domingo, 22 de abril de 2012

MANAUS A CAPITAL DA AMAZONIA EXIBE COM ORGULHO SUA IDOLATRIA NA FESTA DO BOI

Histórico :
 
Os evangelicos do Brasil dizem que o Brasil é de Jesus, mas veja nesta materia como nosso brasil é entregue a idolatria E NO FINAL TEMOS VERCÍCULOS DA BÍBLIA PARA RELEMBRAR O QUE DEUS DIZ SOBRE ÍDOLOS.

A festa do Boi-bumbá, ou Festa do Boi, ou ainda Brincadeira do Boi , têm sua origem no Nordeste do Brasil, onde derivou de outra Dança típica de lá, o Bumba-meu-Boi. Com as constantes imigrações de Nordestinos para a Região Norte do Brasil ,em especial para o Estado do Amazonas, houve também a imigração de manifestações culturais como o Bumba -meu- Boi que logo foi assimilado pela população e ganhou aspecto local.

A FESTA DO BOI-BUMBÁ :
O Boi-bumbá tem sua história idêntica ao Bumba-meu-boi , é uma espécie de ópera popular, cujo enredo não varia muito entre os inúmeros grupos de Boi-Bumbá existentes mas, basicamente, desenvolve-se em torno da lenda do fazendeiro que tinha um boi de raça, muito bonito, e querido . As apresentações dos bois em Parintins desenvolvem-se de acordo com um enredo que conta a história do Negro Francisco, funcionário da fazenda e cuja sua mulher, Catirina fica grávida e sente desejo de comer a língua do boi. fica desesperado. Com medo de Catirina perder o filho que espera, caso o desejo não seja atendido, resolve roubar o boi de seu patrão para atender ao desejo de sua mulher.
Então, segundo o enredo, Negro Francisco mata o boi preferido do patrão. O amo descobre e manda os índios caçarem Negro Francisco, que busca um pajé para fazer ressuscitar o boi. O boi renasce e tudo vira uma grande festa. O imaginário indígena e detalhes religiosos dos índios ,como pajés e feiticeiros , foram incorporados com mais influência ao Boi-Bumbá.

O Festival Folclórico de Parintíns:

Um dos grandes marcos para a divulgação do Boi-Bumbá foi grandiosa festa dos bois de Parintins, realizado na Cidade de Parintins cerca de 400 Km de Manaus, no Amazonas desde 1913, no mês de julho.O imaginário indígena e figuras religiosas como pajés e feiticeiros foram incorporados às tradições da festa. Por isso, durante o Festival Folclórico de Parintins, a cidade é chamada de “ilha Tupinambarana” e os Bois Garantido e Caprichoso se apresentam no Bumbódromo. Durante a apresentação, cada Boi leva aproximadamente um tempo de 3 horas. Fazem parte da apresentação efeitos especiais com luzes e cores, show pirotécnico . Os bonecos gigantescos representando cada personagem ,cada uma dos Bois leva ao Bumbódromo cerca de aproximadamente 5.000 participantes. Cerca de 35.000 pessoas prestigiam o espetáculo anualmente.
 
Boi-Bumbá Garantido
hhs
Boi vermelho e branco, o Garantido, boi-bumbá que disputa todos os anos contra o boi Caprichoso a consagragação no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, tem uma história muito curiosa. Entenda:Lindolfo Monteverde ouvia muitas estórias do seu avô, ex-escravo de origem maranhense. Uma delas era a de um boi que dançava para divertir adultos e crianças. O boi era feito da carcaça (caveira) de uma rês morta, coberta com tecido. O corpo do boi terminava numa barra de tecido e a pessoa que fazia o boi dançar era chamada “tripa”.Além disso, havia toda uma história sobre o roubo da língua do boi que incluía o Pai Francisco, Mãe Catirina, o amo do boi e outras figuras. Era o ritual do boi.Lindolfo fundou o boi-bumbá Garantido com a vontade de seguir a brincadeira que seu avô lhe ensinara, em 12 de junho de 1913, véspera do dia de Santo Antônio.O que começou como brincadeira junina, ficou mais séria quando, ao servir no Exército.
hshhsbsbasjhjkashjkashhsss

svasjhasvasjkjkas
sajkghajkasagasjk
sgjhagashgad



sssjhjhs
Garantido e Caprichoso
jksjsk
As cores vermelho do Boi Garantido , e azul do Boi Caprichoso, tomam conta do Bumbódromo, espécie de arena, semelhante a um Sambódromo.Existem algumas explicações sobre a origem dos nomes dos Bois , mas uma delas é a mais aceita para a origem dos nomes dos Bois Garantido e Caprichoso, esta explicação refere-se ao Poeta Emídio Vieira e seu amor proibido pela mulher do repentista Lindolfo Monteverde. Ambos apresentavam seus bois todos os anos.

Boi de Rua vai marcar reduto azul
 
O lado azul da cidade revive hoje a tradição da brincadeira do Boi de Rua criada em 1913, sempre ao redor das fogueiras iluminadas pelas lamparinas do Lioca. Quem for dançar com o boi Caprichoso nas ruas da cidade vai se contagiar com a poesia das toadas antológicas que fizeram história em Parintins. O resgate da brincadeira de rua começou com o ex-presidente Dodozinho Carvalho em 2001 incentivado por João do Carmo de Jesus, o Careca.
Os torcedores estão preparados para desfilar na cidade resgatando a trajetória que marca a história do Boi Caprichoso que concentra sua nação no Largo da Francesa a partir das 16h, onde acontece o Arraial Azul com apresentação de bumbás mirins e oficinas de dança e música da Escolinha de Arte. No local serão instaladas barracas para a venda de comidas típicas da época junina e animados pela Banda Canto Parintins e Azul e Branco.
 
A cada ano o boi inova em sua saída homenageando personagens históricos do boi-bumbá e relembrando lugares por onde o boi brincou. Em pontos estratégicos estão preparadas aparições de ex-itens. A Turma do Canto também está preparando uma festa à parte para aguardar a passagem do Boi na Rua Rio Branco. A partir das 20h começa a caminhada do Boi que neste ano vai brincar nas ruas João Meireles, Herbert de Azevedo, Paes de Andrade, Avenida Amazonas com parada na Praça da Catedral onde acontece a apoteose do boi com homenagens para a Padroeira Nossa Senhora do Carmo. O trajeto seguirá pela Rua Cordovil, Avenida Nações Unidas até o Curral Zeca Xibelão.

A torcedora Socorro Lopes diz que esse trajeto foi feito pelo Caprichoso em 1997 quando o boi foi campeão. Isso significa que estamos atraindo para nós a vitória deste ano. Quando a gente resgata essa história é sinal de que estamos perto do título, comenta. No Curral Zeca Xibelão está preparada uma grande festa com as bandas Caprichoso e a presença de todos os itens oficiais.

Sátira com o contrário

O que não vai faltar no boi de rua é a sátira ao boi contrário, anuncia o artista Juarez Lima. As surpresas estão sendo preparadas pelos artistas do galpão central que criaram a segunda versão do Boiola.Ontem, os artistas estavam fazendo mutirão para organizar os personagens que fazem a alegria da festa. O mais esperado, além da Dona Aurora e o Gigante, é o Boi Ola, a vaquinha que satiriza o Garantido e que será engravidada pelo Caprichoso durante o trajeto. A torcida pode esperar que vai ser muito legal. O anão Paulão vai ser o bebê da vaquinha, disse o artista Paulo Gonzaga, mais conhecido no galpão como macaquinho zog-zog. Eles satirizaram a gente e agora vamos devolver a eles a homenagem, de forma cômica para agradar a nossa torcida, informa o artista Juarez. Segundo ele, a brincadeira do boi nas ruas da cidade faz crescer a paixão pelo boi-bumbá. Compositores do boi e o mestre da Arte Irmão Miguel também serão homenageados.
 
A FESTA DO BOI MANAUS

Quem vai a Manaus no mês de outubro é recebido com uma grande festa. Não a festa habitual com que a cidade, hospitaleira e acolhedora, recebe seus visitantes de qualquer procedência, a negócios ou a passeio. Trata-se do Boi Manaus, evento promovido pela Prefeitura em homenagem ao dia 24 de outubro, o aniversário de Manaus, data em que se comemora sua elevação à categoria de Cidade.

Cantor Arlindo Junior

Cada cantor lidera sua própria tribo, identificada por tururis (a versão manauara dos abadás), vendidos a preços módicos, que garantem o acompanhamento do trio elétrico dentro da área reservada do desfile. As arquibancadas, com capacidade para mais de 40 mil pessoas, estão destinadas àqueles que não adquiriram o tururi, mas têm vontade de brincar.

A exemplo dos carnavais fora de época, o Boi Manaus solidificou-se como um produto turístico da maior qualidade, que tem despertado a atenção das agências de viagens e operadoras de turismo, começando a atrair até Manaus centenas de visitantes. A musicalidade das toadas envolve a cidade o ano inteiro, mas é nessa época que o Boi-Bumbá assume a condição de música oficial, durante três dias consecutivos, levando ao Centro de Convenções - o Sambódromo - público superior a 150 mil pessoas.Diversos cantores e bandas de Boi-Bumbá revezam-se em cima de trios elétricos, especialmente preparados para acompanhar o ritmo forte da batida do dois-pra-lá, dois-pra-cá, comandando uma multidão de brincantes que se movimentam em uma coreografia impressionante.

Festa Boi Manaus
Quem vai a Manaus no mês de outubro é recebido com uma grande festa. Não a festa habitual com que a cidade, hospitaleira e acolhedora, recebe seus visitantes de qualquer procedência, a negócios ou a passeio. Trata-se do Boi Manaus, evento promovido pela Prefeitura em homenagem ao dia 24 de outubro, o aniversário de Manaus, data em que se comemora sua elevação à categoria de Cidade. Cada cantor lidera sua própria tribo, identificada por tururis (a versão manauara dos abadás), vendidos a preços módicos, que garantem o acompanhamento do trio elétrico dentro da área reservada do desfile. As arquibancadas, com capacidade para mais de 40 mil pessoas, estão destinadas àqueles que não adquiriram o tururi, mas têm vontade de brincar. A exemplo dos carnavais fora de época, o Boi Manaus solidificou-se como um produto turístico da maior qualidade, que tem despertado a atenção das agências de viagens e operadoras de turismo, começando a atrair até Manaus centenas de visitantes. A musicalidade das toadas envolve a cidade o ano inteiro, mas é nessa época que o Boi-Bumbá assume a condição de música oficial, durante três dias consecutivos, levando ao Centro de Convenções - o Sambódromo - público superior a 150 mil pessoas. Diversos cantores e bandas de Boi-Bumbá revezam-se em cima de trios elétricos, especialmente preparados para acompanhar o ritmo forte da batida do dois-pra-lá, dois-pra-cá, comandando uma multidão de brincantes que se movimentam em uma coreografia impressionante.


Amazônia - Cultura
A Cultura amazônica recebe importante influência dos povos indígenas. O calendário de eventos das cidades da região exploram elementos como a música, as artes plásticas, o artesanato, e folclores regionais. O Boi-Bumbá de Parintins, já conquistou o prestígio internacional e todos os anos atrai milhares de visitantes para a pequena cidade do Baixo Amazonas, para assistir ao grande espetáculo que conta as lendas da Amazônia, retrabalhando os aspectos indígenas.Em Manaus, uma grande programação pode ser conferida o ano inteiro, desde o carnaval no sambódromo, em fevereiro, até o Carnaboi, em outubro, passando pelo Festival Folclórico do Amazonas, em junho. No interior, diversos municípios também realizam suas festas próprias como Manacapuru, com seu Festival de Cirandas, ou o Festival da Canção em Itacoatiara, com artistas e compositores locais. Para os admiradores de óperas e shows eruditos, durante todo o ano, o Teatro Amazonas reserva diversas montagens no belo palco do período da Borracha. O Festival Amazonas de Ópera é referência no gênero na América Latina, acontecendo nos meses de abril e maio. Há ainda diversos museus e centros culturais com exposições permanentes que contam a rica história da região.


Garantido e Caprichoso

O imaginário indígena e figuras mitológicas como pajés e feiticeiros foram incorporados às tradições do boi. Por isso, durante o Festival Folclórico de Parintins, a cidade é chamada de “ilha Tupinambarana”. As cores vermelho e azul, que representam respectivamente os bois Garantido e Caprichoso, tomam conta do bumbódromo, espécie de arena construída especialmente para a realização da festa que acontece de 28 a 30 de julho.

Enredo

As apresentações dos bois em Parintins desenvolvem-se de acordo com um enredo que conta a história do negro Francisco, funcionário de uma fazenda e cuja mulher, Catirina, estava grávida. O estado “interessante” da mulher causou-lhe o desejo de comer a língua do boi mais estimado pelo dono da fazenda. Para que o filho não nascesse com cara de língua de boi, o jeito foi satisfazer o desejo da mulher.
Então, segundo o enredo, Francisco mata o boi preferido do patrão. O amo descobre e manda os índios caçarem Pai Francisco, que busca um pajé para fazer ressuscitar o boi. O boi renasce e tudo vira uma grande festa.
Para desenvolver o tema, cada boi leva cerca de 3 horas. São verdadeiros espetáculos de luzes e cores incluindo show pirotécnico nas aberturas de cada apresentação. Os bonecos gigantescos representando cada personagem da trama são um show à parte.
Cada uma das agremiações leva ao bumbódromo cerca de 5 mil brincantes a cada ano। Cerca de 35.000 pessoas prestigiam o espetáculo anualmente.

Curiosidades
jkjkhjkjha













A explicação mais corrente para a origem dos nomes dos bois Garantido e Caprichoso remonta a um amor proibido que o poeta Emídio Vieira teria cultivado pela mulher do repentista Lindolfo Monteverde। Ambos apresentavam seus bois todos os anos.

Como não podia ter a mulher de Monteverde, Emídio lançou o desafio: "Se cuide que este ano eu vou caprichar no meu boi"। Ao que o repentista respondeu: "Pois capriche no seu que eu garanto o meu". A rivalidade cresceu entre os dois e, a cada ano, um queria ser melhor do que o outro. Os outros grupos de apresentação de bois foram ficando pelo caminho e apenas os Garantido de Monteverde e o Caprichoso de Vieira chegaram aos nossos dias.

Por falar em rivalidade, essa é uma das principais características da festa dos bois de Parintins। Apesar do respeito que é regra no bumbódromo onde as torcidas jamais devem vaiar a apresentação do boi adversário, há algumas nuances que demonstram a rivalidade das torcidas। Quando um torcedor do Garantido quer se referir ao Caprichoso, por exemplo, ele jamais menciona o nome do adversário, diz apenas “o contrário”। E vice-versa। Os músicos que tocam no Caprichoso formam a Marujada, enquanto os do Garantido são a Batucada। E por aí नुल्वाई.

O fato é que, seja Garantido ou Caprichoso, ambos representam uma das maiores manifestações folclóricas de nosso povo।






Garra, disposição e concentração estão transformando os ensaios técnicos do boi Caprichoso, no curral Zeca Xibelão, em um dos grandes momentos do bumbá na etapa de preparativos para a disputa do festival folclórico deste ano. Ao contrário dos ensaios realizados semanalmente, onde as bandas tocam as toadas do ano e os dançarinos repetem as coreografias repetidas vezes, o ensaio técnico é uma prévia das apresentações no Bumbódromo. Numa empolgação contagiante, itens individuais, marujada, tribos, vaqueirada, levantador de toadas, pajé, tripa e amo do boi encenam cada detalhe do que foi programado para a disputa. Os brincantes mostram parte das coreografias que serão levadas para a arena, enquanto os itens oficiais colocam em destaque os passos de suas apresentações.

O detalhe é que as coreografias meticulosamente treinadas para momentos importantes das apresentações não são mostradas nos ensaios técnicos. O evento não exige grandes produções, mas requer seriedade e muita disposição por parte de brincantes e organizadores. Motivados por aplausos da galera, os brincantes dão uma demonstração de que estão dispostos a enfrentar todas as dificuldades para conquistar o título.
A torcida corresponde porque sente a segurança do boi que está preparado, bonito, forte e pronto para chegar na arena e fazer uma grande apresentação. Nos ensaios técnicos, o desempenho dos itens individuais também é avaliado para que cada um melhore o seu desempenho na arena. Hoje será realizado o terceiro ensaio técnico antes da passagem de som do Caprichoso que acontece no dia 27, no Bumbódromo.
Olha o Boi Bumba aí gente!!!O Brasil é um país muito grande, pelo fato de ter todo esse “tamanho” é rico em manifestações culturais de todas as origens e tipos, popularmente chamadas de folclore brasileiro। São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições comemorações e representações que, pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura। Se o Sul e o Sudeste brasileiros são regiões em que as manifestações folclóricas têm ocorrido com menor intensidade, por causa de crescente industrialização das cidades, no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste do País as tradições se mantêm cada vez mais vivas। Essa notícia será dedicada a uma festa folclórica conhecida de todos, a Festa de Parintins. Quem nunca ouviu falar em Boi Bumbá? Ou ao menos vislumbrou um daqueles bonecos maravilhosos? Muita gente...mas nem sempre sabemos detalhes dessa tradição que é tão fortemente celebrada no outro lado de nosso país, na Floresta Amazônica, mais precisamente na pacata Ilha de Parintins, a 420 Km de Manaus.O negócio é o seguinte: a festa dura três dias e três noites e é dividida em duas torcidas ou grupos rivais, o Caprichoso e o Garantido. Os grupos desfilam pelo “bumbódromo” encenando lendas e rituais amazônicos. O “barato” da festa é que cada torcida tem uma cor, o azul do boi Caprichoso, e o vermelho do Garantido. Vale lembrar que as cores são respeitadas com fanatismo, os integrantes das torcidas não podem, em hipótese alguma, usar a cor do grupo rival e muito menos mencionar o nome do outro grupo, que é tratado como “contrário”. A rivalidade em relação as cores é tanta que juízes do Rio Grande do Sul foram vetados, pois poderiam ser influenciados pelas cores dos times rivais Internacional (vermelho) e Grêmio (azul).A festa teve origem na lenda do Boi Bumbá, que diz que Mãe Catirina, durante a gravidez, teve desejo de comer a língua do boi mais bonito da fazenda onde vivia. Seu marido, o peão Francisco, desesperado em atender o pedido da esposa mata o animal de estimação de seu patrão, porém, o feito é descoberto e o homem é preso. Com o intuito de salvar o boi o amo chama um médico e um padre, que acabam conseguindo ressuscitar o animal. Pai Francisco é perdoado e todos iniciam uma festa. Em Parintins o médico foi substituído por um pajé.Cada torcida possui cerca de 4 mil integrantes, que são chamados de brincantes, estes assumem papéis dos personagens das lendas e são acompanhados pela marujada, bateria. Quem fica em baixo da armação do Boi é chamado Tripa, precisa dançar e pular a noite inteira e chega a perder um quilo e meio por desfile. Que tal conhecer melhor o nosso país, conferir as belezas naturais da Floresta Amazônica, enquanto ela ainda não foi desmatada, e de quebra curtir o a Festa de Parintins, hein?
jhhhaha
Parintins, localizada a 392 quilômetros de Manaus, na ilha de Tupinambarana, à margem direita do rio Amazonas, é um dos principais celeiros culturais da Amazônia.
O Boi-bumbá, tradição celebrada, inicialmente, como uma festa no meio da rua, atualmente, reune uma multidão de 40।000 pessoas, num bumbódromo, que assistem à disputa entre os dois bois, representados pelos grupos Vermelho, ou Garantido, e Azul, ou Caprichoso.

Na década de 60 o boi-bumbá foi para as quadras criando então o Festival Folclórico.













Em 1985, montou-se um bumbódromo de madeira, com arquibancadas, camarotes e uma arena acimentada para a apresentação dos grupos. Em 1988, foi inaugurada a versão em alvenaria, definitiva.
A festa, realizada todos os anos nos dias 28, 29 e 30 de junho, começou quando, em 1912, a comunidade passou a levar o boizinho de pano de Lindolfo Monteverde, chamado de Garantido, para brincar no quintal de moradores ilustres.

O SOM

Os primeiros sons do boi-bumbá foram feitos com tambores, surdos e caixinhas, instrumentos de sopro, como sax e clarinete, e rabecões (grandes violinos no formato de rabeca). Lindolfo Monteverde, fundador do Garantido, era então conhecido pela potência da voz, num tempo em que não existiam amplificadores. Com o passar do tempo, ficaram apenas as palminhas (instrumento feito com dois pedaços de madeira) e os tambores. Vieram os tambores treme-terras, do tamanho de barris de petróleo. Na década de 80, retornava a Parintins o compositor e instrumentista Fred Góes, que integrou o grupo Raízes de América, sucesso na América Latina, trazendo o charango, instrumento andino feito de cordas colocadas sobre o casco do tatu.
Conhecido como toada do boi-bumbá, o som se baseia nas batidas de surdos de 1 metro de altura, os treme-terras, e nas influências dos ritmos indígenas defendidos por instrumentos como o pau d'água, um bambu que simula o barulho da chuva, e o xeque-xeque, espécie de maraca.

Os grupos Caprichoso e Garantido se transformaram numa miscelânia cultural que envolve o bumba-meu-boi do Maranhão, a cultura afro-brasileira, as lendas indígenas e o peculiar modo de vida do cabloco amazônico.

Com 2.500 componentes cada um, divididos em alas, aqui chamadas de tribos, as agremiações revivem a lenda de Pai Francisco, que teria matado o boi de seu patrão para satisfazer o desejo de sua mulher grávida, Catirina.
jjajajka
BOI BUMBÁ NO SUMÁRIO
O festival de Boi Bumbá apresenta mitos, tales e legendas usando caráteres, carros da parada e os fantoches gigantes seguidos pelas palavras de um mestre dos ceremonies que descreva em detalhe cada bocado da ação. É uma experiência musical e theatrical incredible, uma procissão religiosa, um ritual tribal, uma mostra gigante do fantoche, um tale fairy de bandidos poderosos e de heróis bravos, uma apresentação da arte dos povos, um partido principal para as audiências e um choreography energizando do galera (gah-gah-le-rah-rah), de uma vez. Os caráteres no desempenho vêm do tale de Boi Bumbá. Há duas equipes chamadas Bois (plural de Boi). Cada diz a mesma história em todas as noite três do festival, atingindo 6 desempenhos diferentes da mesma mostra. Mas cada noite é diferente porque legendas, rituals, danças, fantoches, garments, alegorias, todos mudam e críam a mostra anew. Há muitos festivities similares em Brasil, mas Parintins é o repouso do mais grande e mais impressive de tudo. É uma exposição artística e uma disputa entre duas equipes diferentes: Bois Caprichoso (cah-pree-mostre-zol) e Garantido (gah-funcion-T-gah-run-tee-dow). Boi é a palavra portuguese para o boi, e é também o caráter principal do drama que unfolds cada noite em uma arena prestada atenção pròxima por 35.000 povos. Depois que a mostra 3-hour de cada Boi, a cidade tem o alimento, as bebidas e o partido para todos. O quadrado principal, as barras incontáveis e cada próximo de canto pequeno o Bumbódromo acomodam uma multidão ainda completamente da energia para imitar a dança e as canções de seu Boi favorito. O folklore de Parintins tem seus próprios princípios: expressa a cultura espontânea e evolui livremente, sempre em seus próprios termos. Não está desobstruído exatamente como a coisa inteira começou. Alguns clientes prendem esse Lindolfo Monteverde, criador alegado de Garantido, trazido à vida uma história que do bedtime se usou se ouvir de seu avô. Similarmente, Caprichoso é considerado ser uma criação de José Furtado Belém e irmãos de Cid. Cada Boi seria o resultado de um promessa diferente a St. john.the.baptist. O jogo diz a história de Pai Francisco, que trabalhou em uma fazenda, e de Mãe Catirina, sua esposa grávida que longed para comer a lingüeta de carne. Pai Francisco mata um boi para satisfer a craving da sua esposa. Infelizmente, este boi é o favorito do proprietário da fazenda. Um priest e um doutor não revive o Boi, porque cuja a morte Pai Francisco seria emitida à cadeia. A história tem agradecimentos felizes de um fim ao ritual executado por um pajé (pa-zhe-zhe, shaman). Pai Francisco é perdoado e as extremidades inteiras do ordeal em um partido principal que comemorasse o life.Celebrations do Boi em Parintins Parintins começaram modesta bastante com as procissões durante todo a cidade. Como o tempo foi perto, o festival, a história e os caráteres mudados para incorporar legendas, rituals, música e dança de indians locais e para comemorar o lifestyle do caboclo, compatriota que tem um heritage misturado de Europeus aborigines.


A COMPETIÇÃO
O festival é também uma competição? O vencedor é escolhido por um júri que avalíe cada Boi de acordo com diversos critérios, tais como a apresentação do Boi, o tribe indian e seus tuxauas dos chefes (à-dev-nós), os rituals, as canções, os alegorias, os choreographies, etc. shaman. Um dos aspectos os mais fascinantes do festival é a participação entusiástica das audiências no Bumbódromo. A sustentação dos galeras (multidão dos ventiladores que cheering para cada Boi) é avaliada também pelos juizes, e por cada Boi tem os povos que estão na carga de organizar o galera. O Bumbódromo é dividido ao dois meio para os ventiladores de Garantido e de Caprichoso, que dançam e acenam lenços e velas. Rocha e rolo quando cada caráter novo vem no scene.People são muito sérios sobre fazer exame de lados em Parintins. Todos na cidade tem as raizes que vão toda a maneira até uma das equipes, e não há nenhum acordo entre elas. Você pode nunca sempre suportar o Boi errado - para se você assim, o oposto Boi poderia ganhar. Mesmo com tais sentimentos fortes, os hooligans não têm nenhum lugar aqui. Sempre que um lado está executando, o outro mantem silence.In completo a manhã do quarto dia, o vencedor é anunciado, depois do qual os ventiladores e os supporters do Boi ganhando desfilam em torno da cidade. Ambos os lados são varridos na emoção, mas as polícias estão no relógio e impedem todo o comportamento desordenado.
 
COM CERTEZA OS RESPONSAVEIS DA FESTA DO BOI CONFESSAM TER UMA RELIGIAO E ATÉ DIZEM QUE AMAM A DEUS COMO MUITOS CRISTAOS QUE DIZ QUE É CRISTAO MAIS AMA NOVELAS, FUTEBOL,PASTORES RICOS,ARTISTAS ETC.
VAMOS RELEMBRAR COMO DEUS REAGE A IDOLATRIA E A PROSTITUIÇÃO ESPIRITUAL.
 
Versículos retirados da Bíblia Sagrada Católica
Mc3:31-35 Chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram ao lado de fora e mandaram chamá-lo: Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: “Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.” Jesus perguntou: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
Hab2:19 Ai de quem fala a um pedaço de madeira: ‘Acorde!’ E à pedra muda: ‘Desperte!’ Pode o ídolo ensinar? Veja! Está coberto de ouro e prata, mas dentro dele não há nenhum sopro de vida.
Sl115:3-8 O nosso Deus está no céu, e faz tudo o que deseja. Os ídolos deles são prata e ouro, obras de mãos humanas: têm boca e não falam, têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem, têm nariz e não cheiram; têm mãos e não tocam, têm pés e não andam, sua garganta não tem voz. Aqueles que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam!
Jr10:5;14-15 Os ídolos são como espantalho numa plantação de pepinos: não sabem falar e precisam ser carregados, porque também não sabem andar.
Ex20:3-6 Não tenhas outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão embaixo da terra. Não se proste diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.
Mq5:12 Destruirei as imagens dos deuses e os monumentos pagãos que existem no meio de você. E você nunca mais vai adorar a obra de suas próprias mãos.
Jr22:8-9 Muitas nações atravessarão essa cidade, e as pessoas perguntarão umas às outras: “Por que Javé tratou assim essa grande cidade?” E responderão: “Foi porque eles abandonaram a aliança de Javé seu Deus, e adoraram outros deuses e os serviram”.
1Rs9:8-9 Eles vão assobiar e dizer: ‘Por que Javé fez isso com essa terra e esse templo?’ E responderão: ‘Foi porque eles abandonaram Javé seu Deus, que tirou seus antepassados da terra do Egito. Eles aderiram a outros deuses, prostando-se diante deles e servindo-os. Foi por isso que Javé mandou sobre eles toda essa desgraça’.
Lv26:1 Não façam ídolos nem levantem imagens esculpidas ou estelas, e não coloquem no país de vocês pedras trabalhadas, para se inclinar diante delas, porque eu sou Javé, o Deus de vocês.
Dt4:23-31 Prestem atenção em si mesmos: não se esqueçam da aliança que Javé seu Deus concluiu com vocês, e não façam imagem esculpida nenhuma, de coisa alguma que Javé seu Deus lhe proibiu, Porque Javé seu Deus é um fogo devorador. Ele é um Deus ciumento. Quando tiverem gerado filhos e netos e envelhecerem da terra, se vocês se corromperem fazendo alguma imagem esculpida, praticando assim o que Javé seu Deus reprova e o irritando, eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Vocês serão logo e completamente exterminados da face da terra, da qual vão tomar posse ao atravessar o Jordão. Vocês não prolongarão seus dias sobre ela, pois serão completamente aniquilados. Javé os espalhará entre os povos, e apenas um pequeno número restará de vocês no meio das nações, para onde Javé os tiver conduzido. Aí vocês servirão a deuses feitos por mão humanas, deuses de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir, nem comer nem cheirar. De lá, então, você buscará Javé seu Deus e, se o procurar com todo o coração e com toda a alma, você o encontrará. Com o passar dos anos, todas essas coisas atingirão você. Mas você se voltará para Javé seu Deus e obedecerá à voz dele, porque Javé seu Deus é um Deus misericordioso: ele não vai abandonar e destruir você, pois nunca se esquecerá da aliança que concluiu com seus antepassados por meio de juramento.
Is44:9;17-18; 20 Os fabricantes de estátuas são todos uns nada e suas coisas preferidas não têm valor. Seus devotos nada vêem nem conhecem, por isso acabam sendo enganados. Depois, com o resto ele faz um deus, uma imagem esculpida. Em seguida, ajoelha-se diante dela e faz uma oração, dizendo: “Salva-me porque tu és o meu deus”. Eles não sabem e não entendem, porque seus olhos estão grudados para não ver, e sua inteligência não pode mais compreender. Esse homem se alimenta de cinza. Sua mente enganada o iludiu, de modo que ele não consegue salvar a própria vida e nem é capaz de dizer: “Não será mentira isso que tenho nas mãos?”
Lv19:4 Não recorra aos ídolos, nem façam deuses de metal derretido. Eu sou Javé, o Deus de vocês.
Jo4:23-24 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.
1Tm2:4-6 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou para resgatar a todos.
1Rs14:9 Você se comportou de modo pior dos que reinaram antes de você. E até chegou a fazer para você outros deuses, imagens fundidas, para me irritar, e voltou as costas para mim.
1Cor10:14-17 Por isso, amados, fujam da idolatria. Julguem vocês mesmos o que estou dizendo. O cálice da bênção que nós abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão.
1Jo5:20-21 Sabemos que o filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecermos o Deus verdadeiro. E nós estamos com o verdadeiro, graças a seu filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna. Filhinhos, cuidado com os ídolos...
Is42:8 Eu sou Javé: esse é o meu nome. Não vou dar para outro a minha glória, nem vou ceder minha honra para os ídolos.
 Hb10:26-27 De fato, se continuarmos pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar nossos pecados. Fica apenas uma terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4