ESCUTE A BÍBLIA ENQUANTO ESTIVER OLINE

PARE,ESPERE CARREGAR E LEIA ESTE FOLHETO E PENSE

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VOCE SABE CONSUMIR SAL?

Você sabe consumir sal? 

A bíblia diz que Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1 Coríntios 3:17 

Cuide do templo de Deus para mante-lo saudável!

Faça o teste e descubra porque as embalagens apresentam as doses de sódio no rótulo


Há quem mal se sente à mesa e já procure pelo saleiro, mesmo antes de experimentar a comida e sentir se há mesmo necessidade de umas pitadas extras. O hábito, aparentemente inofensivo, está por trás de uma série de doenças no coração, nos rins e até desconfortos estéticos, como a retenção de líquidos e o aparecimento de celulite. "O sódio, presente no sal, é essencial para o bom funcionamento do organismo, auxiliando os sistemas nervoso e muscular. Mas é um perigo se for consumido em excesso", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional. Para saber se o seu consumo está de acordo com padrões saudáveis, faça o teste e aproveite as dicas das nutricionistas para tornar sua dieta isenta de riscos.

 
1-Sal e sódio são sinônimos?

Nota: Segundo a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da Nutri e Consult, sal e sódio não são sinônimos. Na verdade, o sal é composto por cloreto de sódio. Em seis gramas de sal, há 2,4 gramas de sódio. "Os rótulos dos produtos costumam informar a quantidade de sódio, e não de sal, presente no alimento", afirma a especialista.

2-Que quantidade de sal deve ser consumida diariamente por um adulto saudável?


Resposta b) 5 gramas de sal por dia
Nota: "A recomendação diária de sódio ideal para um adulto sadio é de 1.600 a 2.400 mg, ou seja, entre 4 e 6 gramas de sal de cozinha por dia, o que equivale a duas ou três colheres de café", afirma a nutricionista Roseli Rossi. A realidade, porém, é bem diferente. Estudos mostram que o consumo médio diário de sal pelos brasileiros é de 15 gramas.

 
3-O número de sachês de sal adicionado às refeições serve como medida de consumo?



Nota: Cerca de 75% do sal que você consome diariamente vem de alimentos industrializados, somente 25% origina-se do sal acrescentado aos alimentos naturais, de acordo com as especialistas. Como a ingestão de sal pela população brasileira, em geral, já se mantém acima do recomendado, o ideal é evitar o acréscimo de doses extras e ler os rótulos em busca de produtos com baixa ou nenhuma quantidade de sódio.

 
4-O sal promove a retenção de líquidos do corpo?


 
Nota: Nosso organismo utiliza uma série de recursos para manter a distribuição de líquidos pelo corpo de maneira equilibrada e o sal é um dos fatores que pode alterar esse equilíbrio hídrico. "Quando os níveis de sódio no sangue ficam muito altos, ocorre a liberação de certos hormônios que promovem a retenção de líquidos", explica Maria Fernanda. Pelo efeito da gravidade, esse inchaço é mais concentrado nas pernas e nos tornozelos, mas pode afetar outras partes do corpo.

 
5-O sal pode ajudar a prevenir cãibras musculares?

 
 
 

Nota: São inúmeras as causas das cãibras, mas os principais fatores que predispõe seu aparecimento são grandes perdas de sódio e líquidos e, por isso, elas são tão comuns em atletas, já que eles suam mais e perdem minerais. "O sódio é um mineral importante na transmissão dos impulsos nervosos e nas ações que levam ao movimento. Um déficit desse elemento torna os músculos mais sensíveis, fazendo com que uma leve tensão ocasione uma contração incontrolável, a cãibra", esclarece Roseli.

 
6-Qual dos sais abaixo é o mais saudável?




Nota: "O sal mais recomendado, desde que você não tenha restrição alimentar, é o marinho. Ele preserva mais de 80 tipos de nutrientes, como bromo e magnésio, que costumam ser eliminados na refinação do sal comum", afirma a nutricionista Maria Fernanda. Entretanto, se o objetivo é reduzir a quantidade de sódio na alimentação, o mais indicado é o sal light.

 
7-Consumir muito sal favorece o surgimento da pressão alta?



Nota: Segundo a nutricionista Maria Fernanda, o alto consumo de sal leva à retenção de líquidos pelo corpo, o que aumenta o volume de sangue circulante. "Esse aumento sobre carrega o coração, que tem que trabalhar mais intensamente. Daí o aumento na pressão arterial", afirma. A esse hábito ainda podem se somar predisposição genética, sedentarismo, sobrepeso, tabagismo e estresse.

 
8-Quantas calorias existem em um sachê de 1g de sal refinado?


Não

Resposta correta: b) O sal não tem calorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4