terça-feira, 3 de janeiro de 2012

BOB ESPONJA DA TV GLOBO,FAZ MAL AO CÉREBRO DAS CRIANÇAS


Bob Esponja - desenho animado
CRIANÇAS ‘PREJUDICADAS’
Do blog ECOnsciência
Aquilo que todo pai e mãe conscientes já sabiam, mesmo que por pura intuição, foi confirmado pela Universidade da Virginia, nos EUA: o desenho animado “Bob Esponja”, exibido aqui no Brasil pela TV Globo — sempre ela! –, faz mal ao cérebro das crianças.
Por enquanto, ninguém afirma ainda categoricamente que o programa infantil imbeciliza os baixinhos, mas já é um indicativo de que algo muito grave se esconde por trás da sucessão de imagens do enredo.
De todos os modos, o estudo detectou que assistir a apenas nove minutos do desenho provoca problemas de atenção e de aprendizagem em crianças de 4 anos de idade. A velocidade frenética das imagens foi apontada como responsável pela falta de concentração.
A pesquisa observou 60 crianças, divididas em três grupos. O primeiro assistiu a “Bob Esponja”; o segundo a “Caillou” — um desenho de ritmo mais lento –; e o terceiro tinha a opção de desenhar.
Após nove minutos, elas passaram por testes de função mental: aquelas que tinham visto “Bob Esponja” se saíram pior que as outras.
Em outro teste, que mediu autocontrole e impulsividade, as crianças que assistiram a “Bob Esponja” foram classificadas como ansiosas, pois esperaram apenas dois minutos e meio para abrir lanches oferecidos pelos pesquisadores. Os outros dois grupos esperaram pelo menos quatro minutos.
A maioria das crianças eram brancas e de famílias de classe média ou rica. Elas receberam testes comuns de função mental depois de ver desenhos animados ou desenhar.
As que assistiram a “Bob Esponja” marcaram, em média, 12 pontos a menos que os outros dois grupos, cujos resultados foram quase idênticos.
Pesquisas anteriores já haviam ligado o hábito de assistir TV ao déficit de atenção em crianças, mas o novo estudo indica que problemas mais imediatos podem ocorrer após pouca exposição.
Em média, desenhos infantis têm cerca de 22 minutos de duração, por isso, ver um episódio inteiro “pode ser mais prejudicial”, segundo os pesquisadores. No entanto, eles disseram que são necessárias mais provas para confirmar a ideia.
Os dados parecem reforçar a ideia de que a exposição à televisão é uma questão de saúde, segundo Dimitri Christakis, especialista em desenvolvimento infantil do Hospital Infantil de Seattle, que escreveu um editorial que acompanha o estudo publicado nesta segunda-feira na revista “Pediatrics”.
A professor de psicologia Universidade da Virgínia, Angeline Lillard , principal autora do estudo, disse que o desenho “Bob Esponja” não deve ser destacado. Ela encontrou problemas semelhantes em crianças que assistiram desenhos de mais velocidade de imagens.
O porta-voz da rede de televisão Nickelodeon, que transmite o desenho, David Bittler, como era de se esperar, não deu o braço a torcer e contestou as conclusões. “Bob Esponja, é destinado a crianças de 6 a 11 anos”, tentou safar-se.
Lillard disse que foram escolhidas crianças de 4 anos, pois é a idade em que se vê mais desenvolvimento em habilidades de autocontrole. O estudo não pode determinar se crianças de outras idades seriam afetadas da mesma forma.
A pesquisadora ainda disse que o estudo tem algumas limitações. As crianças não foram testadas antes de assistir à TV e todas tiveram resultados parecidos na avaliação dos pais de seu comportamento.

Leia mais em: http://www.materiaincognita.com.br/desenho-animado-bob-esponja-da-tv-globo-faz-mal-ao-cerebro/#ixzz1iPbRpvBn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Todo aquele que ler estas postagens, se tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho do conhecimento e da caridade em direção àquele de quem está dito:Eu sou o Alfa e o Ômega."

POSTAGENS MAIS VISITADAS

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

INVISTA MAIS NA SUA SALVAÇÃO

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS

ULTIMA ORDEM DE JESUS IDE I FAZEI DISCÍPULOS
OU VOCE É SÓ UM FREQUENTADOR DE IGREJA?

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

OS BRASILEIROS NÃO APRENDEM

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

DURMA NO MÍNIMO 8 HORAS POR NOITE

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

FRUTA NÃO É CARO, CARO É REMÉDIO!

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

EVITE VÁRIAS DOENÇAS BEBA 8 GARRAFINHAS DE 250ML POR DIA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

SEJA UM DOADOR DE VIDA

NÃO PEQUES MAIS!

NÃO PEQUES MAIS!

VISTA AO NÚ

VISTA AO NÚ

VENDE TUDO E ME SEGUE...

VENDE TUDO E ME SEGUE...

A VEJA É MANIPULADA

A VEJA É MANIPULADA

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4

O SÁBIO PENSA NO DIA DA MORTE ECLESIASTES 7:4