sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O QUE PROFETIZARIA HOJE PARA O BRASIL O PROFETA JEREMIAS?

O QUE O PROFETA JEREMIAS DIRIA SE DEUS O RESSUSCITASSE AGORA, EM PLENO BRASIL?


Por Cristiano Santana

"Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam por intermédio deles; e o meu povo assim o deseja. Mas que fareis no fim disso?" Jeremias 5:30,31

Não obstante Jeremias ter profetizado há mais ou menos 2.500 anos, é impressionante como a sua mensagem continua atual, em certos aspectos. Se por um milagre divino, esse profeta fosse transposto para a nossa época, com certeza absoluta ela proferia essas mesmas palavras, com pequenas variações que em nada afetariam a essência da denúncia. "Profetas" seriam substituídos por "pregadores" e "sacerdotes" sejam substituídos por pastores.

Então, a mensagem de Jeremias seria esta: "Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os pregadores profetizam falsamente, e os pastores dominam por intermédio deles; e o meu povo assim o deseja. Mas que fareis no fim disso? Jeremias 5:30,31

Os profetas (pregadores) profetizam falsamente

Os programas de televisão, as igrejas, os megaeventos evangelísticos, estão repletos de pregadores dessa espécie, homens que não tem o mínimo escrúpulo de contar mentiras aos seus ouvintes. Em outros casos, é impossível que sintam tal repreensão da consciência, pois suas mentes estão tão cauterizadas que acabam acreditando piamente que suas palavras tem origem divina. Eles dizem "paz, paz", quando não há paz. De suas bocas fluem apenas palavras agradáveis, que afagam o ego de pecadores contumazes, intensificando-lhes a ilusão de que estão sob o favor divino.

Onde acharemos os verdadeiros profetas? No programa do Silas Malafaia? Nos Gideões da Última Hora? Nos mega-eventos das Igrejas Evangélicas Brasil afora? Não, Não e Não! Os pregadores convidados para esses eventos raramente estão compromissados com a verdade! Os aptos para essas festividades devem ter a habilidade de entreter as massas, de fazer o ouvinte acreditar que é um super-crente, que a provação e o sofrimento é algo inaceitável. Quem os ouve, acaba se convencendo que é Alice nos País das Maravilhas, mas não um pecador que depende incessantemente e desesperadamente da graça de Deus. Tais pregadores sabem que, no dia em que decidirem substituir o evangelho da glória pelo evangelho da cruz, no dia em que adotarem o arrependimento como tema principal de suas mensagens, deixarão de ser convidados. Serão como o bobo da corte que deixou de ser engraçado e foi substituído por outro, com melhores piadas. Assim, esses aspirantes a sofistas vêem-se obrigados a predizerem sempre coisas boas e a fazer de suas pregações um verdadeiro espetáculo de histeria coletiva, de êxtase animalesco. Como garantirão o retorno no evento do próximo ano se não fizerem um grande espetáculo, se não trouxerem os ceús à terra, através de palavras "profundas" e "reveladoras", inspiradas em suas mentes doentias?

Os sacerdotes(pastores) dominam por intermédio deles

Verifica-se aqui um verdadeiro conluio para lesar o povo ignorante. A tradução literal dessa passagem poderia ser "dominam de acordo com as suas mãos". O homem sábio aceita o testemunho de Deus sobre a inclinação humana ao pecado. Ele julga a si próprio pela Palavra de Deus e não pelas palavras bajuladores daqueles que o rodeia. Pastores carnais, pelo contrário, rendessem às palavras açucaradas daqueles que se julgam oráculos de Deus, os quais nada mais desejam do que angariarem favores através de suas palavras lijonseadoras. O líder caído então vislumbra a possibilidade de usar a influência do profeta para legitimar sua fraude, o seu embuste. O ímpio rei Acabe e outros reis de Israel astutamente cercaram-se desse tipo de gente. É muito mais fácil conduzir o povo quando as ordens se revestem de uma pretensa autoridade divina, quando o profeta procura autenticar todos os atos do pastor como se fossem os atos do ungido de Deus, inerrante, intocável, infalível. O artíficio tem resultados mais satisfatórios quando maldições aterrorizantes são pronunciadas contra aqueles que desobedecerem, ou quando bençãos maravilhosas são prometidas aqueles que alegremente obedecerem ao ungido.

O quadro acima descrito pode ser facilmente visto em alguns teleprogramas evangélicos, nos quais, "profetas" convidados persuadem os ouvintes a lançarem sementes (dinheiro) afim de serem abençoados. Os telespectadores de tal forma são impactados pelas palavras do profeta que sem vêem obrigados a contribuírem sob pena de serem amaldiçoados pelo pecado de omissão.

E o meu povo assim o deseja

Tudo isso seria menos trágico se notássemos que as massas se submetessem a esse estado de coisas contra a sua vontade. Ah! Se fosse assim...Mas como a realidade é assustadoramente diversa! O povo ama a alienação, se delicia com as palavras do ungido e com o "rolo que é desenrolado" pelo profeta, com o "manto de mistério". O ópio alucinógeno da religião que transporta as pessoas ao mundo da fantasia é muito mais desejável do que a realidade nua e crua; a realidade de nossas imperfeições, de nossos dramas e problemas.

A realidade é maçante, é enfadonha. A realidade diz que temos de nos arrepender de nossos pecados, que temos de chorar por aqueles que agora sofrem nos hospitais, nas guerras, nos tiroteios. A realidade desnuda a fragilidade de nossas existências, o quanto somos imperfeitos e dependentes da misericórdia de Deus.

A realidade é um balde de água fria na festa dos adoradores de baal. É isso que o povo deseja: falsas promessas, bajulações, promessas de vitória sobre todas as circunstâncias, triunfo sobre todos os males do mundo, gritos de euforia. É disso que o povo gosta: pão e circo.


OBS.: PEÇO QUE NÃO GENERALIZEM, COM BASE NESTE ARTIGO, COMO SE NÃO HOUVESSE PASTORES E PROFETAS DE DEUS NOS DIAS DE HOJE. TAMBÉM HAVIA NOS DIAS DE JEREMIAS. MAS MINHAS PALAVRAS, ASSIM COMO AS DO PROFETA, DEVERAS REPRESENTAM A REALIDADE DE MUITAS IGREJAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4