segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SEJA HOMEM! SEJA UM HOMEM DE DEUS.

Por: Nádia das Neves Campos
Publicado no site da Igreja Batista Central da Barra
Em 2ª Timóteo 3:16,17 diz que toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
Homem no sentido ser humano:
1º – Homem de Deus: Moisés
Ele é chamado 5 vezes de homem de Deus; 5 vezes de servo de Deus e o homem mais manso.
Deut. 33:01- “Esta é a benção que Moisés, homem de Deus, deu aos filhos de Israel, antes da sua morte”.
Atributo- “É aquele que abençoa? É sua boca é boca abençoadora” (Lucas 6:45) A boca fala do que o coração está cheio?
2º – Homem de Deus: Um anjo- Sem nome
Ele é chamado por 2 vezes de homem de Deus- leitura total Juízes 13:1-25
Juízes 13:6 – “Então a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de Deus veio a mim, sua aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda, não lhe perguntei donde era, nem me disse o seu nome”.
Atributo- “É aquele que não se preocupa em ter fama, porque até o seu nome não revela”- Salmo 115:1 “Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade“. João 3:30- “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”. Prov. 27:21- “O crisol é para prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe“.
3º Homem de Deus - Um mensageiro sem nome
Esse mensageiro é chamado de “homem de Deus” uma única vez e vem trazer uma mensagem poderosa.
1º Samuel 2:27 – “E veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: assim diz o Senhor acaso não me revelei claramente à família de seu pai, quando eles estavam no Egito, sob o domínio de Faraó”.
Atributo - É aquele que nos ajuda a trazer à memória ensinamentos da maneira como temos que andar perante Deus (Prov. 29:1) Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente- Salmo 7:12- “Se o homem não se arrepender, Deus afia a sua espada, arma o seu arco e o aponta, prepara as suas armas mortais e faz de suas setas flechas flamejantes“.
4º Homem de Deus - Profeta Samuel
Ele é chamado 4 vezes de homem de Deus
1º Samuel 9:6 – O servo, contudo, respondeu: Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece.
Atributo - É aquele que dele dão testemunho, observando o seu modo de vida e tudo o que diz acontece. (Prov. 27:2) – Seja outro o que te louve, e não a tua boca, o estrangeiro e não os teus lábios.
5º Homem de Deus – Mensageiro Semaías
Pouco se sabe dele é chamado 2 vezes de homem de Deus no livro de 1º Reis e repete no de 2º Crônicas (mesma história)
1º Reis 12: 22,24 – Porém veio a palavra de Deus a Semaías, homem de Deus, dizendo: Não saiam à guerra contra os seus irmãos israelitas. Voltem para casa, todos vocês, pois fui eu que fiz isso: e eles obedeceram à palavra do Senhor e voltaram para as suas casas, conforme o Senhor tinha ordenado.
Atributo - É aquele que recebe de Deus a palavra para ser proferida e a diz com intrepidez?. ? (Números 23:19)”Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir”.
6º Homem de Deus – Profeta Elias
Ele é chamado por 7 vezes de homem de Deus.
(1º Reis 17: 18,24) “E a mulher reclamou a Elias: que foi que eu te fiz, ó homem de Deus” Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho. (24) Então a mulher disse a Elias: agora sei que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor vinda da tua boca é a verdade?.
Atributo - “É aquele que mesmo parecendo loucura cumpre sempre o que Deus determina e da maneira como Deus determina”- João 16:33 – “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo“.
OBS: Provações veem a todos; para homens de Deus e para quem ajuda homens de Deus.
7º Homem de Deus - Profeta Eliseu
Ele é chamado 29 vezes de homem de Deus- sua história completa está no livro de 2º Reis 4-9
2º Reis 2 6 – “E Elias disse: fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão, mas ele disse: vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim ambos foram juntos!”.
Atributo - “É aquele que reconhece um homem de Deus e segue seus passos para aprender com ele”. (1 Coríntios 4:16) – Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. (1 Coríntios 11:1) Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. (Efésios 5:1) Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;Filipenses 3:17 Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. (1 Ts 1:6) Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,(1 Ts 2:14). Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus, Hebreus 6:12 para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.
8º Homem de Deus - O rei Davi
Davi é chamado por duas vezes de homem de Deus, mas também é chamado de “homem segundo o coração de Deus” (Atos 13:2, motivo verso 36)
(2º Crônicas 8:14)- De acordo com a ordem de seu pai Davi, que designou os grupos dos sacerdotes para as suas tarefas, e os levitas para conduzirem o louvor e ajudarem os sacerdotes, conforme as determinações diárias. Também designou, por divisões, os porteiros das várias portas conforme o que Davi, homem de Deus, tinha ordenado.
Atributo - “É aquele que orienta com detalhes as pessoas a cumprirem o serviço a Deus e que assim os leva a serem verdadeiros adoradores” (Salmos 51:17) Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
9º Homem de Deus – Profeta sem nome
Ele também é por duas vezes chamado de homem de Deus.
2º Crônicas 25:9 – “Amazias perguntou ao homem de Deus: mas, e as três toneladas e meia de prata que paguei a estas tropas israelitas” Ele respondeu: o Senhor pode dar-lhe muito mais que isso.
Atributo - É aquele que ressalta como são melhores as dádivas da obediência a Deis do que as coisas materiais porque essas são temporais e as outras são eternas. (2º Samuel 15: 22b). Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar.
10º Homem de Deus - Líder Hanã
Ele é chamado essa única vez de homem de Deus no livro do profeta Jeremias e nem temos muitos dados sobre quem ele é, a não ser que é filho de Jigdalias.
(Jeremias 35:4) Eu os levei ao templo do senhor, à sala dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus. A sala ficava ao lado da sla dos líderes e debaixo da sala de Maaséias, filho de Salum, o porteiro.
Atributo - É aquele que todos sabem que seu lugar preferido é a casa de Deus (Salmo 122:1) “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor? ” Salmo 84: 1 e 4 “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente“.
11º Homem de Deus - Timóteo
Ele é chamado uma única vez e também é o único do novo testamento.
1ª Timóteo 6:11 – “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”.
Atributo - É aquele que desenvolve o fruto do Espírito Santo. (Gálatas 5:22,23) “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.
12º Homem de Deus – Profeta sem nome
Mas ele é chamado por 17 vezes de homem de Deus
História está em 1º Reis 13 – Leva uma mensagem de Deus a Jeroboão que se cumpre, mas não persevera nas demais coisas que Deus lhe recomendou e crê na palavra de outro profeta que se diz ser a mando de Deus.
Atributo - É aquele que é passível de erro, não queira ser Deus porque perfeito só Jesus e que na verdade Jesus nunca se intitulou homem de Deus e sim Filho do Homem e Ele era Deus se esvaziou da Sua glória.
Resumo: Homem ou mulher de Deus é aquele que: abençoa, não se exalta, exorta, dá bom testemunho, recebe revelação de Deus, obedece sempre a Deus, serve de exemplo, se preocupa com o Reino, está sempre em comunhão na casa do Pai e não é perfeito.
Exala o perfume de Cristo para resplandecer a Sua glória e assim demonstra sempre o fruto do Espírito. Todos esses atributos e tantos outros nós encontramos em Jesus menos o ser passível de erro, porque Ele é perfeito.
Embora Jesus nos disse em Mateus 5: 48 -
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”.
Também sabemos que Paulo nos deixou em Filipenses 1:6 -
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”
No Salmo 119:96 o salmista nos diz:
Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4