segunda-feira, 12 de março de 2012

ESTE MUNDO É UMA MERDA DISSE O APOSTOLO PAULO

“Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco(merda) para poder ganhar a Cristo” - Filipenses 3:7-8

Para a maioria das pessoas, atingir a excelência significa ter tra­balhado, dando o máximo de si, para atingir a perfeição. É evidente que há algo de correto nisso. Entretanto, precisamos colocar tudo isso na pers­pectiva correta.

Quando a voz profética começou a soar mais forte, no final do ano passado, trazendo-nos a palavra “excelência”, eu comecei a sentir que necessitava mergulhar mais na Pa­lavra em busca do que é excel­ência - aos olhos de Deus. Por que é neces­sário fa­zer essa dis­tin­ção? Muito se fa­la hoje sobre exce­lência, ser o me­lhor, superar-se, ven­cer limites, ob­­ter sucesso, etc, etc... Mas nem sem­­pre aquele conceito que trazemos arraigados em nossas mentes co­rres­ponde ao que Deus pensa sobre de­terminada coisa.


nesta foto a cena do diabo oferecendo a jesus o mundo em troca dele adora-lo.como muitos adoram o diabo disfarçado de novelas filmes bbbs entretenimentos e etc.
Para a maioria das pessoas, atingir a excelência significa ter tra­balhado, dando o máximo de si, para atingir a perfeição. É evidente que há algo de correto nisso. Entretanto, precisamos colocar tudo isso na pers­pectiva correta. Os versos 7 e 8 da Carta aos Fili­pen­ses são fun­damen­tais para compre­ender­mos isso. Nos ver­sos que antece­dem esse texto, Pau­lo vinha fa­lan­do do seu “cur­rículo” que, diga-se de pa­ssagem, era inve­jável. Este homem admirável, de uma maneira ou de outra, teria seu lugar garantido na história. Deus o escolheu para levar a mensagem do Evangelho até os confins do Império Romano (o mundo civilizado da época).

Com sua costumeira franqueza e linguagem forte e direta, ele faz aqui um contraste bem forte: excelência (do conhecimento de Cristo) e esterco (o conhecimento e as honrarias humanas). Em outros textos ele já havia descrito com mais detalhes o currículo invejável (inclusive o fato de transitar bem tanto entre a elite judaica como entre os gregos pagãos). Mas, quando seus olhos literalmente se fecharam para seu passado de zelo religioso, vaidade, orgulho e arrogância, Deus o imergiu no conhecimento da Divindade. Aí, a comparação que ele faz fica absolutamente apropriada. O que é, diante de um “mergulho” na presença de Deus, todo o conhecimento do mundo? Menos do que nada!
É claro que concordo com Paulo, mas algumas interpretações erradas têm sido feitas a partir da afirmação dele. Muitos dizem que não é necessário estudar, preparar-se, buscar realização pessoal e profissional, já que tudo isso é considerado esterco!... Porém, não creio que essa seja a atitude correta. Por que será que Deus escolheu Paulo? O Evangelho estava, até a sua conversão, praticamente restrito à comunidade judaica. Entretanto, Jesus veio para oferecer a salvação a todos. Longe de fazer doutrina a respeito disso, tenho para mim que Deus o escolheu valendo-se das características pessoais inatas (ousadia, determinação, talento, personalidade), como daquilo que Paulo havia adquirido através de sua formação (conhecimento da cultura judaica e do mundo greco-romano). Dificilmente um grego pararia para ouvir Pedro. Paulo era ouvido, pois sabia como argumentar à maneira dos gregos.

Qual o meu ponto aqui? Há valor no conhecimento adquirido, ou no empenho por buscar aprimoramento humano? Claro que sim. Mas tudo isso tem que ser buscado e compreendido à luz da sublimidade e excelência do conhecimento do Senhor. Sem esse conhecimento, todas as demais coisas não passam de “esterco”. O que Paulo quer dizer é: “se eu tiver que medir uma coisa e outra em sua essência, direi que uma é sublime, e que a outra é esterco”. Assim é. Agora, nas mãos de Deus, aquilo que é insignificante, pode ser usado para o avanço de Seu Reino. Assim, Paulo convencia os gregos, com a retórica bem trabalhada, mas também com a “excelência do poder” (2 Coríntios 4:7).

Tudo o que fizermos, deve decorrer desse alvo: sermos encontrados Nele! Essa é a essência da excelência. O estudo, o aprimoramento, o empenho, e tantas outras coisas que podem partir da iniciativa humana, tornam-se “esterco” quando são um fim em si mesmo. Em nossa busca por aquilo que é excelente, devemos nos dedicar, antes de mais nada, a “conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor” (Oseias 6:3). Um ano excelente tem que ser marcado por uma vida com Deus excelente, abundante e frutífera. Assim desejo que sejam os próximos meses, para mim, e para a Igreja do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4