU, passamos de 1 bilhão em 1810 para cerca de 7 bilhões em 2011.
O crescimento acelerado da população, a queda dos índices de mortalidade e o aumento da expectativa de vida ao nascer, nos países, são exemplos de questões cuja a reflexão é incentivada pela ONU em todo o mundo, através da celebração da data.
Os censos demográficos, realizados pelo IBGE, são a mais completa fonte de dados quantitativos sobre a população brasileira. No último realizado, o Censo 2010, o IBGE contou 190.755.799 habitantes no Brasil. Acompanhe os resultados do Censo 2010!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4