sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

OS LIVROS APÓCRIFOS PERTENCEM A BÍBLIA?

Os livros Apócrifos foram excluídos da Bíblia Evangélica ou foram acrescentados a Bíblia Católica?


Os chamados livros apócrifos foram acrescentados à Bíblia pela Igreja Católica em 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento (1545-1563). Trata-se do livro de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão. Eclesiástico, Barncque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a &ter e a Daniel. Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não pode aceitá-los como Palavra de Deus.


A Bíblia é o livro religioso utilizado pelos cristãos.É composta por dois livros – o primeiro, o Antigo Testamento, é também uma parte das escrituras judaicas.O Antigo Testamento é composto de 45 livros encomendados de acordo com a Septuaginta (a versão grega da Bíblia usada na época de Cristo), embora em 1500 os protestantes reduziram o número de sete livros que não foram encontrados em versões em hebraico da Bíblia (Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, e a Primeira e Segunda Macabeus) e partes de livros (Esther 10:04-16:24, e Daniel 3:24-90; 13:01-14:42) .O Antigo Testamento descreve a história e regras dos judeus antes da época de Cristo.Ele também inclui os Salmos – um conjunto de canções – que são atribuídos ao rei Davi.Provavelmente o mais famoso deles é “O Senhor é meu Pastor”.Existem muitas seitas cristãs (fundamentalistas) que consideram que a Bíblia é verdadeira em todos os aspectos, mas a maioria dos cristãos não acreditam nisso.Isso pode causar dificuldades quando se olha para os versículos do Velho Testamento que prescrevem o apedrejamento até a morte para certos crimes menores.

( No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, eo Verbo era Deus.2 Ele estava no princípio com Deus.3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito foi feito.4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.5 E a luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam.S. João 1:1-5, Novo Testamento)

Os livros do Novo Testamento contém 27 livros e em todas as religiões cristãs têm o mesmo cânone.O Novo Testamento contém a vida de Cristo, bem como os movimentos e os ensinamentos da Igreja e dos Apóstolos, nos primeiros anos após a morte de Jesus.A vida de Cristo é descrita principalmente nos quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.Os cristãos consideram que a Bíblia é a Palavra de Deus e acreditada que não contém erros.

É interessante notar que os católicos e os ortodoxos consideram as tradições sagradas (com ‘T’ maiúsculo) de que a Igreja seja de autoridade igual à Bíblia, de fato, alguns podem dizer mais elevada.


Esses livros são chamados de apócrifos ou seja que não detém de uma validade como sendo inspirados por Deus.

 1. Eles não atribuem a si inspiração divina;
2. Não foram considerados Palavra de Deus pelo povo judeu,’
3. Não foram considerados como EsaitUTa por Jesus nem pelos esaitores do Novo Testamento; 4. Contêm ensinos incoerentes com o restJmte da Bíblia.

Erros. absurdos. comorovam Que não são divinos:

1. Judite e Tobias – contêm erros históricos. cronológicos e geográficos;
 2. Sabedoria de Salomão – ensina a criação do mundo a partir de matéria preexistente (11.17);
3. Eclesiástico – ensina que esmolas traz em a expiação do pecado (3.30);
4. Baruc – diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4);
5. I Macabeus – contém erros históricos e geográficos;
6. 11 Macabeus – em 1538-39 o escritor pede desculpas pelos erros. Como poderiam ser livros
inspirados se contêm erros e foram escritos em grego, uma vez que o Antigo Testamento está em hebraico e aramaico? Prova que estes livros foram escritos após o AT.
7. Judite – foi escrito em grego e situa a história na Babilônia de 626 a 668 a.c. Analise: “Mas, como
     poderia ser verdade, se neste momento nem há notícia da propagação dos gregos?”.

A Bíblia responde

 Examinais as Escrituras, porque vós julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testiflCam (Jo 5.39). Jesus ensinou a infalibilidade da Bíblia ao dizer: a Escritura não pode

falhar (Jo 10.35). Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando (Dt 4.2). Eu, a todo aquele que ouve as palavras desta profecia deste livro, testijico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os Jlagelos escriJos neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro (Ap 22.18-19).


São livros que o Concílio de Treno em 1546, declarou inspirados, embora não fizessem parte do Cânon Antigo Testamento. estabelecido pelos judeus da Palestina.Os católicos chamam estes livros de “deuterocanônimos”, isto e pertencentes ao “segundo cânon”.Os Protocanônicos ( pertencentes ao primeiro cânon ) são os livros do AT que os judeus da Palestina consideram inspirados e esses são aceitos
tanto pelos católicos como pelos evangélicos.

Os livros apócrifos aceitos pelos católicos são: Tobias; Judite,Sabedoria de Salomão, Eclesiástico ou Sirácida, Baruque, Epístola deJeremias, Primeiro e segundo Macabeus e os acrescimo a Ester ( Ester
grego ) e a Daniel ( A oração da Azarias, A cançao dos Três Jovens e as histórias de Suzana e de Bel e do Dragão, além desses existem outros livros que não são considerados inspirados, os quais os evangélicos
chamam de ” Pseudepígrafos” e os católicos chamam de apócrifos. Já os livros canónicos ou seja cãnon das Escrituras Sagradas significa a relação de livros que foram considerados como tendo sido inspirados
por Deus e que foram aceitos como regra de fé, prática e da conduta crista.


Nas Bíblias evangélicas ou protestantes, existem somente 39 livros no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento, já a Bíblia católica existem 7 livros a mais que são mencionados acima como sendo livros apócrifos

O termo correto, mesmo entre os não católicos romanos (a igreja católica romana também é evangélica, como toda igreja cristã) é deuterocanônico. Apócrifos são outros, como evangelho de judas, evangelho de pedro, evangelho de tomé, protoevangelho de tomé, dentre outros. Nem um acrescentou, nem outro tirou. A igreja católica romana usa uma tradução de S. Jerônimo, feita a partir da septuaginta (versão do AT feita por um grupo e 70 sábios aos israelitas que viviam na diáspora – por isto estes livros, como Macabeus, são mais históricos, ou de sabedoria). Já as outras denominações, no Brasil, usam tradução do “João Ferreira de Almeida”, feita da versão do Hebraico Massorético. Note-se que no novo Testamento não há diferenças. O essencial do AT são a Torá (5 primeiros livros), os Nebiim (os profetas, maiores e menores) e os Ketubim (livros sapienciais e históricos, que, dependendo da versão antiga, tem mais ou menos livros, seja sapienciais, seja históricos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4