domingo, 18 de março de 2012

TRABALHO NA IGREJA SEM ESQUECER A FAMILIA

42-15654034Geralmente, quando nos envolvemos em alguma atividade, corremos o risco de esta se tornar uma de nossas prioridades, de não administrarmos bem o tempo entre esta e outras atividades, de sacrificarmos algumas coisas em detrimento da realização de uma tarefa, etc… Sim, isso ocorre em nossa vida profissional, social, acadêmica, e, por que não, cristã!

Nossa Igreja é composta de diversos cargos, funções e atividades. Todo membro é chamado a trabalhar na obra, cada um segundo o dom que lhe foi concedido. “Ele mesmo nos concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” Efésios 4:11 e 12

Durante boa parte de minha vida, eu fui filha de ancião. Como se não bastasse, hoje sou filha e esposa de ancião. Além disso, minha mãe sempre ocupou algum cargo de liderança dentro de nossa Igreja. Enfim… meu irmão e eu sempre vivemos a realidade de sermos filhos de líderes, e esta não é uma realidade muito fácil.

Durante toda a semana nossos pais estavam envolvidos em suas atividades profissionais, e no final de semana estavam ocupados com cultos, reuniões e eventos da Igreja. Além disso, durante algumas noites e horas vagas da semana, também estavam envolvidos em algo relacionado ao trabalho da Igreja. Cresci, e assim como meus pais, passei a assumir vários cargos e a viver a mesma realidade que durante anos vi eles viverem!

Estamos chegando ao final de mais um ano, e em breve estaremos elegendo a liderança de nossa Igreja para o ano de 2010. Há algumas semanas atrás, parei para pensar em como é preciso ter sabedoria para se assumir uma função na causa de Deus. É preciso ser um bom administrador, ter temperança, ser literalmente um mordomo.

Quantas famílias não sofrem devido a um pai ou uma mãe, um esposo ou uma esposa, que não têm tempo para a família pois está imerso em centenas de atividades em sua vida profissional e religiosa? Quantos filhos não sofrem com a ausência de um pai dedicado ao trabalho da casa de Deus? Quantas esposas não vivem dias amargos com a ausência de um marido que está sempre ocupado de mais com reuniões e eventos? Quantos maridos não sofrem com a falta de cuidado e atenção de esposas que estão cada vez mais envolvidas com trabalhos da Igreja?

Como entender então, o seguinte texto?

“Se queremos seguir a Jesus, não restringiremos nosso interesse e afeto a nós mesmos e às pessoas da própria família; não nos é dado dispensar o tempo e a atenção a assuntos temporais, e esquecer os interesses eternos dos que nos rodeiam. … “Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei” (João 15:12) é o mandamento de Jesus. Considerai Sua abnegação; vede a espécie de amor que Ele nos tem dispensado; procurai então imitar o Modelo. Testimonies, vol. 5, págs. 21-35.” Conselhos Professores Pais e Estudantes, p. 97

Assumir uma função, se dispor para o trabalho na causa de Deus não é algo que pode ser feito de qualquer forma! É preciso sabedoria, é preciso saber administrar tempo, é preciso saber classificar as prioridades. Você pode me dizer, “mas o trabalhador que realizamos para Deus deve ser sempre prioridade”. Concordo plenamente, contudo, antes de ser um missionário fora de casa, cada membro da família deve ser um missionário dentro da própria casa! De que vale trabalhar incessantemente na Igreja de Deus se nosso lar está sendo negligenciado? Cuidar de nossas famílias é antes de mais nada fazer a vontade de Deus, cumprir com a responsabilidade que Ele nos confiou ao conceder-nos um cônjuge e filhos!

A mulher possui um papel importante a desempenhar junto ao seu marido. “Deve ela ser verdadeira ajudante do marido, assistindo-o em seu trabalho, melhorando o próprio intelecto e ajudando-o a dar a mensagem.” O Lar Adventista, p. 170

“Pais que têm negligenciado as responsabilidades que Deus lhes deu, terão de enfrentar essa negligência no juízo. O Senhor inquirirá: “Onde estão os filhos que vos entreguei para os educardes para Mim? Por que não estão a Minha mão direita?” Muitos pais verão então que o amor irrazoável cegou-lhes os olhos para as faltas de seus filhos e deixou que estes adquirissem caráter deformado, inadequado para o Céu. Outros verão que não deram a seus filhos tempo e atenção, amor e bondade; sua própria negligência do dever fez dos seus filhos o que são.” Conselhos Sobre Educação, p. 38

Como os pais podem desempenhar bem suas responsabilidades do lar sem dedicar tempo à família? Como marido e esposa podem desempenhar bem a função que um tem para com o outro, se não dedicarem tempo para isso.?Nossas famílias devem estar “saudáveis” e fortalecidas para que seus membros possam desempenhar corretamente seu papel na missão que Cristo nos confiou!

Não há valor em cumprir à lei, negligenciando o amor. Também não há valor em atender à algumas orientações de saúde negligenciando outras. De igual forma, se negligenciarmos nossa família em prol do crescimento da Igreja, não estaremos colaborando de fato com a obra de Deus! Há uma obra a ser feita em nosso lar para que possamos trabalhar fora dele!

Deus nos ilumine e nos conceda sabedoria na administração de nosso tempo, de nossa família e da Igreja de Deus !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4